Angelina Jolie entrevista a iraniana ganhadora do Nobel da Paz Narges Mohammadi

Por: Angelina Jolie

A ganhadora do Prêmio Nobel da Paz deste ano não poderá comparecer à cerimônia de premiação em Oslo, no dia 10 de dezembro. Narges Mohammadi está na famosa prisão de Evin, em Teerã, onde cumpre sua terceira sentença de prisão por defender os direitos humanos. Matemática e física que adora cantar e fazer montanhismo, ela me disse que teria tido uma vida muito diferente em qualquer outro país. Mas a situação política no Irão não lhe deu escolha e ela dedicou toda a sua vida à luta pela liberdade e pela igualdade no seu país. Mohammadi sofreu espancamentos e maus-tratos na prisão e sofre de problemas de saúde, incluindo os efeitos de uma recente greve de fome . Ela está impedida de falar com os filhos ou mesmo de receber uma foto deles. No entanto, ela ainda mantém a coragem de suas convicções. “Se eu voltasse ao ponto de partida novamente”, ela me disse, “faria as mesmas escolhas com mais determinação e vontade”. Convencida de que viverá para ver a vitória dos direitos sobre o despotismo, ela disse: “os muros da prisão nunca ficarão no meu caminho”.

As restrições à comunicação de Narges com o mundo exterior aumentaram desde a sua vitória no Nobel. Enviei-lhe perguntas através da sua família e consegui falar brevemente com ela ao telefone, por meios indiretos, antes que a linha fosse cortada abruptamente. Aqui está um trecho de nossas conversas:

Sempre quis visitar o Irã e espero que um dia isso aconteça. Quando você pensa em sua infância, há algo que lhe vem à mente - seja bonito ou difícil - que nos ajudaria a imaginar a vida de uma família iraniana?

Nasci em uma família de classe média. No Irã, as relações familiares não são fortes apenas entre parentes próximos, mas também entre todos os membros da família. Meu avô era um comerciante conhecido no Qeysariyeh Bazaar, em Zanjan. Seu filho e seus netos eram ativistas políticos. Formados em sua maioria em conceituadas universidades iranianas, eles apoiavam a democracia e se opunham à tirania. O grande pátio da minha avó era onde brincávamos durante nossa infância.

Na revolução de 1979, uma parte significativa da família da minha mãe e alguns membros da família do meu pai foram presos. Estes acontecimentos ligaram diretamente o mundo da minha infância ao mundo da luta e da resistência. Eu era apenas uma criança quando fui confrontada com a execução do filho de uma das minhas tias e da filha de outra tia, ambos professores. Eu não entendia a expressão “execução”. A palavra “tortura” foi tão abruptamente introduzida na mente do meu filho que, sem qualquer compreensão do que ela implicava, senti medo e ódio por ela. Na década de 1980, muitas famílias vivenciaram situação semelhante. E nenhuma dessas dificuldades e sofrimentos impediu que nossa grande família fosse feliz e trabalhadora. Nossa perspectiva sobre nossa vida futura era muito otimista, e devo isso aos ensinamentos de minha família.

Minha mãe e minhas tias gostavam de cantar, dançar e tocar  Dayere. Elas criaram seus filhos com amor, alegria e satisfação, colocando todo seu poder e habilidade nisso. Minha mãe compartilhou toda sua força, amor e carinho com seus quatro filhos.

Muitas famílias tinham crenças religiosas, mas não se identificavam com o conceito de governo religioso representado pela República Islâmica. Com o tempo e através da experiência da tirania do governo religioso, começaram a distanciar-se dele e finalmente levantaram-se em oposição a ele.

Um exemplo: o governo religioso permitiu que os homens tivessem até quatro casamentos simultâneos e posicionou o homem como chefe da família. No entanto, a realidade é que os homens estavam profundamente preocupados em reconhecer abertamente até mesmo um segundo casamento, sabendo que isso criaria uma reputação muito negativa e até os estigmatizaria na sociedade e seria considerado imoral e incompatível com a cultura iraniana. Mesmo a legalização da discriminação contra as mulheres não a tornou aceitável para a sociedade. 

As meninas, apoiadas pelas suas famílias, especialmente pelas suas mães, frequentaram faculdades e universidades e encontraram emprego. Tanto é verdade que, quando entrei na universidade, havia mais estudantes do sexo feminino do que do sexo masculino.

Meu pai era muito gentil, tolerante e atencioso. Não só não se opôs à nossa frequência na universidade, nem à permanência em dormitórios ou ao aluguel de um apartamento na cidade, como ainda assumiu todos os custos e despesas relacionados, que não foram desprezíveis. Essa era uma prática comum em nossa família e entre nossos conhecidos, e isso acontecia enquanto morávamos numa cidade do interior.

Lembro que minha mãe evitava usar meias pretas, muito menos vestidos. Ela usava roupas alegres e coloridas. O governo religioso obrigou-nos, como filhos daquela mãe feliz, a usar sobretudos, calças e lenços escuros e pretos. Os valores das famílias iranianas eram diferentes dos valores promovidos pelo governo.

A imagem que o governo tirânico retrata do povo e da sociedade iraniana ao mundo não corresponde à cultura viva, dinâmica, tolerante e atenciosa do povo e da sociedade iraniana. A maioria da sociedade iraniana opõe-se ao hijab obrigatório, mas o governo mata, prende e priva as mulheres do emprego e dos direitos sociais por não se conformarem com essa compulsão. A maioria dos iranianos nunca entoa “Morte à América”, mas o governo afirma falsamente que o fazem.

Você pensou, enquanto crescia, que era possível ser presa? A vida que você leva é aquela que você imaginou ou você imaginou algo diferente?

Me formei em matemática e física no ensino médio e, na universidade, selecionei física aplicada como minha especialização. Todos os meus primos, homens e mulheres, frequentavam a universidade, e minha mãe não esperava nada de nós além de estudar. Eu pretendia seguir física até o doutorado. Enquanto estudava na universidade, também frequentei aulas de canto. Formei o Grupo de Montanhismo Feminino, que até então não existia na universidade, e estabelecemos uma organização estudantil independente para atividades estudantis.

Meu fascínio pela “teoria da relatividade” de Einstein e pelo “princípio da incerteza” de Heisenberg, como um dos resultados mais essenciais da mecânica quântica, era tão grande que conduzi experimentos raros em laboratórios de óptica, lasers, física e química. Quando a universidade decidiu que alguns estudantes deveriam viajar de Qazvin a Teerã para realizar experimentos de física nuclear em física aplicada, eu estava entre os primeiros voluntários.

A década de 1990 foi a década dos protestos estudantis, dos movimentos de mulheres e da expansão da sociedade civil. O futuro dos meus estudos académicos foi fortemente influenciado pelos tumultuosos acontecimentos políticos e sociais no Irã durante este período.  A criação de instituições e organizações para estudantes e mulheres e a participação em actividades jornalísticas para ajudar a criar e formar uma sociedade civil foi de uma importância tão imensa que colocou uma responsabilidade histórica sobre os nossos ombros.

A minha paixão e sentido de responsabilidade pela criação de uma democracia não estavam apenas enraizados nos conceitos de “sociedade civil”, “democracia” e “direitos humanos”, que eram os princípios fundamentais do nosso tempo, mas também foram alimentados pela minha experiência de vida.

Testemunhei execuções, prisões, tortura e violações dos direitos das mulheres na escola, nas ruas e na sociedade desde a minha infância. Juntamente com o meu irmão e a minha cunhada, fui repetidamente detido por “comités revolucionários” e pela polícia da moralidade. Os direitos humanos eram, para mim, tão necessários como respirar para permanecer vivo.

Sempre pensei que se tivesse nascido num país europeu ou americano e tivesse uma experiência de vida diferente, poderia ter sido um físico ativo numa universidade ou laboratório que também defenderia os direitos humanos e a paz. No entanto, a realidade é que o meu percurso de vida me levou no sentido de me tornar uma defensora dos direitos humanos na sociedade iraniana, bem como a nível mundial. Alguém que por acaso também estudou física e trabalhou por algum tempo como inspetor profissional de engenharia.

Quem foram as maiores influências para moldar você para se tornar a mulher extraordinária que você é?

A história da minha terra é a história das lutas das mulheres em busca de liberdade e que quebraram tradições, que continuou até ao movimento “Mulher, Vida, Liberdade” de hoje. A poesia de Forough Farrokhzad, Parvin Etesami, e o papel autoritário e rebelde de Táhirih Qurrat al-ʿAyn , bem como o papel de mulheres como Farrokh-Rou Parsa, a primeira mulher ministra e representante do parlamento, e Zhinous Nemat Mahmoudi, a fundadora do Serviço Meteorológico Iraniano, é inegável e altamente influente na história contemporânea do meu país. Ainda me lembro da foto de Forough Farrokhzad, fumando um cigarro, no quarto do meu irmão, e de seus poemas representando as facetas da cultura feminista. Ainda me lembro da admiração da minha irmã pela iconoclastia de Qamar-ol-Moluk Vaziri, por cantar a balada "Morq-e sahar" entre os homens e sem véu no Grand Hotel Lalehzar. Na universidade, conheci Sediqeh Dowlatabadi, uma forte defensora da libertação das mulheres. Quando Shirin Ebadi ganhou o Prémio Nobel da Paz, vi o seu impacto significativo no avanço da cultura dos direitos humanos na sociedade.

Minha família tinha mulheres corajosas, trabalhadoras e resilientes, educadas, empregadas e altamente influentes. Os membros femininos da nossa família, tanto antes como depois da revolução de 1979, esforçaram-se para obter o ensino superior e fazer uma entrada significativa na sociedade. Penso que foi uma estratégia inteligente e direcionada para quebrar as barreiras contra as mulheres, e foi bem sucedida. As mulheres no Irão estão conscientes de que nunca toleraram qualquer forma de opressão ou discriminação. A trajetória do seu ativismo surge do ativismo histórico das mulheres, cujos nomes alguns se perderam no tempo. 

Tive o privilégio de passar algum tempo com mulheres em campos de refugiados em todo o mundo. Elas foram deslocadas por violência ou perseguição e perderam seus lares e liberdades, portanto, há alguma semelhança. Normalmente, fico impressionada com a coragem delas e com a maneira como conseguem rir, se expressar e não se deixar abater por suas experiências. Como vocês conseguem se manter unidos em circunstâncias tão difíceis?

No total, desde 2012, estive preso ao lado de mais de 800 colegas de cela. Ter uma prisioneira política ao lado de mulheres acusadas de homicídio, roubo e tráfico de drogas pode ser bastante desafiador. Do lado de fora, parecia até impossível coexistirmos. Mas a vida, com toda a sua beleza e nuances, continuou dentro dos muros e grades.

Em 24 de dezembro de 2019, após espancamentos severos, entrei na prisão de Zanjan machucada e gravemente ferida. Uma das acusações contra mim, além de protestar contra o massacre de pessoas naquele mês de Novembro, foi a organização de festas de dança e música na ala feminina da Prisão de Evin durante a minha anterior prisão. Na prisão de Zanjan, eu usava utensílios como pandeiros improvisados ​​e dançava e cantava com as prisioneiras. Certa vez, no meio da nossa dança, o diretor usou o sistema de som para exigir que parássemos, pois a dança era proibida. Na ala política, a realização de sessões de discussão, estudos de grupo, reuniões de protesto, realização de declarações e participação em atos de resistência criaram um terreno comum que pode promover a vida comunitária. Embora diferentes orientações políticas e ideologias conflitantes possam levar à discórdia e ao conflito, nós, ao enfatizarmos os nossos pontos em comum, tornamos a vida lá mais viva. Na minha opinião, a vida e a resistência estão interligadas e, fundamentalmente, a nossa luta é pela vida. Às vezes, mulheres com ideias e inclinações diferentes tornam-se tão próximas na vida na prisão que sinto que se isso pudesse acontecer também na sociedade, finalmente alcançaríamos comunidades e ideais humanos.

Reunimo-nos para celebrar os aniversários das nossas companheiras de prisão, até mesmo os aniversários dos seus filhos. O som do nosso canto e alegria chega às enfermarias masculinas, e os diretores do sexo masculino reclamam do que acontece na enfermaria feminina. Este é o som da nossa vida vibrante.

Eu me imagino em sua situação - e espero ter metade de sua coragem se isso acontecer - e não consigo imaginar como suportaria ficar separada de meus filhos e o quanto eu me preocuparia com eles, provavelmente mais do que comigo mesma. Como você lida com isso? Você consegue falar com sua família?

Após o nascimento das [minhas gêmeas] Ali e Kiana, fui detida três vezes. Na primeira vez, eles tinham 3 anos e 5 meses. Kiana havia passado por uma cirurgia e estava constantemente em meus braços. De repente, à noite, forças de segurança masculinas invadiram a nossa casa e fui presa. 

Não consigo colocar em palavras esse momento para você. Kiana estava com febre e não conseguia me soltar. Suas mãozinhas, ardendo de febre, agarraram-se ao meu pescoço, e eu tive que, com minhas próprias mãos, soltar seus dedinhos e confiá-la aos braços de [meu marido] Taqi. Kiana estava chorando e gritando: “Mãe, não vá”. No meio daqueles homens agressivos e cruéis, levantei Ali e coloquei-o para dormir, deitei-o na cama. Mas Kiana sabia que algo ruim estava para acontecer e não fechava os olhos. Tive que sair de casa diante de seus olhos febris. Desci as escadas. Kiana gritou: “Mãe, venha me beijar”. Olhei para o homem de rosto severo e ele fez um gesto para que eu fosse. Subi correndo as escadas e beijei Kiana. Minhas pernas pareciam fracas. Mais uma vez desci as escadas. Os gritos de Kiana ficaram mais altos: “Maman Narges, venha me beijar”. Mais uma vez subi as escadas e a beijei. Não sei como sobrevivi ao voltar.

Na segunda vez, Taqi deixou o Irã. Ali e Kiana tinham 5 anos e 5 meses. As forças de segurança invadiram a casa da minha mãe. O terceiro e último adeus foi quando eles tinham 8 anos e 5 meses. Eu as levei para a escola. As forças de segurança cercaram o pátio e a casa e depois fui para a prisão. Depois de dois meses, Ali e Kiana deixaram o Irã. A noite da fuga delas foi uma eternidade para mim. O dia 17 de julho de 2015, às 5h da manhã — a partida de Ali e Kiana do Irã — é ainda mais inesquecível para mim do que o dia 28 de novembro de 2006, aniversário delas.

Penso que as minhas detenções à frente dos meus filhos, suportar o confinamento solitário, não ver os seus rostos e não ouvir as suas vozes, foi insuportável para além de qualquer palavra, lógica ou crença.

[Mas] durante todos estes anos, o sonho de liberdade e igualdade na minha terra natal e a realização dos direitos humanos e da democracia na minha sociedade deram sentido a este sofrimento para mim.

De 17 de julho de 2015 a 16 de julho de 2016, e também de agosto de 2019 a agosto de 2020, fui proibida de entrar em contato com Ali e Kiana. Estou banida até hoje. Muitas vezes solicitei permissão para fazer ligações para elas, mas os pedidos foram recusados. Os sonhos são meu único ponto de conexão com Ali e Kiana. Mas toda vez que as vejo em meus sonhos, elas ainda têm a mesma idade e os mesmos rostos de quando tinham 8 anos, quando foram separadas de mim pela última vez.

A maioria de nós não consegue imaginar ser presa por suas convicções e vive em países onde esse não é um risco que enfrentaríamos. Mas sinto que há mais mulheres presas em todo o mundo do que em qualquer outro momento de que me lembre, simplesmente por sua crença na igualdade básica e nos direitos humanos. Qual é a sua impressão sobre as causas básicas e como as sociedades mudam? Você vê algum motivo para otimismo?

Sou uma feminista que acredita que a violência contra as mulheres é uma das formas de opressão mais prevalecentes, profundamente enraizadas e históricas. 

As instituições religiosas, económicas e governamentais são mais antigas e mais poderosas do que as instituições de direitos humanos. É inevitável que, ao examinarmos as causas da opressão contra as mulheres, encontremos a raiz dessa perseguição, nomeadamente as instituições religiosas, económicas e governamentais, e isto prepara o terreno para uma luta difícil e severa.

A nossa luta para abolir o hijab obrigatório é uma luta contra a ditadura do estado religioso, que levou agora à formação de um grande e revolucionário movimento. Na minha opinião, a democracia e os direitos humanos são impossíveis sem a realização dos direitos das mulheres, e é a realização dos direitos das mulheres que garante a democracia.

Estou muito esperançosa quanto aos desenvolvimentos futuros no Irã, no Médio Oriente e no mundo, e esta esperança exige de mim mais ação, esforço e luta e impulsiona-me para a frente. A esperança aumenta minha motivação para resistir e continuar lutando. Sei muito bem que a vitória não é fácil, mas é certa.

Muitos de nós ficamos maravilhados com a coragem das mulheres do Irã - e dos muitos homens que as apoiam - e irritados e enojados ao ver a resposta violenta das autoridades. Você tem alguma palavra para suas compatriotas, ou mesmo para aqueles que a prenderam injustamente? 

As mulheres e os jovens no Irã são as forças mais radicais, difundidas e influentes para mudanças profundas e transição na sociedade. O movimento revolucionário “Mulher, Vida, Liberdade” afectou e mudou a composição e o alinhamento das forças políticas, das tendências intelectuais e até mesmo das camadas da sociedade religiosa. Agora é a hora de nos levantarmos, nos posicionarmos e resistirmos. 

Tornámo-nos agora uma força influente e reconhecida no mundo, e esta é uma oportunidade para a nossa sociedade dar um salto em direcção à democracia, à liberdade, à igualdade e aos direitos humanos.

Aspiramos a uma “transição pacífica do regime religioso autoritário” e continuaremos a luta até alcançarmos o objectivo do movimento: democracia e direitos humanos.

Tenho acompanhado a trágica história de Armita Geravand, que, assim como Mahsa Jina Amini, morreu em um confronto com a polícia da moralidade. O que você ouviu sobre o caso, se é que pode comentá-lo com segurança?

A dor deste terrível incidente foi profunda e impiedosa porque o governo tentou impedir a divulgação da verdade através da enganação, mentiras e duplicidade. O esforço do governo para enterrar a verdade é mais aterrorizante e angustiante do que as suas ações para eliminar os seus opositores e manifestantes.

Ameaças implacáveis ​​das forças de segurança impediram que a história de Armita fosse contada pelos seus colegas e companheiros. Sua família, diante das câmeras estaduais, não conseguiu nem gritar de agonia para salvar a vida de sua querida filha. 

O governo transmitiu à sociedade a terrível mensagem de que pode matar os nossos filhos e nem sequer nos permitir gritar a verdade e a nossa dor.

A grande dor aqui é o sepultamento da verdade por um regime cujos fundamentos são construídos sobre mentiras e enganos.

O seu Prêmio Nobel da Paz tem algum significado especial para você? Para as pessoas que estão conhecendo o seu trabalho pela primeira vez, há algo que gostaria que elas soubessem?

Nós, o povo do Irã, conseguimos transformar a nossa exigência nacional num grito de guerra que se tornou o nome do nosso movimento. Recitar “Mulher, Vida, Liberdade”  no pódio do Nobel da Paz é uma mensagem muito poderosa e significativa para o povo do Irã, de que a suas vozes foram ouvidas pelo mundo. A seleção de um ativista dos direitos humanos como prémio Nobel da Paz traz autenticidade e legitimidade aos movimentos sociais e de protesto no Irã e no Oriente Médio que visam provocar mudanças fundamentais no sentido de alcançar a democracia e os direitos humanos.

Também reforçará a determinação e o esforço necessários para estabelecer uma sociedade civil, o pré-requisito necessário para a democracia.

Por meio de minha irmã, descobri que Ali e Kiana souberam do meu prêmio Nobel da Paz quando estavam na escola. Hoje em dia, as prisioneiras que entram na prisão me dizem que elas estão sendo entrevistadas, e eu penso comigo mesma que, quando saíram do Irã, ainda não sabiam falar farsi corretamente, mas agora estão sendo entrevistadas pela minha liberdade. Isso enche meu coração de entusiasmo.

Quando soube que tinha recebido o Prémio Nobel da Paz, o nome Mahsa-Jina Amini emergiu das profundezas do meu ser. Este movimento é adornado com seu lindo nome, e dedico este prêmio a ela.

A ditadura não só aprisiona, tortura e executa pessoas, não só silencia as vozes da oposição, não só ameaça a liberdade de expressão e de crença, não só transforma as universidades em quartéis e zonas de segurança, e não só restringe escritores ou censura livros e jornais. A ditadura destrói a própria vida. Aprisiona o amor no coração dos jovens, despedaça o mundo das crianças e acorrenta a felicidade e transforma sonhos em arrependimentos. Ditadura e guerra são duas faces da mesma moeda.

Somos afligidos pelo governo de um governo religioso despótico e, até que façamos a transição de um estado religioso e despótico e alcancemos a democracia, a liberdade e a igualdade, que é o dia glorioso da vitória, não desistiremos.

Nesse dia abraçaremos a liberdade e cantaremos o doce hino da vitória enquanto dançamos e nos regozijamos nas ruas e becos das nossas cidades. E nesse dia seguraremos calorosamente as mãos daqueles que nos apoiaram de todo o mundo. Que nossas mãos permaneçam unidas, pois seu apoio reforça nossa força.

Fonte: Time

Comentários