Angelina Jolie parabeniza nomeação de primeira mulher para cargo de diretora do Afghan Film

A cineasta e diretora, Sahraa Karimi, é a primeira mulher afegã, nomeada para o cargo de diretoria, do Afghan Film, empresa estatal de produção cinematográfica criada em 1968.

A nomeação se deu por meio de um processo seletivo, baseado em mérito na Comissão Independente de Reforma Administrativa e Serviço Civil.

Angelina Jolie, atriz de Hollywood e Enviada Especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, parabenizou Karimi por meio de uma carta e descreveu sua nomeação como uma conquista histórica para as mulheres no Afeganistão.

Fiquei emocionado ao saber da sua recente nomeação histórica como diretora geral da produtora de filmes afegãos. Eu queria escrever para parabenizá-lo pela sua notável conquista. O Afeganistão está muito próximo do meu coração e posso imaginar o quanto a sua nomeação significa para as suas compatriotas em particular. 

Desejo a você e a seus colegas, todo o sucesso em seus esforços para cultivar a próxima geração de cineastas afegãos e compartilhar a cultura afegã com o mundo.

Se há maneiras que eu ou meu escritório possamos apoiar seus esforços, e o cinema no Afeganistão, espero que você me deixe saber. E espero ter a chance de conhecê-la em uma futura visita ao seu lindo país.

Com os melhores cumprimentos: Angelina Jolie

No domingo, Karimi começou oficialmente seu novo emprego.

A ministra interina da Informação e Cultura, Hasina Safi, descreveu Karimi como um cineasta notável e talentoso.

"Temos a nossa grande e talentosa irmã Sahraa Karimi como diretora geral do Afghan Film e ela não precisa de mais introdução", disse Safi.

Falando com a imprensa local, Karimi disse que no início, ela não acreditou realmente, ter recebido uma carta de Angelina Jolie, mas depois ela descobriu que era uma apreciação real de seu sucesso.

“Primeiro, achei que era uma piada. Eu pensei que isso não era possível. Por um lado, é normal você receber uma carta de alguém que você representa, mas por outro, é aquela carta de alguém que é uma admiradora e defensor do seu trabalho. Significa que minha nomeação para este cargo trouxe alegria, até para os que estão fora do Afeganistão”, explicou Karimi.

Ela disse que há muito a fazer neste campo e em sua nova missão.

“Se eles me pedirem para trazer uma pedra da montanha em uma hora, eu encontrarei milhares de maneiras de trazer essa pedra. Isso é normal para mim. Mas se eles disserem e explicarem como eu trarei essa pedra, isso levará algum tempo. Quero dizer que sou uma pessoa prática e não uma pessoa administrativa ”, acrescentou Karimi.

Karimi, 30 anos, tem mais de 10 anos de experiência em cinema e dirigiu pelo menos 30 filmes.

Ela tem Ph.D. no cinema pela Academy of Music and Performing Arts, Film and TV Faculty da Bratislava, na Eslováquia.

Karimi é a primeira e única mulher no Afeganistão que tem Ph.D em cinema.

Ela tem estado ativamente envolvida no cinema no Afeganistão nos últimos seis anos, e produziu e dirigiu 30 curtas de ficção, dois documentários e um longa de ficção.

Seus trabalhos "Afghan Women behind Driving the Wheel, Memoirs of an Immigrant Girl, and In Search of Fantasy" ganharam prêmios internacionais.

Em seu último filme, "Eve, Maryam, Ayesha", ela refletiu a vida real das mulheres afegãs.

Comentários

Anônimo disse…
Angelina é um 'anjo" que tá sempre bem informada sobre aquilo que acredita e sempre encontra as melhores palavras para expressar sua alegria pelo sucesso de suas "irmãs".