Angelina Jolie escreve artigo no Dia Internacional da Mulher para a revista Time

Por: Angelina Jolie

Por que as meninas merecem amor e respeito no Dia Internacional da Mulher

Passei os últimos dois meses entrando e saindo de cirurgias com minha filha mais velha e, dias atrás, vi sua irmã mais nova passar por uma cirurgia no quadril.

Elas sabem que estou escrevendo isso, porque respeito a privacidade delas e discutimos juntos e elas me incentivaram a escrever. Elas entendem que passar por desafios médicos e lutar para sobreviver e se curar, é algo para se orgulhar.

Eu assisti minhas filhas cuidarem uma da outra. Minha filha mais nova observou o comportamento das enfermeiras ao cuidar da irmã e depois ajudou-as nas próximas vezes. Vi como todas as minhas garotas pararam tudo o que faziam tão facilmente e se colocaram em primeiro lugar, e senti a alegria de prestar serviço a àquelas que amam.

Eu também as vi enfrentarem o medo com uma coragem resoluta. Todos sabemos o momento em que ninguém mais pode nos ajudar, e tudo o que podemos fazer é fechar os olhos e respirar. Quando só nos mesmos podemos dar o próximo passo ou respirar através da dor, então nos firmamos e fazemos isso.

Seus irmãos estavam lá para elas, solidários e doces. Mas neste dia internacional da mulher, escrevendo no hospital, me vejo focando nas minhas filhas por um momento, e tudo o que aprendi com elas e com outras meninas que conheci em todo o mundo.

Alguém me disse, quando viu minhas filhas cuidando umas das outras, que "isso ocorre naturalmente para as meninas". Eu sorri, mas depois pensei em quantas vezes essa ideia é abusiva. As meninas devem cuidar dos outros. Espera-se que a mulher que ela é, se doe, cuide e se sacrifique. As meninas geralmente são condicionadas a pensar que só são boas quando servem aos outros, e egoístas ou erradas, se alguma vez focam em suas próprias necessidades e desejos.

A suavidade das meninas, sua abertura e instinto para nutrir e ajudar os outros, devem ser apreciadas e não deturpadas. Devemos fazer muito mais para protegê-las, em todas as sociedades: não apenas contra as formas extremas de violação dos direitos das meninas, mas também com as mais sutis injustiças e atitudes que muitas vezes passam despercebidas ou perdoadas.

Então, meu desejo neste dia é que valorizemos as meninas. Cuidem delas. E saiba que quanto mais fortes elas crescerem, mais saudáveis ​​serão e mais retribuirão à família e à comunidade.

E minha mensagem para as meninas é: continuem lutando, menininhas. Seus cuidados uma pela outra será uma grande parte do seu caminho a seguir. Mantenha sua coragem. Conheça os seus direitos. E nunca deixe ninguém lhe dizer que você não é preciosa e especial e, acima de tudo, igual.

Fonte: Time

Comentários