Angelina Jolie concede entrevista exclusiva para a revista Vogue

Por: Liam Freeman

Em uma entrevista exclusiva à Vogue, a cineasta e atriz ganhadora do Oscar recorda suas duas décadas trabalhando com a agência de refugiados das Nações Unidas e discute a jornada de adoção dos seus três filhos, Maddox, Pax e Zahara.

No que diz respeito à atuação e ao cinema, Angelina Jolie teve uma carreira bastante invejável em seus 45 anos. Nascida na realeza de Hollywood, seu pai é o ator Jon Voight e sua mãe a falecida atriz, Marcheline Bertrand, ela estudou no prestigiado Lee Strasberg Theatre and Film Institute, antes de conquistar o estrelato com o filme Girl's Interrupted, de 1999, pelo qual ganhou um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2000 e Changeling, de Clint Eastwood (2008). Então, para sua estréia na direção em 2011, com o filme Na Terra de Amor e Ódio, sobre a Guerra da Bósnia, ela procurou apenas os colaboradores mais experientes - atores locais nascidos nos Bálcãs, que ela também consultou sobre a produção e o roteiro. Mas talvez seu trabalho humanitário com refugiados seja aquele que tenha lhe ensinado as maiores lições.

"Me sentia uma estudante aos seus pés", Jolie disse à Vogue. "Aprendi mais com os [refugiados] sobre família, resiliência, dignidade e sobrevivência do que posso expressar." Mãe de seis filhos, passou quase duas décadas trabalhando com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR), primeiro como embaixador da boa vontade e, a partir de 2012, no papel de Enviada Especial, à luz de sua dedicação à causa.

A primeira missão de Jolie foi em Serra Leoa já nos anos finais da guerra civil que se estendeu de 1991 a 2002. Desde então, ela viajou para países como o Líbano para encontrar crianças refugiadas sírias, Curdistão para destacar as necessidades críticas de 3,3 milhões de deslocados iraquianos, Tailândia, onde famílias de Mianmar estão abrigadas em campos de refugiados no norte do país e, mais recentemente, na Colômbia, onde mais de 4 milhões de venezuelanos vivem em exílio.

Então, o que implica o papel do Enviado Especial do UNHCR? Além de chamar a atenção necessária para grandes crises que resultam em deslocamentos populacionais em massa, Jolie representa a agência e o comissário em nível diplomático. “Meu trabalho agora envolve lutar com meus colegas, para que os refugiados tenham direitos e proteção, resistam a retornos forçados e pressionamos por melhores oportunidades de aprendizado”, explica ela. “O UNHCR é uma agência de proteção. Ajudamos aqueles que fugiram da guerra e da perseguição, que tiveram seus direitos violados ".

Antes do Dia Mundial dos Refugiados - um dia internacional designado pelas Nações Unidas (ONU) para homenagear refugiados em todo o mundo em 20 de junho - conversamos com Jolie sobre seu trabalho com o UNHCR e como isso transformou sua percepção da maternidade.

O proposito do UNHCR é salvar vidas, proteger direitos e construir um futuro melhor para os refugiados. O que há nessas causas que falam com você pessoalmente?

“Eu vejo todas as pessoas como iguais. Eu vejo o abuso e o sofrimento e não posso aguentar. Em todo o mundo, as pessoas fogem de ataques de gás, estupro, mutilação genital feminina, espancamentos, perseguição, assassinato. Eles não fogem para melhorar suas vidas. Eles fogem porque não podem sobreviver de outra maneira.

“O que realmente quero é acabar com o que força as pessoas a sair de suas terras. Quero ver a prevenção quando pudermos, a proteção quando necessário e a responsabilidade quando os crimes forem cometidos.”

Segundo o ACNUR, o mundo agora tem uma população de quase 80 milhões de pessoas deslocadas à força - a mais alta já registrada. Nos seus anos de trabalho com o ACNUR, você testemunhou o aumento dramático em primeira mão. Quais foram as principais causas?

“Vejo falta de vontade de proteger e defender direitos humanos básicos, e falta de diplomacia e responsabilidade. Muitas pessoas lucram com o caos de países dependentes e quebrados e isso me deixa doente. Também vemos líderes espalharem o medo em função de ganhos políticos e do aumento do nacionalismo resultando em raivas um do outro.

“Mas, por outro lado, também vejo incrível generosidade em relação aos refugiados em muitos países e extraordinária força e resiliência dos próprios refugiados. E não é uma imagem sem esperança. Apenas cinco conflitos representam dois terços de todo o deslocamento transfronteiriço - Síria, Venezuela, Afeganistão, Sudão do Sul e Mianmar. Mude a dinâmica lá e mudamos a imagem do deslocamento global.”

Antes da pandemia, você trabalhava muito na Venezuela e em Bangladesh. Você pode nos contar algumas das coisas que testemunhou lá e qual é a situação agora?

"Vi pessoas em seu estado mais humano, que sofreram violência ou dificuldades inimagináveis ​​e que estão apenas tentando cuidar de suas famílias. Qualquer um de nós faria o mesmo em sua situação. Como todos nós, eles querem estar seguros, querem ter uma casa e querem ser livres.

"As realidades para refugiados ou pessoas deslocadas são extremamente difíceis. São frequentemente vítimas de estupro e abuso sexual. Eles estão lutando com os mesmos tipos de doenças que você encontra em qualquer comunidade durante o tempo de paz, mas sem acesso à assistência médica em que você ou eu poderíamos confiar.

"E também, os refugiados geralmente vivem em tendas em campos extremamente expostos aos elementos. No mês passado, refugiados em Bangladesh foram atingidos por um ciclone.”

Há regiões ou grupos de pessoas com as quais você está especialmente preocupado agora?

"Estou realmente preocupada com as pessoas no Iêmen. Eles tiveram cinco anos de conflito brutal. Eles sofreram ataques aéreos, bombardeios indiscriminados, violência sexual e tortura. Metade dos hospitais foram destruídos. As pessoas estão à beira da fome. E agora eles foram atingidos pelo COVID-19.

“No entanto, a comunidade internacional forneceu menos da metade dos fundos necessários para manter as operações de ajuda até o final deste ano. Isso significa que em agosto o dinheiro acabará e os programas que mantêm as pessoas vivas terão que ser encerrados no meio de uma guerra e uma pandemia.


“É horrível e sintomático do padrão global: não somos capazes de ajudar a pôr fim às guerras ou fazer o suficiente para permitir que as pessoas sobrevivam. O UNHCR permanecerá e entregará o que puder, mas será muito difícil esticar os fundos de ajuda para atender às necessidades sem apoio.”

Como a pandemia afetou os refugiados, direta ou indiretamente?

“Infelizmente, estamos apenas no início do impacto econômico e social da crise, e o que isso significa para as pessoas deslocadas quando os níveis de financiamento humanitário já eram tão baixos. É realmente assustador considerar. É um momento de solidariedade e de entender que os refugiados estão na linha de frente da luta pela sobrevivência e pelos direitos humanos ".

Você sente uma sensação de dicotomia entre a vida em Hollywood e o trabalho no campo com o UNHCR ou a Fundação Maddox Jolie-Pitt (MJP) no Camboja?

“Muitos colegas do UNHCR, mas realmente os próprios refugiados foram meus mentores. Lembro-me de uma das minhas primeiras missões de campo, na Serra Leoa, quando, em certo momento, depois de ouvir as histórias das pessoas, comecei a chorar. Havia uma avó incrível lá, cuidando de seus netos órfãos, que me reergueu, ele me disse para não chorar, mas para ajudar. Isso sempre ficou marcado em mim.

“Minha vida como artista é sobre comunicação e arte. Às vezes, o foco é mais no entretenimento, mas, mais recentemente, como diretor, tem sido muito sobre as questões globais em que eu me concentro. Primeiro eles mataram meu pai é o filme que une esses mundos. Mas, no fundo, é a história de anos difíceis no país do meu filho. Então, a maternidade também influencia meu trabalho. E não, não vejo uma divisão."

Você construiu uma casa no Camboja. Por que você sente uma forte afinidade com o país?

“O Camboja foi o país que me conscientizou dos refugiados. Isso me fez participar de assuntos externos de uma maneira que nunca tive e me juntar ao UNHCR. Acima de tudo, isso me fez uma mãe. Em 2001, eu estava em um programa da escola em Samlout brincando com blocos no chão com uma criança e tão claro quanto o dia eu pensei: 'Meu filho está aqui'. Alguns meses depois, conheci o bebê Mad em um orfanato. Não sei explicar e não acredito em mensagens ou superstições. Mas era apenas real e claro.

“Samlout foi a primeira e a última fortaleza do Khmer Vermelho. Foi para onde fui pela primeira vez com o UNHCR, porque fica perto da fronteira com a Tailândia, onde as pessoas estavam lutando para voltar. Estava cheio de minas terrestres. Eu escolhi investir e morar lá para tentar ajudar a melhorar uma das áreas mais desafiadoras do país. Encontramos 48 minas terrestres em minha propriedade. Minha casa fica em um complexo que eu compartilho com a sede da minha fundação. Os trabalhos são 100% executado com moradores locais, como deveria ser, trabalho com uma grande equipe de pessoas.”

Você tem três filhos adotivos e três filhos biológicos. Quais são as coisas mais importantes a considerar ao criar irmãos adotivos e biológicos?

“É uma maneira bonita de se formar uma família. O importante é falar com abertura sobre tudo isso e compartilhar. "Adoção" e "orfanato" são palavras positivas em nossa casa. Com meus filhos adotivos, não posso falar de gravidez, mas falo com muitos detalhes e amor sobre a jornada para encontrá-los e como foi olhar para eles pela primeira vez.

“Todas as crianças adotadas vêm com um belo mistério de um mundo que está se conectando ao seu. Quando eles são de outra raça e país, esse mistério, esse presente, é tão completo. Para eles, eles nunca devem perder o contato de onde vieram. Eles têm raízes que você não tem. Honre-os. Aprenda com eles. É a jornada mais incrível para compartilhar. Eles não estão entrando no seu mundo, você está entrando no mundo deles."

Você adotou Maddox, como diz, do Camboja e seu filho Pax, do Vietnã - dois países em guerra um com o outro. Esta foi uma decisão consciente?

"Sim, eu pensei sobre isso. Originalmente, pensei em não adotar no Vietnã porque Mad era cambojano e os dois países têm uma história complexa. Então eu estava lendo um livro sobre direitos humanos e me vi olhando para a imagem de um combatente vietnamita mantido em cativeiro por americanos. Pensei em meu próprio país e em nosso envolvimento no sudeste da Ásia. Pensei em focar em um futuro em que éramos todos família. Pax é a força e o centro de tanta coisa em nossas vidas. Sou muito abençoada por ter sido autorizada a ser mãe deles. Sou grata todos os dias.

Depois de escolher se separar do parceiro e do pai de seus filhos, como você sustentou um ambiente saudável para seus filhos?

“Me separei para o bem-estar da minha família. Essa foi a decisão certa. Eu continuo focada na cura deles. Alguns se aproveitaram do meu silêncio, e as crianças veem mentiras sobre si mesmas na mídia, mas eu as lembro que elas conhecem suas próprias verdades e suas próprias mentes. Na verdade, são seis jovens muito corajosos e muito fortes.”

Você pode discutir alguns dos projetos nos quais trabalhará nos próximos meses?

"Trabalharei com o UNHCR na crise global, mantendo-me conectada e conscientizando as realidades na área. E continuando a trabalhar com o Serviço Mundial da BBC, em uma iniciativa de alfabetização midiática para jovens. Também estou colaborando com a Anistia Internacional em um projeto de livro sobre os direitos das crianças. Entrei em confinamento pensando que seria um bom momento para aprender a cozinhar. Nunca aconteceu. Eu conheço meus limites.

Fonte: Vogue

Comentários