Angelina Jolie entrevista Gitanjali Rao, a Jovem do Ano da revista Time


O mundo pertence àqueles que o moldam. E por mais incerto que o mundo possa parecer num determinado momento, a realidade reconfortante parece ser que cada nova geração produz mais pessoas iguais a esses cinco finalistas do programa Kid of The Year "Jovem do Ano", selecionados de um grupo de mais de 5.000 americanos, com idades entre 8 e 16 anos, que já alcançaram impacto positivo, em todas as dimensões.

Jovem do ano: Gitanjali Rao, 15 - Lone Tree, Colorado.

“Observe, faça um brainstorm, pesquise, construa e comunique.” Foi isso que a brilhante jovem cientista e inventora Gitanjali Rao contou à atriz e ativista Angelina Jolie sobre seu processo, em uma vídeo chamada pelo Zoom, de sua casa no Colorado, durante uma pausa em suas atividades escolares virtual. Com apenas 15 anos, Rao foi selecionado entre mais de 5.000 indicados como a primeira Jovem do Ano da TIME. Ela falou sobre seu trabalho surpreendente usando a tecnologia para resolver problemas que vão desde água potável contaminada até o vício em opioides e cyberbullying, e sobre sua missão de criar uma comunidade global de jovens inovadores para resolver problemas em todo o mundo. Mesmo no chat de vídeo, sua mente brilhante e espírito generoso brilharam, junto com sua mensagem inspiradora para outros jovens: não tente resolver todos os problemas, apenas concentre-se em um que o excita. "Se eu posso fazer isso", disse ela, "qualquer um pode fazer".

ANGELINA JOLIE: Quando você soube que ciência era uma paixão sua?

GITANJALI RAO: Eu sinto que não houve realmente um momento específico. Eu sempre fui alguém que queria colocar um sorriso no rosto de alguém. Esse era meu objetivo diário, apenas fazer alguém feliz. E logo se transformou em: Como podemos trazer positividade e comunidade para o lugar em que vivemos? E então, quando eu estava na segunda ou terceira série, comecei a pensar em como podemos usar a ciência e a tecnologia para criar uma mudança social. Eu tinha uns 10 anos quando disse a meus pais que queria pesquisar a tecnologia de sensores de nanotubos de carbono no laboratório de pesquisa de qualidade da água de Denver, e minha mãe ficou tipo, "A quê?". [Nota do editor: são moléculas cilíndricas feitas de átomos de carbono que são muito sensíveis às mudanças químicas e, portanto, são boas para detectar produtos químicos na água, entre outros usos]. Era justamente esse fator de mudança de, você sabe que esse trabalho vai estar nas mãos de nossa geração muito em breve. Portanto, se ninguém mais o vai fazer, eu o farei.

AJ: Eu adoro isso. Muito do que minha geração deveria estar fazendo é apenas garantindo que faremos o menor dano possível para garantir que a próxima geração possa assumir a liderança.

Eu sei que uma de suas últimas inovações ajuda a evitar o cyberbullying. Você poderia me falar sobre isso?

GR: É um serviço chamado Kindly - há um aplicativo e uma extensão do Chrome - que é capaz de detectar o cyberbullying em um estágio inicial, com base em tecnologia de inteligência artificial. Comecei a codificar em algumas palavras que poderiam ser consideradas bullying, e então meu mecanismo pegou essas palavras e identificou palavras que são semelhantes. Você digita uma palavra ou frase e ele é capaz de detecta-las, se for intimidação, e oferecer a opção de editá-la ou envia-la do jeito que é. O objetivo não é punir. Como um adolescente, eu sei que os adolescentes tendem a atacar às vezes. Em vez disso, dá a você a chance de repensar o que está dizendo para saber o que fazer na próxima vez.

AJ: Então você simplesmente coloca-o no telefone das crianças?

GR: Sim. Eu fiz uma pesquisa para pais, professores e alunos e, honestamente, esperava que os alunos não quisessem ser microgerenciados.

AJ: Certo. Meus filhos diriam: "Não toque no meu telefone, eu mesmo faço."

GR: Não, exatamente, é assim que eu seria. Mas muitos adolescentes estavam me dizendo que, sabe, não parece que estou sendo microgerenciado; parece que estou tendo a oportunidade de aprender com meus erros. Então é isso que me deixou super animada, que eles entenderam qual era o objetivo disso.

AJ: A maneira como você está falando sobre tecnologia como uma ferramenta para lembrar as pessoas e ajudá-las a crescer parece uma coisa muito nova e diferente. É tão emocionante ter uma jovem inventora com visão de futuro.

Isso afeta você de alguma forma? É surpreendente porque considero as mulheres brilhantes, mas há tão poucas mulheres nas áreas de ciência e tecnologia.

GR: Eu não me pareço com um cientista típico. Tudo o que vejo na TV, é que cientista geralmente é um homem mais velho e branco. É estranho para mim que era quase como se as pessoas tivessem atribuído papéis, em relação a seu gênero, sua idade, e a cor de sua pele. Meu objetivo realmente mudou não só em criar meus próprios dispositivos para resolver os problemas do mundo, mas também de inspirar outros a fazer o mesmo. Porque, por experiência própria, não é fácil quando não se vê mais ninguém como você. Então, eu realmente quero deixar essa mensagem: se eu posso fazer isso, você também pode fazer, e qualquer um pode fazer.

AJ: Eu sei que você tem "sessões de inovação". Fale-me sobre isso.

GR: Eu apenas olhei o que funcionava para mim e decidi compartilhá-lo com todos os outros. Então fiz este processo que uso para tudo agora: observar, fazer brainstorming, pesquisar, construir e comunicar. Começou com uma simples apresentação e planos de aula, e então comecei a acrescentar laboratórios e concursos que os alunos podiam participar. Agora fiz parcerias com escolas rurais, com a organização girls in STEM, museus em todo o mundo e organizações maiores como o grupo internacional de Ciência e Tecnologia da Juventude de Xangai e a Royal Academy of Engineering em Londres para realizar workshops de inovação.

Os alunos com quem trabalho, eles simplesmente não sabem por onde começar. Eu acho que se você der a eles aquele empurrão, eles poderão construir, então isso muda tudo. Isso significa que mais uma pessoa neste mundo desejará ter ideias para resolver problemas.

No final de cada workshop, todos têm algo em que podem começar a trabalhar. Se você puder fazer isso em 45 minutos a uma hora, imagine o que poderá fazer se passar meses e meses trabalhando nisso. Fico muito animada quando recebo um e-mail como: “Ei, participei de seu workshop há quatro meses e aqui está meu produto acabado, realmente adorei, é um sapato que liga para o 911”.


AJ: Isso é incrivelmente impressionante. Para muitos jovens, é preciso muito esforço para encontrar a confiança necessária para apresentar uma ideia. Você tem uma mente brilhante, claramente, mas você é muito, muito generosa com ela, e isso é realmente maravilhoso. No que você está trabalhando agora?

GR: Atualmente, estou trabalhando em uma maneira fácil de ajudar a detectar biocontaminantes na água - coisas como parasitas. Espero que isso seja algo barato e preciso, para que pessoas em países do terceiro mundo, possam identificar o que está em suas águas.

E recentemente atingi minha meta de 30.000 estudantes que orientei, o que é superexcitante. É como criar uma comunidade de inovadores. Espero realmente que o trabalho que todas essas crianças estão fazendo, identifique a inovação como uma necessidade e não mais como algo que é uma escolha. Espero que eu possa ser uma pequena parte disso.

AJ: Eu acho que você é. Sua geração é única. Você não apenas aceita o que está sendo apresentado, mas realmente o questiona, e isso é tão importante. Eu sei que há muitos, muitos problemas que estamos enfrentando hoje. Com o seu trabalho sobre a contaminação da água, ajudar o meio ambiente é algo que está nos seus planos?

GR: Sim. Nossa geração está enfrentando tantos problemas que nunca vimos antes. Mas, ao mesmo tempo, enfrentamos velhos problemas que ainda existem. Tipo, estamos sentados aqui no meio de uma nova pandemia global, e também estamos enfrentando questões de direitos humanos. Existem problemas que não criamos, mas que agora temos que resolver, como as mudanças climáticas e o cyberbullying com a introdução da tecnologia.

Acho que mais do que qualquer coisa agora, só precisamos encontrar aquela coisa pela qual somos apaixonados e resolvê-la. Mesmo que seja algo tão pequeno quanto, quando queremos encontrar uma maneira fácil de recolher o lixo. Tudo faz a diferença. Não se sinta pressionado a inventar algo grande.

A maior parte do meu trabalho com os biocontaminantes é baseado em uma solução de terapia baseada em genes que ainda estou tentando descobrir. Também estou trabalhando em um produto que ajuda a diagnosticar o vício em opioides prescritos em um estágio inicial, com base na produção de proteína do gene do receptor opioide mu. Eu estive muito, muito interessada em genética. É disso que eu gosto, então é nisso que estou decidindo trabalhar.

AJ: Você sabe, uma das coisas que você apontou que é tão importante é que há tanta coisa, que você pode ficar sobrecarregado. Quando comecei a trabalhar em campos de refugiados, há tantas questões diferentes a serem tratadas dentro de uma situação de desalojamento. Você fica sobrecarregado, e não se move realmente. Eu adoro o que você está dizendo: encontre o que você é apaixonado e não tente resolver tudo. Cada solução faz parte de um quadro mais amplo do que temos que fazer. Eu realmente ouço isso e aprecio o que você diz.

Onde você recebe suas notícias ou faz suas pesquisas?

GR: Minhas notícias pop-culture é na verdade a MIT Tech Review. Eu o leio constantemente. Acho que é aí que a inspiração realmente bate: ouvir sobre todas essas pessoas incríveis em escolas como o MIT e Harvard que estão fazendo um trabalho tão incrível com a tecnologia. Então eu tento conectá-lo ao que vejo lá fora e juntar de uma forma que ninguém viu antes.

AJ: Quando você não está fazendo todas essas coisas incríveis - porque eu sinto que estou falando com uma cientista de 60 anos em Genebra - o que você faz que é apenas uma coisa de alguém de 15 anos?

GR: Na verdade, eu passo mais tempo fazendo coisas de 15 anos durante a quarentena. Eu cozinho uma quantidade exagerada. Não é bom, mas é cozinhar. E, tipo, é ciência também.

AJ: Então a ciência da cozinha não é sua especialidade?

GR: Acho que não, não. Para ser justa, na maioria das vezes não temos ovos em casa, ou gostamos de farinha, então eu tenho que entrar na internet e pesquisar biscoitos sem ovo, sem farinha e sem açúcar, e então tento fazer isso. Fiz pão recentemente e estava bom, por isso estou orgulhosa de mim mesmo.

AJ: Bem, estou tão feliz em conhecê-la um pouco. Tenho certeza que usarei suas invenções nos anos seguintes e só estou admirando você enquanto vejo você fazer mais e mais na sua vida, e posso dizer: "Eu a conheci uma vez."

Outros Jovens Excepcionais 



Tyler Gordon, 14 - San Jose, Califórnia

O calouro do ensino médio, Tyler Gordon, enfrentou mais desafios do que algumas pessoas na vida. Ele usou uma cadeira de rodas por quase dois anos depois de quebrar ossos nas pernas e quadris por causa de uma deficiência de vitamina D. Ele nasceu surdo e passou por uma cirurgia aos 5 anos que lhe deu um pouco de audição, mas ele ainda fala com gagueira. Na escola primária, ele sofria tanto bullying que mal falava.

“Sua fuga foi não falar nada; ele acenava com a cabeça ou apontava, ele estava com tanto medo ”, diz a mãe de Gordon, Nicole Kindle.

Mas aos 10, Gordon encontrou sua voz artística. Depois de ver uma pintura de sua mãe, ele decidiu tentar sozinho e ganhou o primeiro lugar em um concurso de arte escolar com um retrato que fez do diretor. Nos quatro anos desde então, ele pintou mais de 500 retratos de ícones negros que o inspiraram, mais recentemente a vice-presidente eleita Kamala Harris, que ligou para ele pouco antes do Dia de Ação de Graças para dizer que ele é "incrível" e tem um "presente".

“Às vezes não consigo falar e pronunciar as palavras, então falo por meio da minha arte”, diz Gordon. A pintura o ajuda a superar o bullying, que ele ainda experimenta; ele perdeu um dente da frente em um incidente no início deste ano. “Isso me ajuda a levar minha mente para outro lugar. Não quero continuar pensando nesse mesmo momento pelo resto da minha vida. ”

Sua grande chance veio em 2018, quando seu retrato do astro da NBA Kevin Durant se tornou viral e chamou a atenção da mãe do jogador, que o comprou por US $ 300. Celebridades então começaram a pedir por retratos também. Entre as estrelas que ele pintou e conheceu estão Janet Jackson, Kevin Hart, Jennifer Lopez e Alex Rodriguez. Em 2019, um retrato do Central Park Five arrecadou mais de US $ 100.000 em leilão e ele ganhou o Prêmio Global Child Prodigy em 2020. No verão passado, após a morte de George Floyd, Gordon usou sua tela para aumentar a conscientização sobre as vítimas da brutalidade policial, sentindo uma afinidade especial com Elijah McClain, de 23 anos, que também tinha necessidades especiais e um lado artístico.

Entrevistas na mídia e palestras ajudaram Gordon a combater seu medo de falar em público, e ele oferece aulas de pintura virtual todas as quartas-feiras no Instagram, onde possui cerca de 50.000 seguidores.

“Desde que ele começou a pintar, não consigo fazer o garoto ficar quieto”, diz Kindle. "Ele não tem mais medo da gagueira." Agora, ao iniciar sua própria plataforma online para tutoriais em vídeo chamada TongueTye’d, ele espera poder mostrar a outras crianças como superar seus desafios com arte também. —Olivia B. Waxman


Jordan Reeves, 14 - Columbia, Mo.

Para Jordan Reeves, ter uma diferença de membros a ajudou a imaginar um mundo mais acessível. A designer e ativista de 14 anos nasceu com um braço esquerdo que parou de crescer abaixo do cotovelo, uma diferença física que ajudou a acender sua paixão pelo design. Nos últimos quatro anos, Reeves criou uma prótese 3-D para impressão para crianças que emite brilhos biodegradáveis, consultou empresas como a Mattel para criar brinquedos que afirmam a diferença dos membros e até mesmo co-escreveu um livro de memórias sobre o que ela aprendeu ao crescer com deficiência.

Reeves vê o bom design como uma via para capacitar as pessoas com deficiência, e é por isso que ela e sua mãe fundaram a Born Just Right, uma organização sem fins lucrativos que celebra as crianças com diferenças físicas e oferece recursos de design e STEM para que possam criar seus próprios soluções.

“Muitas crianças com deficiência têm um ponto de vista diferente sobre o mundo, porque o mundo não foi feito para nós de verdade”, diz ela. “Temos essa grande mentalidade de design porque crescemos resolvendo problemas. É uma coisa muito legal. ” Mas uma das maiores barreiras que ela vê as crianças enfrentam é encontrar confiança para inovar. “É muito importante acreditar em si mesmo”, diz ela. Ela encontrou sua confiança com a ajuda de sua mãe e vendo os resultados positivos de alguns de seus primeiros trabalhos. “[Quando comecei] tinha apenas 10 anos e fui capaz de causar um impacto, o que é muito legal”, diz ela. “Vá em frente, não duvide de si mesmo, não pense no que as outras pessoas pensam - você pode fazer a mudança, não importa quão grande ou pequena.”

Embora 2020 tenha trazido novos desafios, não diminuiu o ritmo de Reeves. Ela está organizando workshops de design digital para Born Just Right, apareceu na conferência United State of Women para defender a igualdade de gênero e foi a mais jovem de 30 líderes globais reconhecida neste verão em uma comemoração do 30º aniversário da assinatura dos americanos com Lei de deficiência. Ela também foi co-fundadora do Steam Squad, uma organização online que envolve crianças em ciência, tecnologia, engenharia, matemática e artes. A seguir: trabalhar com a Microsoft para projetar uma guitarra que qualquer pessoa com desafios de mobilidade possa tocar.

Ela é inspirada, diz ela, pela tenacidade de sua geração. “É tão doentio saber que faço parte de um grupo de pessoas que estão trabalhando para o futuro”, diz Reeves. “O mundo precisa de muito trabalho às vezes, e é importante estar lá para fazer o máximo que você puder.” —Cady Lang


Bellen Woodard, 10 - Leesburg, Va.

Bellen Woodard tem apenas 10 anos, mas ela está em uma missão de inclusão. Ela criou sua própria linha de lápis em tons que refletem o amplo espectro de cores de pele que ela vê no mundo, reivindicando o título de primeira ativista mundial de lápis de cor.

A ideia surgiu quando um dos colegas de classe de Woodard pediu a ela um lápis de cor da "cor da pele". Woodard, que era a única aluna negra de sua série, diz que sabia que o colega se referia ao giz de cera cor de pêssego. Quando ela contou a sua mãe Tosha Woodard sobre o que tinha acontecido, Tosha sugeriu que ela passasse a seu colega um giz de cera marrom na próxima vez. “Mas eu não queria fazer isso”, diz Woodard. “Eu disse a ela da próxima vez que iria perguntar qual cor eles querem, porque podem ser muitas cores diferentes”. Então ela começou a trabalhar fazendo um conjunto de 12 lápis de cor da “cor da pele”.

Embora a pesquisa mostre que as crianças podem começar a entender e acreditar nos estereótipos raciais aos 4 anos, um estudo de agosto realizado por pesquisadores do Skidmore College e da Universidade de Boston descobriu que os pais muitas vezes atrasam as conversas sobre raça com os filhos porque subestimam a capacidade dos filhos de compreender o conceito. Tosha diz que os lápis de cor de sua filha provaram ser uma ótima ferramenta apropriada para a idade para espalhar uma mensagem de inclusão.

Na primavera de 2019, Woodard lançou a More Than Peach, uma organização sem fins lucrativos que doou mais de US $ 40.000 em giz de cera multicultural e cadernos de desenho para crianças em escolas de todo o país. Seu pacote de giz de cera foi adicionado à coleção permanente do Museu de História e Cultura da Virgínia.

Woodard diz que ficou surpresa com a rapidez com que sua mensagem se espalhou. Ela começou simplesmente conversando com a professora sobre os lápis de cera, depois eles foram apanhados pelo resto da escola e agora ela recebe ligações para falar - e distribuir seus lápis - em escolas de todo o país. Em março, ela recebeu um reconhecimento especial da legislatura do estado da Virgínia por seu trabalho.

Os lápis de cor de Woodard têm nomes de coisas encontradas na natureza - há "Sahara" e "Reef", "Koko" e "Serengeti" - mas cada um também é claramente identificado como "cor da pele".

“Eu queria ter giz de cera para um propósito”, diz ela. “O giz de cera pêssego é da cor da pele ... mas é o único? Não, não é. Meus diferentes tons de pêssegos e marrons podem combinar com todos, incluindo eu e meus amigos e meus colegas de classe. Apenas todo mundo. ” —Jasmine Aguilera


Ian McKenna, 16 - Austin, Texas

Ian McKenna estava na terceira série quando soube que quase um quarto das crianças em sua escola em Austin não estavam recebendo o suficiente para comer em casa. Ele queria ajudar, mas organizações voluntárias locais o rejeitaram, dizendo que ele era muito jovem. Então ele decidiu encontrar sua própria solução. Por anos, ele havia cultivado jardinagem com sua mãe, e eles freqüentemente distribuíam seus vegetais extras para os vizinhos. Por que não dar o produto para uma cozinha de sopa? “Então pensei: sou bom em jardinagem”, diz McKenna, agora com 16 anos. “Talvez eu pudesse tentar começar um jardim que se destina exclusivamente a ajudar a alimentar essas pessoas que precisam.” Melhor ainda, pensou ele, por que não plantar uma horta na escola, para que as crianças necessitadas possam levar comida para casa?

McKenna convenceu sua escola a reservar um espaço para uma horta, então ele pediu à comunidade doações de sementes e equipamentos. Outros alunos doaram seu tempo. Em poucos meses, o jardim de McKenna estava produzindo alfaces, espinafre, tomates, pepinos e abóbora para os alunos e suas famílias. Agora, sete anos depois, o projeto Giving Garden de McKenna se expandiu para cinco escolas da área, além de seu próprio quintal, e ele forneceu mais de 20.000 libras de produtos orgânicos (o suficiente para 25.000 refeições) para famílias de Austin e despensas de alimentos.

Na maioria de suas atividades de jardinagem, McKenna usa a mesma camiseta em cores diferentes, estampada com o que se tornou um lema pessoal: SEJA UM BOM HUMANO. Para ele, isso significa ajudar no que você puder, não importa sua idade. Até um sorriso pode fazer a diferença na vida de alguém, diz ele. “Isso permite que eles saibam que são importantes. Isso pode mudar o dia deles. ”

Quando a COVID-19 chegou aos Estados Unidos, McKenna redobrou seus esforços, cozinhando até 100 refeições em sua casa para distribuir aos famintos nos fins de semana, para que pudesse dar-lhes uma coisa a menos com que se preocupar. Quando o distanciamento social significava que os voluntários não podiam trabalhar em hortas comunitárias, ele começou a oferecer tutoriais online e uma linha direta de jardinagem para que as famílias pudessem cultivar em casa. Quando ele percebeu que algumas pessoas não sabiam como preparar os vegetais mais incomuns em seus jardins, como os melões de cera de 100 lb, que ele distribui em fatias, ele começou a oferecer aulas virtuais de culinária (os melões cozinham, sabem, como a abobrinha). Embora a jardinagem seja seu foco principal, McKenna diz que está sempre procurando novas maneiras de ajudar os famintos. “A fome não para”, diz ele. "Então, não vou parar até que isso aconteça." —Aryn Baker

Fonte: Time

Comentários