Angelina Jolie fala com ativista Nadia Murad sobre violência sexual como arma de guerra

Por: Angelina Jolie

O Conselho de Segurança da ONU reuniu-se esta semana à medida que surgem relatos assustadores de estupro e violência sexual sendo usados ​​contra mulheres e crianças durante a invasão russa da Ucrânia. Uma das palestrantes foi a ganhadora do Prêmio Nobel e ativista da justiça Nadia Murad, que recentemente lançou o Código Murad, um código de conduta global focado na coleta de informações sobre violência sexual baseada em conflitos.

Criado na antiga fé e tradições do povo Yazidi, Murad cresceu como o caçula de 11 filhos em Kocho, Iraque. Ela gostava de história na escola, adorava brincar com maquiagem e sonhava em abrir um salão de cabeleireiro um dia. Em vez disso, em 2014, sua cidade natal foi capturada pelo Estado Islâmico. Quatorze membros da família de Murad, incluindo sua amada mãe, estavam entre as centenas de cidadãos que foram massacrados. Dois de seus irmãos ficaram feridos, mas conseguiram sair das valas comuns que o ISIS cavou para suas vítimas. Murad e outras mulheres e meninas de Kocho foram sequestradas e mantidas como escravas sexuais. Ela suportou meses de cativeiro antes de escapar e encontrar refúgio na Alemanha. Desde então, ela se dedicou a garantir justiça para o povo yazidi, reconstruindo o que o ISIS destruiu e protegendo outras mulheres e crianças contra o uso do estupro como arma de guerra.

Durante nossa conversa recente, ela me disse que a comunidade internacional deve desenvolver um plano urgente para responder à violência sexual na Ucrânia e por que as vítimas precisam de justiça. “Sei que quando contar minha história e começar a falar sobre essas questões, isso não trará minha mãe de volta”, disse ela. “Mas eu e outras sobreviventes fazemos isso porque queremos evitar que isso aconteça com os outras pessoas e queremos responsabilidade. Essa é a preocupação número um de muitos sobreviventes, quando suas histórias estão sendo contadas: eles esperam que sua mensagem seja usada para justiça.”

Angelina Jolie: Comecei perguntando a ela quais são seus principais focos e objetivos?

Nadia Murad: É minha convicção como sobrevivente que não podemos separar a responsabilidade da prevenção. Se não responsabilizarmos aqueles que cometeram esses crimes, isso não impedirá que isso aconteça com outras mulheres.

AJ: Eu não poderia concordar mais. A falta de responsabilidade por esses crimes realmente encorajou as pessoas a se comportarem dessa maneira e não considerá-lo um crime de guerra.

NM: Pela primeira vez, a Alemanha usou a jurisdição universal para perseguir os membros do ISIS. Não entendo por que outros membros da UE, os EUA e outros não podem seguir esse exemplo. Temos as provas, temos os testemunhos, podemos responsabilizá-los. Tudo o que precisamos é seguir essa direção.

AJ: Está tão claro o quão importante é pegar tudo o que sabemos agora e começar a implementá-lo como um novo padrão de prática. Com a Ucrânia, o que você espera que os governos estejam fazendo neste momento que possa ajudar na prestação de contas?

NM: Quando o ISIS atacou em sua guerra contra os yazidis, por exemplo, eles tinham um plano sistemático para usar violência sexual e estupro e violar mulheres. Mas, infelizmente, quando a coalizão internacional foi formada para derrotar o ISIS, eles cometeram o erro de não considerar especificamente que a violência contra as mulheres era um elemento principal dessa guerra. A violência contra a mulher e a violência sexual em particular nas zonas de conflito é considerada um efeito colateral, dano colateral desses conflitos. Na Ucrânia, a chave quando os líderes mundiais falam sobre isso, e para todos nós, é tentar fazer disso uma parte principal do plano para ajudar o povo ucraniano. Os líderes mundiais precisam entender que, seja no Iêmen, na Ucrânia ou em qualquer outro lugar, a violência contra as mulheres ocorrerá e devemos ter isso em mente ao planejar lidar com esses conflitos.

AJ: Acho que muitas pessoas não entendem completamente quando ouvem sobre essa violência. De alguma forma, eles ainda associam o estupro a um ato sexual ou não entendem completamente os horrores. Eles muitas vezes não sabem que é estupro na frente de uma criança, ou estupro de uma criança, ou estupro até que a mulher esteja morta. Há evidências de que é feito para destruir intencionalmente o ser humano, a família, a comunidade. Se não for pedir muito, e não for insensível, você poderia ajudar aqueles que não entendem o que realmente é e por que é uma arma?

NM: Onze das minhas cunhadas foram capturadas pelo ISIS e levadas à escravidão. Alguns deles eram da minha idade, outros eram mais velhos, e alguns deles vivenciaram essa violência na frente dos filhos, porque os filhos também foram levados para o cativeiro com elas. Foi feito de forma visível para destruir a família, destruir a mulher, destruir a comunidade. Não foi feito em segredo, foi feito publicamente.

Uma coisa que tenho tentado fazer em minha defesa é explicar às pessoas no Iraque com quem interajo, [que] os grupos terroristas no caso do ISIS e outros, se concentram especificamente nas mulheres para destruir comunidades porque sabem que as mulheres são uma parte essencial do seu tecido.

Grupos terroristas usam o estupro como uma forma de destruir as mulheres porque sabem que isso pode ficar com as mulheres. Eles sabem que o estigma e a vergonha em muitas comunidades seguem uma mulher após escravidão sexual e estupro. Foi exatamente isso que o ISIS fez. Não foi um acidente. Este era um plano sistemático. O ISIS intencionalmente queria que as mulheres tivessem filhos nascidos de estupro quando os compravam e os vendiam em escravidão sexual. Porque eles sabiam que para uma comunidade pequena como os yazidis seria difícil para a comunidade se recuperar.

Para minha família hoje em dia, quando vejo minhas cunhadas depois do que elas passaram, nada é o mesmo para nós. Quando falamos não há mais nada para falarmos como uma família normal. Nós nos olhamos, eu sei que elas não querem falar sobre suas histórias, é claro, algumas delas nunca quiseram. Mas eu sei que quando olho em seus olhos há muito que elas querem falar, mas não o fazem.

AJ: Para as vítimas, por exemplo, em sua comunidade de origem, existem pessoas trabalhando com as crianças fruto do estupro, ou com essas famílias para tentar ajudá-las de forma terapêutica?

NM: Sim, existem iniciativas e grupos que estão ajudando. Mas não há nenhum esforço coordenado para tentar encontrar uma solução holística e focar em ajudar as mulheres e crianças a não desviar o foco para outras coisas.

AJ: Muito se resume apenas aos direitos de uma mulher ou uma criança. E, claro, quando não há responsabilização pelo crime cometido contra você, é uma grande coisa pedir à vítima que avance. É totalmente injusto, é impossível. Tenho tanta admiração por todas as mulheres como você que de alguma forma – com tanta graça – se mantiveram unidas e continuaram a fazer este trabalho, na ausência de justiça. Não consigo imaginar o quão difícil deve ser quando você e suas cunhadas e familiares se reúnem e se sentam com a realidade disso.

NM: É exatamente isso. Muitas vezes, quando minhas irmãs e cunhadas falam comigo, elas dizem: 'Por que você continua fazendo isso? dificuldades para falar sobre o que aconteceu com você, principalmente vindo daquela região. Ela vem com vergonha e estigma e ataques e assim por diante. Mas alguém tem que dizer o que aconteceu conosco. Sei que é a coisa certa a fazer porque sei que não serei a última a enfrentar esse tipo de violência. Então é por isso que eu tenho que fazer isso. Eu sei que vai levar muito tempo, mas eu sei que é a coisa certa a fazer.

AJ: Eu acho que você é muito corajosa, e seu trabalho é tão significativo, e você continuará salvando outras mulheres e crianças. Eu sei que você tem irmãos maravilhosos que defenderam você, e eu sei que meus filhos são assim na minha vida. Tantos homens e garotos incríveis ao redor do mundo estão lutando contra aqueles homens que cometem esses crimes, como seu marido maravilhoso.

NM: Vou dizer algumas coisas sobre meu marido e meus irmãos porque sinto que preciso. Quando contei aos meus irmãos, os que sobreviveram às valas comuns nos campos, porque o 60 Minutes queria nos entrevistar juntos, o cara me disse que se você fizer essa entrevista o mundo inteiro vai te ver e ouvir sua história. Eu tentei convencer meus irmãos e eles ficaram tipo ‘Você sabe que nós te amamos. Não queremos que você enfrente estigma e vergonha.” Mas eles me apoiaram no final e vieram comigo desde os campos até Irbil e fizeram a entrevista e ficaram orgulhosos.

E depois que eu estava fazendo esse trabalho, eu sabia que precisava de alguém para me apoiar, não apenas para trabalhar comigo como sobrevivente, mas para me amar, para me respeitar. Quando alguém vem e me pergunta onde e quando o ISIS te estuprou, para dizer a eles que essa pergunta não deveria ser feita, ela é uma humana, ela é uma sobrevivente e não mais uma vítima. Encontrei isso em Abid, meu marido. Ele me ouviu. Acho que não conseguiria sem ele. Espero que os homens no Iraque possam olhar para Abid e ver que ele está me apoiando e apoiando este trabalho e ele é tão apaixonado pelo que aconteceu com mulheres e meninas, e não apenas yazidis. Acho que precisamos de mais homens e há tantos homens bons no mundo que podem nos apoiar.

Quando fundei a Nadia's Initiative, eu só queria me concentrar em documentar o que aconteceu conosco e especialmente as histórias dos sobreviventes e o que o ISIS fez. Eu não queria ser a única a reconstruir a região porque não era minha responsabilidade como sobrevivente. Mas depois de sobreviver e viver naquele campo de deslocados, aprendi muito mais. Eu sabia que ser estuprada era uma coisa, mas viver em um campo de deslocados é outra experiência, especialmente para mulheres e meninas. Tudo o que estou fazendo pela Nadia's Initiative, veio da minha experiência, de testemunhar tudo no campo de deslocados, no cativeiro em casa e mesmo antes da chegada do ISIS. Leva tempo fazer projetos para documentar as evidências, mas mesmo com desafios, podemos usá-los para evitar que o que aconteceu conosco aconteça com os outros.

Fonte: Time

Comentários