Angelina Jolie entrevista ativista iraniana cuja a mãe foi assassinada em protestos no Irã


Por: Angelina Jolie

Roya Piraei, 25, estava morando com seus pais na cidade de Kermanshah, Irã, quando começaram os protestos pela morte sob custódia policial de Mahsa (Jina) Amini, uma jovem curda iraniana acusada de usar o lenço de cabeça de forma inadequada. Em 20 de setembro, a mãe de Roya, Minoo Majidi, entoava slogans com outros manifestantes quando as forças de segurança em motocicletas atiraram nela à queima-roupa. Ela morreu com 167 projéteis de espingarda nas costas.

Roya deixou o país para sua segurança após o funeral. Uma jovem de inteligência e graça, ela me disse que a morte de sua mãe foi “como um furacão, levou embora tudo. A Roya de antes da morte de minha mãe se foi”, disse ela. “Acho que fui enterrada com ela.” Ela falou da França sobre sua dor e suas esperanças para o futuro do Irã.

Como você está lidando com o choque?

A ferida em meu coração, é como se estivesse se renovando a cada dia. Estou tentando ser estável. Mas é muito difícil. Eu tenho que seguir em frente, porque devo fazer o meu melhor para ser uma voz para a voz silenciada da minha mãe e das outras pessoas que estão sendo mortas. Ela deu a vida por aquilo em que acreditava. Ela buscava liberdade e justiça para Mahsa e toda a geração jovem como eu.

Como foi para você crescer no Irã?

Não estou dizendo que eu tinha uma vida normal. Ninguém tem uma vida normal sob o controle da República Islâmica. Mas eu realmente apreciei minha família, porque nunca senti que eu deveria ser algo que não estivesse perto deles. Eu era livre para pensar e fazer o que eu gostava. A pressão era mais da sociedade, do governo. Antes de tudo isso acontecer, eu era realmente próxima de minha família. Eu me senti tão abençoada. Através de toda essa escuridão [do] que a República Islâmica fez à nossa sociedade, nós tínhamos um ao outro, nós nos amávamos

Já houve protestos antes. O que você sente que é diferente desta vez?

Esta revolta começou com a exigência de liberdade para as mulheres. A morte de Mahsa foi como uma faísca. Estávamos lutando contra muitas coisas: corrupção em todas as organizações – no sistema educacional, na política e na economia, na administração – em todos os lugares, em tudo. Agora todas as etnias de todo o Irã estão unidas. Todas as pessoas querem retomar seu país. Homens e mulheres lutando lado a lado, e isso é uma coisa enorme. Porque todos sabem que exigir liberdade para as mulheres leva à liberdade para toda a sociedade.

Qual é a esperança do que é possível? O que você gostaria de ver?

Eu não sou política. Posso apenas responder pelo que vi e ouvi. O principal é que as pessoas não querem um regime que mata cidadãos. Tenho esperança, porque acho que há muitas pessoas decentes e educadas no Irã e uma Geração Z com grande potencial. Tudo o que posso dizer é que acredito no meu povo.

Espero que, por mais que demore - e espero que seja logo - que haja mudança e que haja paz para as mulheres.

É um longo caminho, mas eles não vão voltar para aquela escuridão. Eles perceberam que este regime não pode ser consertado, então acho que sua união é a chave para a vitória e para vencer esta revolução.

Outra coisa é o apoio que outros países podem ter para nós. Todos na oposição dizem que a República Islâmica deve ser isolada, que os diplomatas devem ser expulsos do exterior. Sei que nossa voz foi alta e todos começaram a nos ver, em vez dos mulás e da República Islâmica. Nós somos os representantes do Irã, não eles.

Se não for muito doloroso perguntar, como era sua mãe?

Minha mãe, ela sempre acreditou na liberdade. Ela se importava com os seres humanos. Ela foi muito paciente, por causa de seu grande coração e bondade. Gostava de esportes, literatura e por um tempo andou a cavalo. Ela era uma pessoa realmente ativa. Ela estava cheia de vida. Nós compartilhamos tudo. Perdi a pessoa mais querida da minha vida, e é por isso que sinto que eles também me mataram.

Poucas mães e filhas lutam lado a lado por mulheres e liberdade. Tenho certeza de que você sabe que ela ficaria muito orgulhosa da maneira como você está lidando com este momento.

Eu realmente tento acreditar nisso, mas às vezes me sinto tão entorpecido. É uma pena que estejamos perdendo todas essas pessoas preciosas nas mãos desses assassinos.

Eu sei que não há palavras para corresponder a este momento. Perdi minha mãe [para o câncer], mas tive anos para me despedir dela. Não foi outra pessoa que a tirou de mim, ou quem deu desculpas para seu assassinato.

A perda é um grande problema. Eu nunca perdi ninguém antes. Mas isso não é normal. Como você disse, ninguém levou sua mãe embora e você teve tempo de se despedir dela. Nada sobre a morte da minha mãe é normal. Muitas pessoas que perderam seus entes queridos foram pressionadas pela República Islâmica a contar mentiras. Alguns deles foram presos. Eles até roubaram os corpos de seus entes queridos.

É uma crueldade impensável. Eu realmente rezo para que por toda a coragem e sacrifício, nasça algo novo que tenha luz e liberdade.

Haverá, porque pagamos por isso com nossos entes queridos. Com vidas. Portanto, não será desperdiçado.

Fonte: TIME

Comentários