Angelina Jolie e a diretora Danya Tamor falam sobre a peça da Broadway The Outsiders

Por: Angelina Jolie

Fotos: Andy Henderson

"Para poder levar qualquer artista ao extremo", diz a diretora Danya Tamor, "você obtém os melhores resultados se ganhar a confiança dele primeiro". É uma filosofia que se mostrou particularmente útil no último trabalho de Taymor: a adaptação musical musculosa e ambiciosa do romance seminal de S.E. Hinton, The Outsiders, que estreou ontem à noite no Bernard B. Jacobs Theater, na Broadway. A história, a esta altura, já é bem conhecida, acompanhando os garotos descontentes de duas gangues rivais, os Greasers e os Socs, em Tulsa, Oklahoma, em 1967. Mas, apesar de ter sido adaptada duas vezes - por Francis Ford Coppola em 1983 e novamente para a televisão em 1990 -, a versão de Taymor, com um livro vigoroso de Adam Rapp com Justin Levine e música folk-pop estimulante de Jamestown Revival e Levine, está preparada para apresentá-la a um novo público.

Angelina Jolie, que entrou como produtora depois de assistir à estreia mundial da produção no La Jolla Playhouse na primavera passada, não poderia estar mais entusiasmada. "É um estudo extraordinário do homem através dos olhos de uma jovem que claramente tinha tanto amor, afeição e compreensão [por eles] em uma idade tão jovem", diz o ator. "Nós os vemos em seu ponto mais baixo, nós os vemos tentando, nós os vemos leais, nós os vemos amando, nós os vemos quebrados, nós os vemos violentos." Na semana passada, enquanto o elenco dava os últimos retoques no espetáculo (e as réplicas de um terremoto de magnitude 4,8 ecoavam pela cidade de Nova York), ela e Taymor se reuniram no Bernard B. Jacobs Theatre para falar sobre a formação de caráter, a colaboração e por que The Outsiders resiste ao teste do tempo.

DAYNA TAYMOR: Você chegou a ver algum dos nossos últimos ensaios?

JOLIE: Foi emocionante? 

TAYMOR: Sim, mesmo que não seja o fim, pode parecer que sim. 

JOLIE: É o fim de um capítulo.

TAYMOR: É, mas acho que isso pode ser triste. A lua nova vai acontecer na próxima semana, então sinto que estamos alinhados. Mas, sim, foi emocionante. Fizemos nosso último aquecimento e fizemos nosso ultimo exercicio de imitação. Todos fizeram. Às vezes, eu as faço com parceiros, mas esse foi um círculo grande.

JOLIE: Bem, vamos falar sobre isso, porque é uma coisa muito incomum que você faz como diretora. Eu observei o efeito que isso tem em todos os artistas. Como você chegou a esse processo?

TAYMOR: Comecei em um pequeno teatro chamado The Flea, e estava fazendo uma peça sobre duas irmãs no Colorado. Eu tinha umas atrizes ótimas, muito nova-iorquinas. Eu pensava: "Temos que entrar em nossos corpos para que elas se sintam como se vivessem em uma fazenda, e estivessem tosquiando ovelhas." Então, comecei a fazer um aquecimento físico. E como elas interpretavam irmãs, pensei: "Essas meninas que não são parentes precisam se conhecer de verdade". Foi então que começamos a fazer os exercicios de imitação, onde há contato visual e uma pessoa lidera e a outra segue. E, com o passar do tempo, ao auxiliar outros diretores ou trabalhar em diferentes espaços, fui acumulando outras coisas que entraram no aquecimento. Há uma coisa incrível chamada Memory Play que aprendi com um diretor israelense. É o método de Tadeusz Kantor, um diretor polonês. Ele pediu que as pessoas falasse de suas lembranças, e então você escolhe duas dessas lembranças e faz pequenas encenações com elas.

JOLIE: Sem dialogos.

TAYMOR: Sem dialogos. É uma maneira de nos conhecermos e aprendermos a tocar o corpo uns dos outros com consentimento, para que, quando tivermos de fazer isso no palco, tenhamos familiaridade e possamos ser livres.

JOLIE: Foram as coisas que você fez que tornaram essa comunidade uma grande comunidade, porque isso realmente poderia ter tomado muitos rumos diferentes. Há tantos jovens naquele palco fazendo tanto trabalho, e é um trabalho muito, muito desafiador, um dos trabalhos mais difíceis que já vi. Mas você os estimulou e os incentivou. Você é uma diretora muito forte. Eu notei isso.

TAYMOR: Obrigado.

JOLIE: Mas, da mesma forma, você diz: "Quero ter certeza de que você está segura e se sente bem com isso e sabe que isso está dentro de você, mas vou pressioná-la para que você descubra algo ou vá a um lugar onde não se sente confortável".

TAYMOR: Para poder levar qualquer artista ao extremo, você obtém os melhores resultados se ganhar a confiança dele primeiro.

JOLIE: Certo.

TAYMOR: Lembro-me de quando era atriz na faculdade e um diretor riu de mim e me deu vontade de parar. Na verdade, eu era incapaz de fazer o que eles queriam que eu fizesse. É um sentimento que ficou comigo porque fiz o oposto do que o diretor queria. Penso muito nisso, porque quero pressionar as pessoas, ser rigoroso e exigir excelência, mas é possível fazer isso de uma forma alegre e saudável, em que as pessoas se sintam bem cuidadas.

JOLIE: O momento na noite passada, em que eles saem do palco, veem você, dão um sorriso tão grande e o abraçam, é um relacionamento tão bonito. Esse material precisava disso. Acho que é por isso que ele é tão bem-sucedido, porque todo mundo é tão sincero lá em cima.

TAYMOR: Não é tangível, mas é indiscutivelmente a coisa mais importante. Você quer que todos tenham participação no jogo e se sintam responsáveis, como se fosse deles, e não como se fossem apenas um adereço dentro dele.

JOLIE: É muito claro que eles têm. Todos têm seu momento. E você não está fazendo isso apenas por fazer. Algumas pessoas dão um momento a um ator para que ele tenha um momento. Mas você tem a narrativa e a compreensão de quem são essas pessoas diferentes, por que esses personagens diferentes são tão essenciais para a história e o mundo do espetaculo. E então você tem momentos especiais que realmente combinam com eles, o que é lindo. Os melhores diretores com quem trabalhei entenderam a mim e ao personagem o suficiente para nos ajudar a nos tornarmos um.

TAYMOR: Você tem que se fundir. É um grande pedido, porque você está pedindo que eles não coloquem uma armadura entre eles e o personagem, e isso pode trazer à tona algumas coisas assustadoras. Mas a fusão é o que mais me entusiasma na atuação como forma de arte, especialmente no teatro. Para eles, é legal se sentirem donos desse personagem, de seu arco neste mundo.

JOLIE: É seu primeiro musical. Sei que você estuda muito e é inteligente com quem esta ao seu redor, mas deve ter havido momentos em que você se sentiu um pouco assustada ou insegura. Houve áreas específicas em que você sentiu que precisava se concentrar mais?

TAYMOR: Acho que o tamanho do projeto é muito maior do que o de uma peça, porque você tem muito mais colaboradores de alto nível. Em uma peça, é você e o dramaturgo. Aqui, é você, o escritor do livro, os compositores, os coreógrafos, o diretor musical. É muito grande. Mas eu adoro colaboração, e esse é um dos principais motivos pelos quais sou diretora. Mas houve alguns momentos em que eu pensei: "Quem está no comando? Ah, droga, sou eu".

JOLIE: "Quem vai gerenciar isso?"

TAYMOR: Sim. Outra coisa que aprendi, e não de uma forma arrogante, é que a maneira como você entra em um espaço quando é o diretor é muito importante. Portanto, mesmo quando estiver me sentindo desafiada, se eu entrar com uma atitude boa e positiva, faremos um trabalho melhor. Se eu chegar chateada e irritada, faremos menos.

JOLIE: Isso é uma coisa importante para se aprender, e é muito, muito verdadeiro. Embora saibamos disso, é difícil não ficar frustrado, especialmente quando se está tentando levar o navio adiante.

TAYMOR: Sem dúvida.

JOLIE: Não sou a pessoa mais paciente. [Risos].

TAYMOR: Eu também não. Mas me tornei mais paciente porque assim, conseguimos resultados. Nem sempre é fácil, mas pelo menos um musical é menos solitário do que uma peça. Tenho Rick e Jeff [Kuperman], os coreógrafos. Quando estou muito fraca ou me sentindo cansada, posso dizer: "Ei, pessoal".

JOLIE: "Você pode assumir o controle?" E isso é por nunca ter dirigido uma peça, e certamente não um musical, mas fiquei impressionada com o tanto de coisas que você tem de decidir com todo mundo, a música, a edição, a deixa. É preciso decidir onde colocar o foco do público, quando a música começa, onde cortar, onde deixar as pausas, o ritmo, o tom, todas essas coisas para as quais normalmente se tem tempo em outros gêneros. Todos vocês estão fazendo essa coisa linda juntos. Todos estão falando uma linguagem tão forte e coordenando tanta coisa ao mesmo tempo. Foi incrível assistir e vivenciar esse efeito e levar a história adiante.

TAYMOR: E com relação ao seu ponto de vista sobre quando as edições acontecem, no teatro a edição acontece ao vivo, na frente das pessoas, o que é excruciante, mas incrível. É um trabalho diferente da direção de um filme, porque em um filme, você quer obter tudo o que puder e, mais tarde, decidirá como tudo funciona em conjunto e qual é o ritmo. Você pode ter palpites, mas isso pode mudar. No teatro, e especialmente em um musical, você tem tanto e tão pouco controle. Uma coisa especial em nosso musical é o uso do silêncio e da quietude. Só podemos ter silêncio porque temos ruído ou música. Não é possível criar silêncio a partir do silêncio.

JOLIE: [Pausa] Talvez estejamos tendo outro terremoto.

TAYMOR: Eu senti isso. Parece um terremoto ou parece um trem? É uma loucura que Nova York esteja tendo um terremoto. O mundo está tão desequilibrado.

JOLIE: Eu sei. De qualquer forma, os adolescentes são reais, e é por isso que isso tem sido tão relevante por tanto tempo. Eles querem conversar, seja sobre um terremoto em Nova York ou qualquer outra coisa. Há tanta coisa acontecendo ao redor deles, que é essencial encontrá-los onde estão e ter histórias que os ajudem a ver como os outros passam por perdas, suicídio, violência, bullying, pobreza, dor, racismo. É importante testemunhar e ser exposto a histórias que falem sobre algumas das realidades da vida sem simplificá-las ou suavizá-las. Muitos jovens, como os que vimos ontem à noite, que estavam tão emocionados, precisam ser capazes de ter essas discussões.

TAYMOR: Sem dúvida. Eu tinha a idade do personagem Ponyboy quando perdi um grande amigo por suicídio. E, embora desejássemos que os jovens não sofressem violência, perda ou abuso, eles sofrem. Pensei muito em meu amigo durante a produção deste filme. Pensava: "Nossa, isso não teria melhorado nem feito com que o problema desaparecesse, mas poderia ter me ajudado a superá-lo, porque pode ser muito isolante quando você sofre violência em casa ou passa por uma perda". Esse é um presente que o livro de Susie Hinton deu a muitas pessoas.

JOLIE: Sim, com certeza. Estou muito animada para que as pessoas o vejam.

TAYMOR: Eu também.

JOLIE: Acho que quando as pessoas ouvem que é um musical, não faz sentido para elas, certo? As pessoas dizem: "Como isso pode ser um musical?" E você pode entender perfeitamente por que isso seria um grande desafio. É claro que é. Eu vi vocês lutarem para encontrar o tom, encontrar o equilíbrio. A todo momento, quando havia uma escolha a ser feita, vocês sempre faziam a escolha mais difícil, o que é um grande mérito para vocês como diretores e para todos os artistas que estão envolvidos nisso.

TAYMOR: Obrigado.

JOLIE: Você realmente fez isso. Houve momentos em que fiquei nervosa por todos, até fisicamente. Ou pensava: "Será que essa necessidade pode ser atendida emocionalmente todas as noites? Será que eles estão prontos para assumir mais?" Mas adorei o fato de todos vocês terem decidido que essa seria a maneira de fazer isso.

TAYMOR: Bem, isso me leva de volta ao aquecimento e à formação do grupo. No caso do Ponyboy, por exemplo, todas as noites ele tem de passar por tantas coisas. Mas, no final, ele sempre se senta à mesa com seus irmãos, então você sabe que, mesmo que tenha de passar por esse sofrimento tremendo, há um lugar onde você vai aterrissar suavemente. Estou tentando construir algo que possa ser repetido, mas que também esteja vivo, o que é uma contradição louca. É impossível que seja a mesma coisa todas as noites, por isso quero incentivar a vivacidade. Acho que também pode ajudar pensar nisso como um passeio. Você pensa: "Ah, droga. Estraguei essa parte do passeio". Bem, qual é o próximo ponto em que você pode voltar para não ficar desmoralizado?

JOLIE: Isso é maravilhoso. Esse é um grande presente que se pode dar a um artista e a uma pessoa. Você pode ser humano e pode ter dias ruins e ser imperfeito.

TAYMOR: E quando você pede às pessoas que se exponham tanto quanto eu peço a esses atores, é preciso dar-lhes suavidade, uma forma de se reabastecerem ou se protegerem. No início, quando eu estava fazendo o material intenso, não sabia muito sobre como criar cuidados dentro do sistema da peça. Lembro-me de fazer uma peça e ver a luz de um ator como ser humano se apagar. O desempenho foi incrível, mas eles estavam tristes.

JOLIE: É muito importante para você ver isso. Posso lhe dizer que, como artista, já estive em uma situação em que senti que era apenas eu que estava cuidando de mim mesma. Você é pressionada, fica esgotada. Eles tiram a loucura de você, tiram a dor de você, mas não o colocam de volta no lugar. Precisei envelhecer para conseguir encontrar melhor esse equilíbrio para mim.

TAYMOR: É difícil.

JOLIE: É um presente e tanto para eles. Talvez tenha sido você quem me disse isso, sobre a visão dos homens nessa peça. Foi escrita por uma mulher e agora é dirigida por uma mulher, mas The Outsiders é uma maneira muito bonita de ver e entender os homens. Acho que é muito fiel à vida. Eu amo esses homens, minha filha ama e você ama. Por que amamos esses homens? Eles não são perfeitos. Nós os vemos em seu ponto mais baixo, nós os vemos tentando, nós os vemos leais, nós os vemos amando, nós os vemos quebrados, nós os vemos violentos. É um estudo extraordinário do homem pelos olhos de uma jovem que claramente tinha tanto amor, afeição e compreensão [por eles] em uma idade tão jovem.

TAYMOR: Sim, ela tinha. Ela também tinha compaixão. Algo em que penso muito é o fato de que os forasteiros não são apenas os valentões. Ela vê por que até mesmo como os personagens que você consideraria vilões, são como são, como a riqueza, o poder e o privilégio podem realmente corroer a pessoa que os detém.

JOLIE: Certo.

TAYMOR: Acho que é por isso que as pessoas realmente adoram a atuação de Kevin [William Paul] como Bob, porque é real. Ele realmente não está tentando ser "bom". A única maneira que ele sabe como se sentir é por meio da violência. Não sabemos como é sua vida familiar. Há algo tão profundo na mente de Susie [Hinton] que ela estava curiosa sobre isso. É uma história incrível porque atrai pessoas de todas as idades, raças, classes, gêneros e ideologias políticas. O material é muito aberto. Acho que há uma chance de que tipos realmente diferentes de pessoas possam acabar no mesmo lugar, o que é muito raro atualmente.

JOLIE: E muito necessário. De alguma forma, você conseguiu fazer tudo isso e torná-lo um dos mais divertidos...

TAYMOR: Isso não é uma palavra ruim.

JOLIE: Não é uma palavra ruim. É intenso, dramático, real, autêntico e fundamentado, e também é muito divertido. Isso é muito, muito difícil de conseguir. Acho extraordinário o que você fez. Quando vejo alguém sentado em sua dor, não fico tão comovida. Mas quando vejo alguém ainda tentando viver, ainda tentando sorrir, ainda tentando superar a dor, isso é sempre muito comovente.

TAYMOR: Sim, há uma ótima direção de palco de Chekhov que é "através das lágrimas". Não "em lágrimas", mas através das lágrimas, o que considero muito ativo. Pensei muito nisso ao dirigir essas cenas dolorosas. Você está tentando atravessá-las, não está sentado nelas.

JOLIE: Não.

TAYMOR: Raramente ficamos sentados.

JOLIE: Não, mas atuar às vezes pode parecer isso.

Fonte: Inteview Magazine

Comentários