Angelina Jolie escreve carta de amor para o Dia das Mães ao New York Times

Por: Angelina Jolie
A força de uma mãe

Este ano, lembro-me do espírito de minha mãe e do poder de tantas mulheres que conheci em todo o mundo.

O dia das mães é difícil para quem perdeu a mãe, mas este ano deve ser particularmente por causa do coronavírus. Muitas pessoas perderam os pais de repente, sem estar ao seu lado, capazes de cuidar deles e retribuir seu amor da maneira que sempre imaginaram.

Perdi minha mãe na casa dos trinta. Quando olho para trás, vejo o quanto a morte dela me mudou. Não foi repentino, mas muita coisa mudou dentro de mim. Perder o amor e o abraço quente e suave de uma mãe é como ter alguém lhe arrancando o cobertor que lhe protegia.

Fiz uma pequena tatuagem na minha mão direita depois que minha mãe morreu, sabendo que as tatuagens das mãos desaparecem com o tempo. Para alguns, parece uma letra "m". Mas não era um "m" para Marcheline, o nome dela. Era um "w" para "Winter" - a música dos Rolling Stones que ela cantava para mim quando eu era bebê, algo que eu me lembro de amar quando menina. "Com certeza era um inverno duro e frio", e ela cantava o trecho, "Eu quero envolver meu casaco em torno de você", e ela me envolvia em meus cobertores e me aconchegava.

Eu amei minha mãe. Ela foi criada como católica no lado sul de Chicago. Meu avô, que lutou na Segunda Guerra Mundial, adorava boliche, M * A * S * H, Benny Hill e minha avó, Lois. Minha avó morreu antes de eu nascer, quando minha mãe tinha vinte anos. "Lois Diamante", era como o namorado da minha mãe a chamava. Não porque ela era uma socialite, mas porque ela limpava o chão usando seus diamantes. Antes de meus avós se mudarem para Los Angeles na década de 1960, eles jogavam boliche. Seus pais antes deles administravam um bar.

Ela adorava se sentir viva. Ela adorava rir. Quando eu estava triste, ela tocava aquelas músicas de rock e me lembrava do fogo interior que havia em mim. Uma das minhas primeiras lembranças é a de acender velas e colocar álbuns dos Beatles pela casa na noite em que John Lennon foi morto. Minha outra lembrança dela preocupada com a saúde de uma figura pública, foi quando o papa João Paulo II foi baleado.

Perder a mãe a deixou profundamente triste. Quando meu pai teve um caso extraconjugal, isso mudou sua vida. Isso destruiu seu sonho de ter uma vida familiar. Mas ela ainda amava ser mãe. Seus sonhos de ser atriz desapareceram quando ela se viu, aos 26 anos de idade, criando dois filhos com um ex-marido famoso que lançaria uma longa sombra sobre sua vida. Depois que ela morreu, encontrei um vídeo dela atuando em um curta-metragem. Ela era boa. Tudo era possível para ela.

Antes de sua morte, ela me disse que os sonhos podem simplesmente mudar de forma. Seu sonho de ser artista era, na verdade, o sonho de sua mãe. E depois ela esperava que fosse meu. Penso em como isso deve ser verdade para tantas mulheres diante de nós, cujos sonhos levaram gerações para se realizar.

Ouvindo “Winter” agora, percebo o quão solitária e com medo minha mãe deve ter ficado, mas também como ela estava determinada a lutar para garantir que seus filhos estivessem bem. Como o "w" desapareceu na minha mão, o mesmo aconteceu com a sensação de lar e proteção. A vida deu muitas voltas. Eu tive minha própria perda e vi minha vida tomar uma direção diferente. E doeu mais do que eu imaginava.

Mas agora, com minhas meninas crescendo e tendo as idades de que me lembro tão bem como filha, estou redescobrindo minha mãe e seu espírito. Ela era uma garota que dançou a noite toda na Sunset Strip e adorava rock 'n' roll. Ela era uma mulher que amava, mesmo depois da perda, e nunca perdeu a graça e o sorriso.

Agora eu sei como é ficar sozinha e envolver meu casaco naqueles que eu amo. E conheço o enorme sentimento de gratidão por ser forte o suficiente para mantê-los seguros e aquecidos. Quando seus filhos entram em sua vida, eles imediatamente e para sempre vêm em primeiro lugar.

Neste dia das mães, penso nas mães refugiadas que conheci, vivendo em situação de pobreza e deslocamento. Todos começaram sua jornada de maternidade com a promessa de fazer tudo o que podiam para proteger seu filho. Dar a vida, se necessário. E se ela é derrotada e silenciada, poucas coisas são mais trágicas.

Através dos refugiados, acredito que a mãe é a pessoa mais forte do mundo. A suavidade de sua pele é enganosa. Ela é uma força impulsionada pelo amor e lealdade. Não há ninguém que resolva mais problemas. Quando ela só tem amor para dar, ela flui de sua alma.

Quando uma mãe procura ajuda e você não a fornece, ela pode chorar. Mas ela nunca vai desistir. Quando você nega a segurança e o abrigo infantil, ela pode procurá-lo em uma terra hostil onde seu corpo está vulnerável a abusos. Seu coração ficará doente com a perda. Mas ela lutará pelo filho. Porque ela é mãe.

Mulheres vítimas de abuso não são "mulheres fracas", geralmente são mães. Muitas vezes, elas estão tentando lidar com o perigo sem saída. Elas ficarão entre o filho e o mal. Elas enfrentarão isolamento e críticas. Mas o único pensamento delas será: “Me machuque, não o meu filho. Insulta e me ignora, mas não o meu filho. Leve minha comida, mas não a de meu filho. "

Uma mulher assim sofrerá dores inimagináveis ​​na guerra ou no campo de refugiados, mas não deixará o filho e não procurará outra vida. Ela ficará 10 anos, 20 anos ou mais, se necessário. Lembro-me de todos os rostos bonitos das mães refugiadas que conheci, como páginas de um álbum de família. Seus olhos cheios de exaustão, mas nunca desistindo. Porque as que já foram filhas devem agora embrulhar seu próprio filho em um cobertor.

Nada é mais doloroso para uma mãe ou pai do que ser incapaz de fornecer ao filho as coisas que eles precisam. Esta é uma realidade que muitas famílias estão enfrentando durante essa pandemia, mesmo na América. Mas aprendi que, quando as crianças sabem o quanto você as ama, às vezes esse entendimento conta mais do que a coisa em si. E quando eles crescerem, sabendo que você nunca os abandonou, nem os deixou em uma situação insegura, ou nunca parou de lutar por eles, será o que vai contar.

Portanto, para as mães de todos os lugares que se sentem impotentes - mas que ainda dão todo o resto de energia, seu último pedaço de comida e o único cobertor para os filhos - eu as honro.

E para quem está de luto neste dia das mães, espero que você encontre consolo e força em suas memórias.

Fonte: New York Times

Comentários