Angelina Jolie fala sobre seu novo filme para o Associated Press


Por: Jake Coyle

Taylor Sheridan, inicialmente contratado para reescrever o thriller de ação nas montanha “Aqueles Que Me Desejam A Morte”, gradualmente investiu mais no filme. Quando primeiro diretor desistiu, ele ligou para o estúdio com uma oferta.

"Eu lhes disse, se eu conseguisse que Angie faça isso comigo, vou dirigi-lo para vocês”, diz Sheridan. “Eles disseram: 'Ótimo. Você nunca vai conseguir Angie. '”

O ceticismo por parte dos executivos da Warner Bros. era justificado, Angelina Jolie, cujas prioridades se centraram na produção de filmes, no trabalho internacional e na família, não estrelou um filme live-action em seis anos. Na última década, suas únicas atuações principais foram dois filmes “Malévola” e “By the Sea”, que ela dirigiu e estrelou ao lado do então marido Brad Pitt.

Mas o momento de Sheridan estava certo. Jolie, passando por um divórcio doloroso e demorado, estava mais interessada em um papel mais rápido e simples no set. E o papel de um bombeiro saltador, assombrado pelo trauma e pela culpa, era potencialmente catártico.

“Todos nós temos momentos em nossas vidas em que estamos quebrados. E nós sofremos e não temos certeza se temos algo sobrando em nós ”, disse Jolie em uma entrevista ao Zoom de Los Angeles. “Eu me identifiquei mais com uma parte dela que não sentia que poderia fazer muito, e não fazia isso há muito tempo. Estar nesta situação e ter um diretor sensível e ao mesmo tempo atento à experiência humana, para ir até lá e senti-la, mas também para te empurrar para encontrar a tua força e seguir em frente. ”

“Era realmente o que eu precisava naquela época”, diz Jolie.


“These Who Wish Me Dead”, que estréia no dia 14 de maio nos cinemas americanos e simultaneamente na HBO Max, é uma anomalia por outros motivos também. É um filme de gênero protagonizado por estrelas não baseado em propriedade intelectual conhecida, feito por um grande estúdio. (O filme é baseado no livro de Michael Koryta de 2014 ). Como os filmes anteriores de Sheridan - “To Hell or High Water”, “Sicario” (ambos os quais ele escreveu) e “Wind River” (que Sheridan escreveu e dirigiu), é um conto de sangue e justiça em uma vasta e violenta paisagem americana.

“Soar como algo da geração do milênio, é muito apropriado para mim”, diz Sheridan, rindo. “Mas o que é único é que fizemos isso em um estúdio. Este é um filme de estúdio e eles confiaram em nós para fazer isso. Fizemos isso como um filme dos anos 70. Eles o promoveram como um filme dos anos 70. O maior elemento do século 21 é o fato de que você poderá transmitir ou ir ao teatro. ”

Na história do longa, Hannah Faber (Jolie) encontra um menino de 12 anos (Finn Little) perdido na floresta, fugindo de dois assassinos. A cena foi filmada no Novo México em maio e junho de 2019 - um mês depois que Jolie e Pitt foram declarados legalmente solteiros por um tribunal.

A neve ainda estava caindo nas montanhas. Além dos arredores naturais, Sheridan ergueu uma floresta falsa e a incendiou. Jolie, uma estrela de ação em “Mr. & Mrs. Smith ”,“ Salt ”e“ Lara Croft: Tomb Raider, ”realizaram muitas de suas acrobacias. Sheridan, acostumado a fazer filmes com temas que envolvem esse ar de faroeste, tinha poucos luxos a oferecer além de aquecedores em tendas e serviços de artesanato luxuosos. Ele alegremente relembra a experiência como miserável.

“Você sabe, o personagem meio que arrasta Angie através do inferno emocional, e então eu a drogo através do inferno físico”, diz Sheridan de uma quarentena remota à beira de um lago em Ontário. “É assim que somos feitos para o filme.”

“E eu adorei cada minuto disso”, diz Jolie, sorrindo.

Jolie será vista a seguir em “Eternals” da Marvel, da diretora de “Nomadland” Chloé Zhao - outro cineasta atraído por novos contos nas velhas fronteiras americanas . Foi uma pausa inesperada na direção de Jolie, que dirigiu pela última vez o drama de genocídio cambojano de 2017, “First They Killed My Father”.


“Eu prefiro dirigir, mas atuar me dá mais tempo em casa”, diz Jolie. “É menos um compromisso.”

Ainda assim, as chances de tais desempenhos estão diminuindo. A pandemia, diz Jolie, de 45 anos, tem sido um momento de reavaliação - e os filmes são uma prioridade cada vez menor.

“Eu estava meio que passando mais tempo em casa apesar de tudo por motivos familiares diferentes. Mas se antes eu gastava metade do meu tempo no meu trabalho internacional, acho que agora vou gastar 80% do meu tempo neste outro trabalho. Vou fazer menos trabalho no cinema. Não desistir de nada, mas muito menos ”, diz Jolie. “Estou mentalmente mudando para uma época diferente da minha vida.”

Jolie é enviada especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados desde 2012. Ela aplaude a recente expansão das admissões de refugiados nos EUA pelo presidente Joe Biden, mas vê uma crise global apenas piorando, especialmente à medida que os países que lutam contra a pandemia recuam da ajuda externa.

“Na última década, vimos os números dobrarem. Estamos olhando para 80 milhões de pessoas deslocadas. Muitas dessas pessoas estão deslocadas por causa do clima e da maneira como isso está mudando, e isso vai continuar mudando ”, diz Jolie. “Se não levarmos a sério, veremos um colapso completo de muitas coisas para tantas pessoas. Ou este pode ser o ponto de viragem em que todos nos unimos. ”

Ao fazer malabarismos com a desigualdade global e a turbulência pessoal, é fácil ver como as demandas físicas e diretas de “Aqueles que me desejam a morte” atrairiam Jolie.

“Gosto de personagens cuja jornada física é paralela à jornada emocional pela qual estão passando”, diz Sheridan. “Ela estava no jogo. Estava frio. Eu dizia, 'Entre no rio' e ela dizia, 'OK, estou entrando no rio.' ”

Comentários