Angelina Jolie concede entrevista para a revista francesa Paris Match

A Bela e a Abelha

Por: Elizabeth Lazaroo

Por uma boa causa, ela está sempre pronta para criar um burburinho! Defensora dos refugiados e crianças vulneráveis, ativista incansável pelos direitos das mulheres, a superestrela de Hollywood está agora colocando sua aura de aventura humanitária a serviço do Mulheres pelas Abelhas, um programa de preservação de abelhas e treinamento desenvolvido pela UNESCO em parceria com a Guerlain. Incansável na frente humanitária, Angelina Jolie é igualmente ofensiva em sua vida privada: anunciado em 2016, seu divórcio de Brad Pitt ainda não foi finalizado...

Ela fez uma viagem especial de ida e volta. Em 21 de julho, Angelina Jolie esteve no maciço de Sainte-Baume, na Provença, para conhecer jovens apicultoras treinadas pelo programa Women for Bees, criado pela UNESCO e Guerlain. Depois de conceder os diplomas, ela se sentou à sombra dos plátanos do Observatório Frances de Apicultura para compartilhar um almoço com as participantes, acompanhada por um único guarda-costas, que mais parecia o detetive Columbo do que um guarda-costas. A estrela chegou com toda sua tribo - até mesmo os coelhos de sua filha Vivienne estavam na viagem.

E ela não achou apropriado visitar o Château Miraval, a propriedade comprada por 35 milhões de euros em 2011 em conjunto com Brad Pitt, que fica a apenas alguns quilômetros de distância. Sobre o passado, ela não pensa nisso. Há muitas lutas para serem lideradas. 

Nomeada em 2014 como Dama de Honra do Império Britânico em função de suas lutas contra a violência infligida a mulheres em zonas de guerra, a atriz destinou um terço de sua fortuna pessoal, estimada em mais de 160 milhões de dólares, para sua fundação e as causas que ela apoia. Seu mantra é: "Tornar o mundo um lugar melhor". 

Depois de passar 72 horas na França, aproveitando o sol da Provença e o encanto de Paris, onde visitou a exposição Banksy com sua família, ela retornou a Los Angeles. É de sua casa que a entrevista em vídeo foi realizada, pela tela do computador. Nada pode ser visto dentro de sua esplêndida vila dos anos 30, adquirida em 2017 e que já pertenceu a Cecil B. DeMille, o lendário diretor de cinema: 700 metros quadrados em 12 hectares, com vista para o oceano. Após sua separação de Brad Pitt em 2016, Jolie mudou-se para lá com seus filhos. Ela se descreveu como machucada... Mas o anjo rapidamente se transforma em fera, acusando Brad Pitt de comportamento violento contra seu filho, durante um voo privado, que resultou em sua separação. O ator foi absolvido pelo FBI, mas o ex-casal foi dilacerado por três anos por causa de sua batalha pela custódia. Angelina contesta que seja em partes iguais; um juiz favorável a Pitt foi demitido em razão de um conflito de interesses com os advogados do ator. A guerra dos ex se arrasta... Esta noite Angelina, olhos azuis turvos, concordou em fazer o jogo de perguntas e respostas, mas com algumas condições: Nada de falar sobre divórcio, Brad Pitt ou a propriedade de Miraval, que ela gostaria de vender. Sua assistente, um cerberus, cronometra a entrevista. Mas quando o tempo está prestes a terminar, a magnânima Angelina Jolie nos concede mais alguns minutos.

Paris Match: Comprometida por mais de vinte anos com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, estrela de Hollywood e musa da Guerlain... Como você vive essa grande lacuna entre glória, luxo e ativismo?

Angelina Jolie: Eu não separo. Tudo está conectado. Apenas tento ser honesta comigo mesma. 

Eu acordo primeiro como mãe. Meus filhos são minha prioridade. Em seguida, trabalho nas causas que apoio. Embora eu aprecie a oportunidade de ser atriz e diretora e ter um emprego que amo, não é o que me faz levantar de manhã.

O que motiva você?

Os outros. Quanto mais estou ciente das injustiças neste mundo, mais tento ajudar. Eu não posso ficar parado sem fazer nada. Muitas vezes sinto que nunca faço o suficiente para os mais vulneráveis. Quando eu era jovem, eu mantinha um diário, não para registrar minhas memórias, mas porque o mundo me perturbava. Escrever meus pensamentos era uma maneira de olhar para o outro lado. Mais tarde, percebi que os oprimidos precisavam do contato humano e, acima de tudo, que lhes devíamos reconhecer os crimes que sofreram. Não por pena, tenho um profundo respeito e admiração pelas pessoas que conheci. Quero ter certeza de que eles podem falar e que suas vozes sejam ouvidas. Estou pronta para dedicar minha vida a isto. Eu não quero fazer parte deste mundo que oprime os outros.

Sua mãe, Marcheline Bertrand, também era uma mulher comprometida, o que ela te ensinou?

Força. Aos 26 anos, ela se viu em necessidade. Ela estava criando meu irmão e eu sozinha enquanto meu pai [Jon Voight], que a traiu, recebia as glórias da fama em Hollywood. Seus sonhos de atuação e uma vida familiar desmoronaram. Mas ela sempre permaneceu digna e generosa. Apesar das dificuldades, ela nunca perdeu sua graça nem sua alegria de viver. Quando eu era pequena, ela costumava me embalar cantando a canção "Winter" dos Rolling Stones: "It sure was a cold, cold winter (E com certeza foi um inverno frio, muito frio)". Ela poderia dançar a noite toda ouvindo rock'n'roll. Ela também me ensinou a gentileza.

Por causa de sua mãe, você é um pouco francesa. Qual é a sua relação com nosso país?

Eu amo isso! Meus gêmeos nasceram em Nice, o que é uma lembrança muito feliz. Paris me comove: é toda a ternura da minha infância. Quando eu era jovem, minha mãe costumava me levar até lá. Eu me sinto feminina em sua capital. Ir ao museu, encontrar amigos íntimos, mostrar Paris, tão cheia de criatividade e elegância, aos meus filhos, é dar-lhes um presente e trazer-lhes um sentimento de liberdade e uma alma extra.

Três de seus seis filhos foram adotados, Maddox do Camboja, Zahara da Etiópia e Pax do Vietnã. O que você passa para eles e o que eles lhe ensinam?

A única coisa que me preocupa é guiá-los no caminho do bem. Estou atenta a tudo que possa influenciá-los. Meus filhos expandiram minha capacidade de amar e de dar minha vida aos outros. Conforme eles crescem e exploram o mundo, eu aprendo com as diferentes culturas de onde vêm.

Que papel as mulheres poderiam desempenhar na resolução de conflitos e impasses políticos?

Ao longo da história, as mulheres sempre foram excluídas das negociações de paz. Mas eu acredito no poder das mulheres. Em todos os lugares onde estive, eu as vi fazer a sociedade mudar. Elas são a base que ajuda todos a avançar, seja em suas famílias ou em suas comunidades. Em muitos aspectos, elas são a força motriz. É uma questão de sabedoria e senso comum: homens e mulheres devem participar juntos na tomada de decisões para construir o futuro. Chegou a hora, ainda há muito a ser feito! Dois terços dos analfabetos do mundo são mulheres, e 132 milhões de meninas ainda não estão na escola. Isto é uma loucura! Fico irritada por ainda termos que explicar que as meninas devem ter acesso ao conhecimento! Vamos parar de fingir que sua educação é um belo presente que podemos considerar, a nosso bel-prazer, para lhes dar ou não! É um direito! Por que proibi-las de afiar suas mentes? Do que a sociedade têm tanto medo? Devemos lutar contra aqueles que impedem as meninas de ir à escola.

Desigualdades entre homens e mulheres persistem em toda parte. Nos Estados Unidos, as mães são excluídas do mercado de trabalho porque não podem prestar serviços de cuidado infantil. Na França, a diferença salarial média entre homens e mulheres é de 28,5%. No entanto, o Ocidente prega o culto da mulher forte. O que você acha deste paradoxo?

Esta é uma visão muito masculina da sociedade, como uma desculpa para não fazer mais pelas mulheres. A expressão "mulheres fortes" dá a impressão de que elas nascem assim, enquanto que muitas vezes são as feridas que as empurram para a busca de resistência dentro de si mesmas. Elas próprias se protegem porque estão sob pressão. Ensinamos o resto do mundo, fingimos ser um país desenvolvido, mas somos incapazes de remediar a violência doméstica! Não há uma agenda política concreta para proteger as mulheres. Os países ricos não praticam o que pregam. Mas nós mulheres também precisamos refletir sobre o que pensamos ser nossa força. Estou convencida de que isso reside na gentileza e em nossa capacidade de amar.

Para conscientizar as pessoas sobre o programa internacional da UNESCO e da Guerlain, Mulheres pelas Abelhas, que visa treinar apicultoras, você chegou ao ponto de se cobrir com abelhas. Qual foi a sensação de estar em contato com elas?

Paz. O zumbido delas é quase meditativo. Eu sou naturalmente uma pessoa inquieta. Eu tinha que estar totalmente presente e atenta, como ensina o om no budismo. Imaginar um mundo sem abelhas é ficção científica. Sua população está em declínio devido à atividade humana, aos pesticidas e à mudança climática. Continuar neste caminho é colocar em risco nossa segurança alimentar e nossa biodiversidade. Muitos conflitos surgem da luta por recursos. Na última década, o número de pessoas deslocadas no mundo subiu de 41 milhões para 82 milhões! E ele vai dobrar novamente! Esta é uma perspectiva catastrófica.

Todos os meses você escreve um artigo para a revista americana "Time", novamente para denunciar guerras e injustiças. Você está se preparando para fazer um filme sobre um grande fotojornalista. Você se sente inclinada pelo jornalismo?

Não sei... Mas certamente quando estou em missão para a ONU ou escrevendo para a Time, faço o meu melhor para chegar lá, conhecer as pessoas certas e relatar as melhores informações possíveis. Uma grande parte do meu próximo filme, uma biografia sobre o fotojornalista Don McCullin, é sobre o advento do fotojornalismo dos anos 50 ao início dos anos 80: as mentiras durante a Guerra do Vietnã, o assassinato de Kennedy, o conflito em Biafra... Com a equipe, estamos investigando o que realmente foi dito aos cidadãos do mundo. Ainda hoje é muito difícil separar a verdade do falso, trazer à tona os fatos que foram distorcidos ou controlados, intencionalmente ou não, por governos e grandes empresas durante estas três décadas.

A beleza tem te acompanhado desde o nascimento. Você achou difícil lidar com isso em uma idade jovem?

Quando adolescente, eu não me enquadrava nos padrões da época. Fui ridicularizada por minha grande boca "cheia de dentes" e por meu físico diferente. Me sinto atraída por mulheres ou homens que se mostram naturalmente. Gosto das pessoas que exalam inteligência, as acho irresistíveis. Eu odeio falsidade e artifício. Quer me sinta bem ou mal comigo mesma, sempre tentei estar em sintonia comigo mesma. Hoje, gosto de envelhecer, não me sinto tentando me disfarçar de outra pessoa.

Comentários