Angelina Jolie concede entrevista para a revista People

Por: Marry Green

A mãe orgulhosa de seus filhos, o poder transformador de ajudar os outros e por que ela está se sentindo forte ao estrelar Eternos, seu primeiro filme de super-herói.

Enquanto Angelina Jolie caminhava no tapete vermelho em meados de outubro para seu novo filme Eternos (que estreia em 5 de novembro), seus olhos brilharam enquanto examinava os rostos dos jovens ao lado dela: Maddox, 20, Zahara, 16, Shiloh, 15 e Knox e Vivienne, 13 anos. As crianças (menos Pax, 17, que não compareceu) assistiram com orgulho, enquanto sua mãe conversava com a imprensa.

“Eles nem sempre ouvem e nem sempre acham que eu sou legal”, diz Jolie, 46, rindo. Mas agora ela está marcando pontos sérios de mãe legal com sua personagem em Eternos, a complicada guerreira-heroína Thena. “Eles disseram que gostavam dela porque ela é a que se mais parecia comigo”, diz ela. “Não sei o que isso diz sobre como meus filhos me veem!”

De muitas maneiras, os filhos de Jolie têm sido sua rocha. Eles deram à estrela e defensora de longa data da ONU pelos refugiados, a força para enfrentar realidades difíceis, seja para lidar com a morte de sua mãe, avançar em seu divórcio de Brad Pitt ou lamentar por uma avó refugiada que viu seus filhos serem mortos.

"Vivi uma vida muito abençoada", diz ela. "Isso não quer dizer que seja sem passar por coisas que tenham machucado e causado danos. Mas eu tentei viver além de mim mesma". Quando você vai dormir à noite e sente que foi útil a outro ser humano, seja seu amigo, seu filho, qualquer um, essa é uma vida que vale a pena viver".

O que gentileza significa para você?

Não penso em mim como uma pessoa gentil. Generosidade de espírito - acho que é uma maneira melhor de colocar as coisas. Sempre vivi minha vida pensando que tento ser fiel a mim mesma, sem prejudicar os outros. E foi assim que eu tentei equilibrar isso. Aprendi mais, meu espírito foi beneficiado, minha vida foi beneficiada por poder estar na companhia de pessoas que estão sobrevivendo a coisas muito difíceis.

Sua personagem em Eterno enfrenta a dor e tempos sombrios. Como você se relacionou com isso?

Muitas pessoas - muitas mulheres - que lidaram com coisas diferentes em suas vidas, podem parecer instáveis ou histéricas, quando na verdade, o que realmente estão lidando, é uma verdade profunda e uma dor. Por que estamos aqui? Para nos explorarmos profundamente, para explorarmos profundamente uns aos outros. Acho que às vezes há muito foco em como não se aprofundar, ficar distraído ou apenas estar bem com as coisas. Algumas pessoas acham a alegria e a luz mais fáceis, e isso é uma coisa linda. Mas outras pessoas não estão quebradas porque se sentem mais à vontade nos lugares mais escuros.

Eu já lutei antes com a sensação de que minha mente estava muito inquieta, me sentindo como se nunca estivesse estabelecida, sem saber se eu poderia viver esta vida. Mas então você vai e conhece pessoas que estão apenas tentando sobreviver, e eu me senti envergonhada por ter levado uma vida tão levianamente. Nesta fase de minha vida, decidi que não vou me acomodar e não vou ficar menos aborrecida ou menos ansiosa. Vou tentar desfrutar e amar onde puder. Mas também quero estar naquele lugar mais denso.

Você visita e ajuda refugiados em seu papel na ONU há mais de 20 anos, muitas vezes ao lado de seus filhos. O que você aprendeu que te mudou?

Não gosto da ideia de que é um fardo, que é tão bom alguém sair do seu caminho para ajudar outra pessoa. Não é nada disso. Quando vejo alguém que está sofrendo através das coisas mais difíceis da vida, seja câncer ou deslocamento ou o que quer que seja, ele está sobrevivendo a algo. Eles estão profundamente enraizados, abertos e fortes. Conheci uma avó que estava criando seus netos porque seus filhos haviam sido assassinados na guerra. Lembro-me que comecei a chorar. E ela disse: "Eu não preciso que você chore, preciso que você me ajude". Essa foi uma grande lição.

Sentar e sentir pena de alguém é um luxo - você pode sentar e sentir pena de alguém, mas eles não têm tempo para sentir pena de si mesmos.

Você tem filhos que nasceram em lugares diferentes no mundo. O que tem sido mais importante para você ensiná-los enquanto eles crescem?

É como eu sempre sonhei em família. Eu me senti tão abençoada por poder ser mãe de crianças de diferentes partes do mundo e aprender sobre suas culturas através delas. Sempre vi a diversidade como uma força. Senti que se eu criasse uma família pelo mundo, não teria que dizer [isso ou aquilo aos meus filhos]. Eles apenas veriam com seus próprios olhos. Se você conhece pessoas de todo o mundo, se você está fazendo amigos e brincando com pessoas de diferentes países, desde que você é pequeno, você não pensa neles, como outros. Isso simplesmente, não acontece. Mas eu também não os impedi de terem uma experiência no tapete vermelho. Não é como se eu fosse obrigá-los a fazer trabalhos de caridade e sentir que um é bom e o outro é ruim. Mas o tapete vermelho não é o centro da vida.

Como você se ajustou às diferentes personalidades e fases de seus filhos?

Estou curiosa sobre todos os diferentes aspectos de quem eles são. E quero estar presente para apoiar e desenvolver todos esses diferentes aspectos de cada um. É um prazer descobrir: Quem é aquela pessoa com quem você vive? Para se separar de seus desejos por essa pessoa. Isto não é uma extensão de você. Isto é verdadeiramente um ser humano individual. Eu tenho seis seres humanos muito individuais em minha casa. Estou tão entusiasmada com todas as diferentes etapas e sentimentos e curiosidades que eles atravessam. Por que não estaria? Devemos ajudá-los a descobrir quem eles são. E você não pode descobrir quem eles são, se não se desenvolver entusiasticamente com eles.

Mas o engraçado é que também gosto de um pouco de rebeldia. Então sou aquela mãe que se eu vejo seu espírito rebelde, isso me entusiasma. E eu penso: "Ainda bem para você tem esse fogo dentro de você". Não sou uma mãe perfeita, de forma alguma. Cada dia sinto que estou mais consciente de tudo o que não faço bem. E sou muito dura comigo mesma, porque me pergunto muitas vezes: "Estou fazendo a coisa certa? Será que eu disse a coisa certa?"

Como as crianças influenciaram umas às outras - e você?

Eles são ótimas pessoas. E porque há tantos deles, acho que tiveram um efeito muito significativo uns nos outros. Não é como se eu fosse a cabeça de nada. Sou muito honesta com meus filhos. E eu sou muito humana com eles. E assim eu acho que quando eles me vêem de pé lá em cima sendo uma super-herói, eles não veem alguém que tem tudo sob controle. Eles vêem a pessoa que eles conheceram passar por muitas coisas diferentes, lutar para lidar com coisas diferentes. Tente o seu melhor, falhe, seja isto, seja aquilo e depois levante-se. Eles sabem de tudo isso. Meus filhos têm feito muitas, muitas coisas amorosas. A bondade de meus filhos tem sido muito benéfica para mim.

Qual é a coisa mais gentil que alguém já fez por você?

Bem, eu estava encontrando refugiados sírios em 2016. Devo ter parecido cansada parado ali, e uma garotinha se aproximou e me ofereceu alguns biscoitos que ela tinha no bolso. Eu sei de onde ela veio e para onde ela estava indo [um campo de refugiados]. Mas ela não estava pensando em si mesma e em tudo que havia perdido. Ela não estava sentada com auto piedade. É isso que torna os seres humanos tão maravilhosos.

O que sua mãe te ensinou?

"Sua bondade e o que ela fez por aqueles ao seu redor foi, é claro, uma lição. Mas como eu tive que passar por muito mais coisas como adulta, como mãe, para ajudar minha família, tive que colocar de lados, outros lados de quem eu sou. Eu não sabia a extensão do que ela tinha que fazer até que eu mesmo passei por isso. Minha percepção sobre ela é esta mãe e esta santa e esta pessoa dedicada. E agora eu vejo a realidade: Ela era uma mulher que era uma artista, uma pessoa sexual, uma pessoa engraçada, uma roqueira, todas essas coisas. Ela colocou tudo isso em uma caixa para que pudesse nos fazer crescer [Jolie e seu irmão James Haven]. Quão altruísta. Mas ela me mostrou que essas são as escolhas que fazem sua vida valer a pena".

Comentários