Angelina Jolie é capa da edição de novembro da revista Vogue

Por: Chioma Nnadi

Angelina Jolie agita a moda com o lançamento do Atelier Jolie, este é o titulo da entrevista com a atriz e agora empresária, para a edição de novembro da revista Vogue.

Entre os aficionados da arte do centro de Nova York, o número 57 da Great Jones Street é uma espécie de local sagrado. Andy Warhol comprou o prédio de dois andares em 1970, alugando o segundo andar para seu amigo Jean-Michel Basquiat uma década depois, pouco depois de se conhecerem. E agora, com a fachada quase totalmente coberta de graffiti, parece que todos os artistas de rua num raio de 48 quilómetros prestaram homenagem. “Talvez possamos fazer algo com toda a arte”, diz Angelina Jolie, espiando por baixo do seu enorme guarda-chuva. É uma manhã chuvosa de domingo, em meados de julho, e ela acabou de sair do avião vindo da Itália. Há seis meses, ela e sua filha mais velha, Zahara, de 18 anos, estudante do Spelman College, em Atlanta, toparam com esse lugar enquanto procuravam espaços comerciais no centro da cidade. No momento em que passaram pela porta, souberam que a busca havia terminado. “Posso ser muito impulsiva, mas Zahara é muito fundamentada, decidida e atenciosa”, diz Jolie. “Quando ela concordou, senti que ambos estávamos decididos.”

Em novembro, a atriz, realizadora e antiga Embaixadora da Boa Vontade e Enviada Especial da Agência das Nações Unidas para os Refugiados abrirá as portas do Atelier Jolie, um esforço amplo para trazer seus valores de mentalidade global e socialmente conscientes para o mundo da moda.. Ela o vê como um espaço de colaboração, uma espécie de centro cultural que encontra oficina de design que combina serviços de alfaiataria e reciclagem com um espaço de galeria para artesãos locais e um café administrado em parceria com organizações de refugiados. “Conheci muitos artesãos ao longo dos anos – pessoas muito capazes e talentosas – e gostaria de vê-los crescer”, diz Jolie enquanto me mostra o espaço antes dos empreiteiros irem trabalhar. A sua lista de colaboradores inclui o modista Justin Smith, radicado em Londres, o artista americano Duke Riley e o rendeiro sul-africano Pierre Fouché – mas, diz ela, “não se trata realmente de moda”. Nem o Atelier Jolie é sobre ela, ela acrescenta rapidamente. “Não quero ser uma grande estilista. Quero construir uma casa para que outras pessoas se tornem isso.” O objetivo de Jolie é criar uma comunidade e, nesse sentido, seu projeto quebra o molde tradicional de celebridade – que muitas vezes amplifica o culto à personalidade de seu fundador. O modelo do Atelier Jolie talvez seja melhor comparado ao The Row das gêmeas Olsen, onde a fama não ofusca as roupas, nem subestima o compromisso.

Nosso passeio começa no segundo andar, um loft cheio de luz, decorado com tetos altos, vigas expostas e bancos de madeira recuperada, onde em breve uma equipe de alfaiates abrirá uma loja com estoque morto e tecidos artesanais. A própria Jolie está modelando um par de calças cinza de lã personalizadas, um dos vários estilos que estarão disponíveis sob medida; o custo de um slip personalizado, por exemplo, começará em torno de US$ 300, com serviços de reparo que começam em US$ 10 para um remendo pintado à mão. Haverá também kits de conserto para levar para casa e uma estação de atividades do tipo "faça você mesmo" no café, que os clientes poderão usar gratuitamente..

Embora a propriedade tenha passado por várias mãos desde que Basquiat morou aqui, vestígios do prolífico artista permanecem: a marca de grafite SAMO© (pronuncia-se same-oh) - algo que ele criou com seu amigo Al Diaz - está rabiscada no piso de concreto. Esta manhã, Jolie tem sua própria equipe pequena ao seu lado: a presidente e diretora de operações da marca, Helen Aboah, e Giles Duley, que está assessorando o projeto sobre o impacto corporativo, mas começou sua carreira como fotógrafo musical, logo evoluindo para "um homem furioso com uma câmera", diz ele, com foco no impacto dos conflitos nas comunidades do mundo todo. "Nos últimos 20 anos, documentando histórias humanitárias, vi o impacto negativo do consumismo ocidental nos países em desenvolvimento, desde o trabalho infantil, a extração ilegal de minerais, a poluição causada pelo tingimento de tecidos, a exploração de agricultores e muito mais", diz ele. "O Atelier Jolie pode ter um impacto positivo incrível sobre os artesãos que muitas vezes não são reconhecidos e são subvalorizados, mas também temos a oportunidade de iniciar conversas sobre a exploração da força de trabalho, a poluição e o desperdício." Aboah acrescenta: "No topo do manifesto de Angelina também está a ideia de que todos nós somos criadores."

Há sinais de que a equipe está começando a deixar sua marca: Sobre a porta de entrada, há uma tela em branco com o logotipo do Atelier Jolie em tinta spray branca. "Esse era meu filho praticando", diz Jolie orgulhosa de Pax, 19 anos, que, junto com Zahara, tem se envolvido bastante com o Atelier Jolie. Como mãe solteira de seis filhos, Jolie considera grandes empreendimentos como esse um projeto para toda a família, e ela se torna expansiva e pessoal sobre o assunto quando a conversa se volta para seus filhos. "Eu tinha 26 anos quando me tornei mãe", ela me conta. "Minha vida inteira mudou. Ter filhos me salvou e me ensinou a estar neste mundo de forma diferente. Acho que, recentemente, eu teria me afundado de uma forma muito mais sombria se não quisesse viver para eles. Eles são melhores do que eu, porque você quer que seus filhos sejam. É claro que sou a mãe, e espero ser o lugar seguro para eles e a estabilidade. Mas também é de mim que eles riem - e eu os vejo assumindo muitos aspectos diferentes da nossa família."

Ao descermos as escadas, ela e Duley decidem realizar uma espécie de experimento artístico DIY: Jolie está envolta hoje em um de seus exclusivos trench coats de cor creme - da marca sustentável Another Tomorrow - mas ela o tira imediatamente em um canto bem iluminado do estúdio no térreo. "Estamos tentando ver se podemos tirar fotos de tatuagens", diz ela, "e transformá-las em remendos - a ideia é tornar sua roupa sua, em vez de simplesmente se livrar dela". Ela dá as costas para a câmera de Duley e se despe até a cintura, revelando sua densa rede de arte corporal. Aboah e eu nos dirigimos à porta, conversando rapidamente em um esforço para dar privacidade a Jolie. Mas a estrela de cinema na sala parece não se incomodar.

As tatuagens que traçam a estrutura delicada de Jolie incluem uma frase em árabe que corre ao longo de seu braço direito, traduzida como "força e esperança", e outra em italiano - "ainda se move", uma frase famosa atribuída a Galileu depois que suas observações científicas reveladoras sobre o sistema solar o levaram ao tribunal. "Meus filhos revirariam os olhos se estivessem aqui", diz Jolie. "Eu era bastante sombria quando era jovem. Eu era punk, não era uma garota popular - ia a brechós, cortava coisas, queimava pequenos buracos de cigarro nas coisas: Eu era assim na adolescência e não trocaria isso por nada no mundo. Talvez essa parte de mim queira ser recuperada".

Para alguém que cresceu na rebeldia, o modo de vestir de Jolie tende a ser minimalista e monocromático, com uma tendência nitidamente contida e conservadora. Como uma mulher profundamente envolvida com causas humanitárias há décadas, ela claramente trabalhou duro para manter o foco no que está fazendo, não no que está vestindo. Ela prefere fazer compras para si mesma e trabalhar com alfaiates em vez de estilistas famosos. "Há mais livros do que roupas em meu armário", ela admite. "Não sou uma pessoa que gosta que as roupas consumam sua vida. E não gosto da ideia de ser 'influenciada'. 

Embora ela não queira admitir, sua abordagem à moda tem sido extremamente influente. Cada movimento de estilo que ela faz é meticulosamente analisado pelos fãs nas redes sociais, e sua aparente relutância em fazer um espetáculo de si mesma só contribuiu para a atual ânsia por tudo o que é luxo discreto. Atualmente, um site de moda que identifica com sucesso a escolha de Jolie por um sapato de aeroporto aparentemente comum pode gerar centenas de milhares de cliques. E é exatamente esse poder que Jolie espera aproveitar para o bem.

"Acho um pouco engraçado o fato de estarmos envolvidos com moda - não acho que nenhum de nós seja muito 'fashion'", diz ela, referindo-se a si mesma e a seus filhos. "Mas como vivemos em nossas roupas, isso faz parte de quem somos e é algo importante a ser explorado, especialmente pelos jovens." O ateliê é exatamente o tipo de lugar que ela gostaria de visitar com seus filhos. "Sempre quis levar minha família a um lugar onde eu pudesse dizer: Suas roupas realmente representam você? Absolutamente você? E você gosta dela? Acho que a pessoa comum não pensaria que sim. Mas acho que a alfaiataria faz isso por você."

Como Jolie conta, o conceito de seu novo projeto nasceu de um desejo de abordar conversas sobre autoapresentação e identidade de frente. Ela se lembra de uma dessas discussões familiares cruciais em torno da estreia em Los Angeles de seu filme da Marvel, Eternos, em 2021. "Eu não digo às crianças como elas devem se vestir", diz ela. "Mesmo quando eles eram pequenos, eu apenas colocava as coisas na frente deles." O mesmo vale para aparições públicas: "Ninguém precisa ir a lugar nenhum se não quiser, e se não quiser se vestir bem, não precisa." Nessa ocasião em particular, cinco de seus filhos se vestiram com entusiasmo. Por isso, Jolie decidiu fazer de sua aparição no tapete vermelho um experimento de moda circular, reunindo peças de seu armário e deixando seus filhos escolherem. Na pilha: um vestido bege com pregas em forma de caixa da Gabriela Hearst que Shiloh, então com 15 anos e conhecida por seus ternos elegantes e cortes de cabelo de menino, optou por usar com um corte jovem até o joelho. Zahara, por sua vez, escolheu um deslumbrante vestido Elie Saab com miçangas do depósito de sua mãe, visto pela primeira vez no Oscar de 2014. "Fui às compras vintage com alguns deles também - acho que Knox estava usando tudo vintage. O corte era bem incomum, bem legal, eu achei", diz Jolie sobre seu filho mais novo, então com 13 anos. "Quero que eles sejam pessoas próprias."

Mais tarde naquela manhã, Jolie decide fazer uma visita a Gabriela Hearst e me convida para acompanhá-la. A dupla colaborou em uma coleção cápsula com a Chloé, que consiste em roupas de noite diretamente inspiradas na sensibilidade discretamente sofisticada de Jolie, e Jolie está ansiosa para me contar mais sobre ela. Para Hearst, cujo mandato de três anos como diretor criativo da Chloé termina nesta temporada, o projeto é, de certa forma, um último grito de alegria. "Eu não sabia que havia poucas empresas de moda com certificação B Corp além da Chloé", diz ela, suspirando, enquanto viajamos para o estúdio de Hearst em Chelsea. (A certificação B Corp é concedida a empresas que atendem a altos padrões de impacto social e ambiental). "Gaby trabalhou muito duro", acrescenta Jolie. "Não é pouca coisa." Ela não está errada: graças a Hearst, a casa francesa se tornou, em 2021, a primeira marca de moda de luxo a obter o status de B Corp. Tendo visto os efeitos do deslocamento climático em primeira mão, Jolie leva essa conquista a sério. Ela se desligou do ACNUR em dezembro do ano passado e está claramente procurando explorar novas formas mais imediatas de fazer uma contribuição significativa. "Passei mais de 20 anos da minha vida trabalhando com política externa, ajuda humanitária, deslocamento e leis relativas a refugiados, e continuei observando a mesma situação piorar e os mesmos ciclos continuarem", explica ela. "Agora quero mudar o foco e ver como podemos trabalhar em parceria com pessoas de todo o mundo para oferecer não apenas treinamento de habilidades, mas parcerias comerciais reais. Eu realmente não acredito que o sistema atual esteja funcionando." Hearst também vê potencial na parceria. "Admiro pessoas que usam seus holofotes para iluminar aqueles que precisam", diz Hearst, que foi apresentado a Jolie por meio de um amigo em comum há alguns anos. "E ela é a epítome disso."

Pessoalmente, os dois têm o relacionamento fácil de velhos amigos. Elas se acomodam no aconchegante escritório de Hearst com xícaras de chá verde, e a conversa se torna divertida. "Lembra quando fizemos aquela ligação hilária pelo Zoom?", diz Jolie. "Nós duas estávamos seminuas, experimentando roupas uma para a outra." Jolie pega seu celular para encontrar a prova. "Eu tomei vinho", diz Hearst com um sorriso. "Parece que há muitos congelamentos estranhos aqui", diz Jolie, percorrendo suas fotos salvas. "Não, espere - acho que é esta aqui!" Em sua tela: uma foto de uma Hearst meio vestida. A estilista cora, e as duas caem na gargalhada.

Jolie mostra outra imagem em seu telefone, uma foto de infância dela com sua mãe, a atriz Marcheline Bertrand, que morreu em 2007, aos 56 anos, após uma batalha de oito anos contra o câncer de ovário e de mama. Jolie, a criança, está vestida com uma minúscula capa de veludo preto e uma adorável bata branca tricotada à mão. "Essa foi a minha primeira capa", diz ela, com carinho. "Minha mãe era hippie - ela se chamava assim, tinha muito orgulho. Ela não fazia muitas compras. Ela adorava seus veludos e suas camurças. Nunca usava maquiagem, nem fazia o cabelo. Não era uma pessoa chamativa - era elegante, natural."

Esse doce retrato de mãe e filha foi o ponto de partida para a colaboração com a Chloé, que desencadeou uma conversa mais ampla entre as duas mulheres. "Angelina e eu temos basicamente a mesma idade", diz Hearst, "e então fiquei sabendo que sua falecida mãe teria a mesma idade que minha mãe agora". Uma fotografia em preto e branco da mãe de Hearst - uma budista, mestre de tae kwon do e pecuarista uruguaia de quinta geração - está apoiada na escrivaninha atrás dela. "Então, comecei a pesquisar sobre a mãe de Angelina: sua beleza, sua força e sua graça."

A cápsula inclui uma dramática capa de veludo até o chão e uma versão em tamanho adulto da bata de crochê para bebês de Jolie, feita à mão pelos artesãos da La Fabrique Nomade, uma organização em Paris que trabalha com refugiados. O vestido de seda que é a marca registrada de Jolie aparece em uma ampla gama de tons de nude - a sugestão de Zahara, que teve dificuldades para encontrar a combinação certa para seu tom de pele marrom escuro. "Obviamente, como mulher branca, nunca tive essa experiência", diz Jolie, com sinceridade. "Isso nunca passou pela minha cabeça até que fomos às compras juntas e vi que há muito espaço para melhorias." (84% da coleção é feita com materiais sustentáveis e éticos).

Há muita alfaiataria aqui também - um casaco preto de cintura estreita cortado em gazar de seda orgânica é um destaque - embora, no geral, o visual seja suavemente arredondado, não rigoroso, com ombros macios e formas curvilíneas. “Às vezes, a maneira como você se veste diz: ‘Não mexa comigo, estou com minha armadura’”, diz Jolie. “Mas quero que uma mulher se sinta segura o suficiente para ser suave. Depois de passar por algo que me machucou, um terapeuta perguntou se eu tentaria usar uma roupa esvoaçante. Parece bobagem, mas presumi que calças e botas projetavam uma aparência “mais resistente”, uma pessoa mais forte. Mas eu era forte o suficiente para ser suave? Na época, não. Eu me senti vulnerável. Agora me pergunto se não sei qual é o meu estilo porque ainda estou entendendo quem sou aos 48 anos. Acho que estou em transição como pessoa.” Ela faz uma pausa para organizar seus pensamentos. “Eu me sinto um pouco desanimada esses dias. Não sinto que sou eu mesma há uma década, de uma forma que não quero abordar." Ela acrescenta que começou a trabalhar menos no cinema "há sete anos, tenho aceitando apenas trabalhos que não exigissem longas filmagens. Tivemos muito o que curar. Ainda estamos nos firmando.” Parece que o Atelier Jolie faz parte desse processo. “Acho que parte disso também tem sido terapêutico para mim: trabalhar em um espaço criativo com pessoas em quem você confia e se redescobrir”, diz ela. “Espero mudar muitos aspectos da minha vida. E este é o que está voltado para o futuro.”

Por volta da hora do almoço, Jolie recebe uma ligação de seu motorista: parece que ela está atrasada para um encontro com Pax – eles estão em busca de apartamentos em Nova York. (Jolie acaba de assinar contrato para produzir The Outsiders na Broadway.) Jolie se vira para dar um abraço de despedida em Hearst. “Na verdade, não sou alguém que tem amigas, então este foi um salto interessante para mim”, diz ela. Hearst retribui o abraço e manda Jolie embora com sua barra de chocolates favorita de comércio justo de origem única, da Dick Taylor Craft Chocolate.

Na manhã seguinte, em um estúdio fotográfico no Brooklyn com Annie Leibovitz, vislumbres do lado rebelde e de espírito livre de Jolie aparecem. A fundadora do ateliê decidiu que um vestido branco plissado que ela mandou fazer sob medida para a sessão de fotos é simples demais. O que falta, ela insiste, é um toque pessoal, talvez alguns grafites. Ela pega um frasco de tinta spray rosa choque em cada mão e começa a trabalhar.

Fotos: Annie Leibovitz

Personal Stylist: Tabitha Simmons

Fonte: Vogue

Comentários