Angelina Jolie concede entrevista para a revista The Hollywood Reporter

Por: Rebecca Keegan

Depois de um hiato autoimposto no cinema e de um período turbulento em sua própria saga, a elusiva atriz conversou com o THR sobre seu ressurgimento, sua interpretação da tempestuosa diva Maria Callas e seu próprio filme sobre trauma e sobrevivência: “Sou uma pessoa com sentimentos muito profundos e uma espécie de nervo em frangalhos.”

Angelina Jolie entra em sua sala de jantar com painéis de mogno em Los Feliz com uma vestido de verão branco transparente e chinelos, carregando um bule de chá de ervas, com três cachorros grandes atrás dela. Estamos em meados de agosto, e Jolie está prestes a fazer algo que não faz há anos: viajar para vários festivais de cinema para promover seus filmes. Maria, o filme biográfico de Pablo Larraín em que ela interpreta a diva da ópera, Maria Callas, está programado para estrear em Veneza, Telluride e Nova York; Without Blood, o drama de guerra que ela escreveu e dirigiu a partir do romance de 2002 de Alessandro Baricco, estará no Festival de Cinema de Toronto, onde ela será homenageada com um prêmio de tributo em 8 de setembro. A Netflix lançará Maria nos EUA, Without Blood está procurando um distribuidor, e ambos os filmes marcam o retorno de Jolie, 49 anos, ao mercado cinematográfico de prestígio, depois de anos se concentrando principalmente em ser mãe de seus seis filhos, que agora têm idades entre 16 e 23 anos. Seu último filme como diretora foi First They Killed My Father, de 2017, e o mais recente como atriz foi o filme da Marvel Eternals, de 2021.

Os projetos do filme são pessoais de uma forma que é quase desconfortável discutir, com Maria - para a qual Jolie passou mais de seis meses aprendendo a cantar, respirar e andar como a soprano mercurial - um retrato de um ícone aprisionado por sua própria imagem. O filme se passa em Paris, em 1977, nos últimos dias da vida de Callas, quando ela está tentando cantar novamente depois de anos longe dos palcos, para um público que a vaiou quando não gostou do som de sua voz e a rotulou de “tigresa” por seu temperamento. Larraín diz que, assim como Callas, “Angelina tem uma enorme quantidade de mistério. Achei que ela poderia interpretar essa mulher que está procurando encontrar sua própria identidade”.

Without Blood (Sem Sangue), estrelado por Salma Hayek e Demián Bichir como duas pessoas ligadas por um evento traumático em sua juventude, é um retorno a um assunto que Jolie explora repetidamente como cineasta: o impacto do conflito (nesse caso, um que nunca é especificado). É um assunto de grande interesse para ela como mãe e defensora que viajou para campos de refugiados e zonas de guerra.

A casa de Jolie é uma mansão beaux arts com paisagismo exuberante, construída para Cecil B. DeMille, que ela comprou depois de se separar de Brad Pitt em 2016, em um divórcio altamente controverso e cheio de manchetes que ainda está em andamento. Uma casa na árvore imponente no quintal é um sinal da família que ela criou dentro de seus portões de ferro forjado. Ela construiu a casa na árvore muito alta, diz ela, porque “nunca tive medo de altura”.

Tendo feito dois filmes tão íntimos de suas próprias experiências, Jolie está descobrindo como quer falar sobre eles. Ela se recusa a falar sobre Pitt ou sobre o recente acidente de bicicleta elétrica do filho Pax, de 20 anos, a não ser para dizer que ele está se recuperando. Durante a longa tarde, enquanto seus cachorros roncam suavemente a seus pés, a atriz se abre com uma franqueza estimulante sobre alguns assuntos - como a redescoberta literal de sua própria voz - e estabelece limites firmes sobre outros. Na antiga Hollywood, diz Jolie, “você podia ter esse processo privado bagunçado e o trabalho falava. Agora, a relação com o público é diferente. Estou tentando me acostumar com o que devo compartilhar”.

Você tem uma agenda cheia para os festivais. Depois de terminar esses dois filmes, você consegue aproveitar o momento?

Muitas vezes não consigo. Eu me tornei artista cedo para ajudar minha mãe a pagar as contas. Houve momentos em que adorei ser artista e outros em que me senti muito, muito longe de me sentir confortável no negócio. Espero poder ter um novo relacionamento com ele.

O que o levou à história de Maria Callas?

Dê-me um momento, porque esta é a primeira vez que falo sobre ela. Eu meio que me afastei. Foi tão intenso e depois me afastei e não cantei nem falei sobre ela desde então. O que nem sempre acontece comigo, mas essa realmente me pegou de jeito. Tenho certeza de que há muitas coisas que podem ser lidas sobre nossas semelhanças como mulheres, mas a que talvez não seja a mais óbvia é que não tenho certeza se ambas nos sentimos confortáveis em ser públicas. E havia uma pressão por trás do trabalho que não era apenas a alegria do trabalho.

E, no entanto, eu adoro criar, ela adora cantar, mas às vezes há todas essas outras coisas que tiram essa alegria e mudam a experiência. Foi muito difícil o que ela passou. As pessoas eram bastante agressivas quando ela não conseguia ser o que queriam que ela fosse. Elas eram muito rudes, e ela carregava muitos traumas e trabalhava muito, muito duro. Comecei a me preocupar muito com ela e queria que esse aspecto da história fosse contado.

No início, [cantar] era apenas sobrevivência para ela. “É isso que você deve fazer para manter [a família] segura ou para nos dar dinheiro. É isso que queremos de você e o que esperamos de você.” Sua abordagem em relação à música, disse ela, é encontrar a obra e apenas estudar, estudar e estudar, e fazê-la exatamente como o compositor a escreveu. Você não acrescenta nada. Você não se sente nela. Você faz o trabalho com precisão, como lhe foi dito, e depois dá vida a ele e o encontra.

Como isso se compara à sua preparação como atriz?

Não sei o que eu faço. Eu costumava brincar dizendo que comecei a ter aulas de voo quando senti que precisava de uma habilidade prática, porque minha habilidade era apenas ser emocional. Isso foi antes de eu dirigir, mas era mais ou menos assim: “O que eu faço?” Para mim, se alguém ri ou se emociona, parece uma maneira de me comunicar com outras pessoas. E acho que ela também sentiu isso. Acho que foi por isso que ela se magoou tanto quando foi excluída e atacada.

Na primeira cena em que Maria está ensaiando com o pianista depois de não se apresentar por tantos anos, você está prestes a abrir a boca para começar a cantar e um olhar notável e sombrio cruza seu rosto. O que você estava pensando naquele momento?

Quer saber todos os meus segredos particulares?

Isso é um segredo particular?

Estou tornando a dor dela pessoal para mim, e isso é certamente muito particular. Foram necessários muitos meses de aulas de canto. Meses apenas para aprender a cantar e depois as aulas de italiano e depois a voz e fazer todas essas coisas como ela. Você tenta ser precisa. Eu recomendaria que quase todos os seres humanos fizessem aulas de ópera. Existir e nunca ter cantado com todo o seu corpo o mais alto possível - é algo que acho que todos nós deveríamos sentir. É assustador e raramente nos é pedido. Raramente nos é pedido na vida que sejamos tudo o que podemos ser ou que sintamos tudo o que sentimos.

Muito pelo contrário. Somos instruídos a reprimir isso o dia todo.

Exatamente. Em minha primeira aula, eu chorei. Estava triste, estava com medo. Foi uma reação estranha do corpo físico. Fiquei ali, e [o instrutor] disse: “OK, fique em seu corpo. Respire fundo, deixe tudo sair, abra a boca e deixe o som vir de dentro”. E foi aí que fiquei realmente emocionada. Descobrimos o quanto prendemos nossa dor em nossos corpos. Nossa voz fica tensa, nossos ombros se elevam, temos dores de estômago, fazemos todas essas coisas, e isso é uma proteção para nós. O mais difícil foi sentir novamente, respirar novamente e se abrir novamente da maneira que esse filme exigia e que eu realmente não fazia há um bom tempo. Então, talvez o que você tenha visto no meu rosto tenha sido o sentimento. Ter que sentir tudo, o que ela teve que fazer naquele palco... isso exige todo o seu coração, corpo e mente, ópera. E não se pode fazer isso pela metade.

Você não é realmente uma pessoa de meio termo. Há um paralelo entre você e Maria Callas. Você sempre foi uma pessoa que não se limita a mergulhar o dedo do pé na piscina? Você mergulha de cabeça.

Acho que meu fracasso é que não sei como fazer o outro. Eu realmente não sei. E muitas vezes eu gostaria de saber. Gostaria de saber como ficar quieta e calma. Sou constantemente impulsionada para a frente, e nem sempre é a melhor sensação. Para o bem ou para o mal, sou uma pessoa com sentimentos muito profundos e um pouco nervosa. Portanto, quando sinto algo profundamente, eu pulo. Sinto-me viva ou me conecto com algo verdadeiro dentro de mim. Acho que todos nós temos momentos em nossa vida em que estamos realmente em sintonia com quem realmente somos. E todos nós conhecemos esses momentos. E, geralmente, se nos ouvirmos nesses momentos, nosso caminho fica cada vez mais claro. E quando tomamos decisões quando estamos com medo ou sendo pressionados, seguimos um caminho muito diferente. E isso pode ser muito destrutivo.

Como foi filmar no La Scala, a casa de ópera localizada em Milão?

Foi uma experiência fora do corpo, porque eu não canto. Eu tinha uma pessoa em minha vida que não era gentil comigo em relação ao canto. Era um relacionamento em que eu estava. Então, presumi que não sabia cantar de verdade. Eu tinha estudado em uma escola de teatro, então era estranho que isso tivesse algum efeito sobre mim. Eu simplesmente me adaptei à opinião dessa pessoa. Portanto, foi preciso superar muitas coisas para começar a cantar. E também descobrir que eu era uma soprano. Durante toda a minha vida, achei que tinha uma voz grave. Eu estava explicando [ao instrutor de canto] que minha voz é mais grave, e ele disse: “Não, na verdade você é uma soprano”. E provavelmente algo aconteceu. Sua voz muda quando você passa por coisas diferentes em sua vida. Então, isso foi um choque. Foi muito estranho.

Então, ao aprender a cantar e a gostar de cantar, eu era muito, muito tímido durante todo esse processo. Pablo [Larraín] começou a filmagem com o super close-up que abre o filme, porque podíamos esvaziar a sala. Meus meninos [filhos Maddox e Pax] estavam lá, mas não havia quase ninguém, porque o problema de cantar ópera é que você precisa ser barulhento. Só Deus sabe quantas pastilhas eu tomei, e fiquei ensaiando a noite toda, a manhã toda. Eu estava muito nervoso para começar. Não queria decepcionar a equipe. Estávamos em um teatro ou igreja na Grécia. Eu pensava: “Oh, quem está lá fora? Eles podem me ouvir na rua?” Nós passávamos por isso, e então era: “OK, agora você tem que ter mais alguns membros da equipe para a tomada mais ampla, agora o público tem que começar a entrar”. E isso foi crescendo, crescendo e crescendo até chegarmos ao La Scala. Era para o La Scala que tudo estava se encaminhando. Isso exigiria toda a equipe, todo o público. Estava tão além da minha zona de conforto que eu estava tonto. Não havia mais nada a fazer a não ser pular, pular completamente. A última camada dessa performance em particular foi a que me deixa confortável, a performance emocional de sua dor e loucura.

Você tem uma maneira de se livrar disso no final do dia de trabalho - desse estresse ou intensidade?

Sou mãe há 23 anos. A coisa mais bonita de ser mãe é que você não é o centro de sua vida. Portanto, você está saindo do local, concentrado em algo para alguém. Essa é sua vida real. Seu mundo real. E essa é sempre a maior parte de quem você é.

Nunca tive um cenário em que minha família não pudesse estar presente porque estou me concentrando - não sou essa pessoa. Você pode vir até mim ou me visitar. Foi muito importante que meus filhos estivessem comigo em Maria. Quando eu passava por momentos muito difíceis, eles vinham e me davam um abraço ou uma xícara de chá. Essa foi provavelmente uma das coisas mais intensas, pois, normalmente, quando estou expressando tanta dor, não é na frente dos meus filhos. Você realmente tenta esconder de seus filhos a dor e a tristeza que carrega. Então, para eles, estar com você quando você está expressando isso em tal nível, acho que foi a primeira vez que eles me ouviram chorar assim. Normalmente, isso é para o chuveiro.

Maddox e Pax estavam trabalhando na equipe de alguma forma, não estavam?

Sim. Mad e Pax estavam nesse filme. Fazendo trabalho de AD [assistente de direção]. Eles já fizeram isso algumas vezes, e acho que é bom para eles. Pax tende a fazer fotos e é chamado para participar, e Pablo foi maravilhoso e reconheceu que ele era bom nisso.

Por que você esperou tanto tempo desde a última vez que atuou ou dirigiu?

Eu precisava ficar mais em casa com meus filhos.

E o que fez você se sentir pronta para voltar ao trabalho?

Eles estão um pouco mais velhos, ficando mais independentes. Sou menos necessária e posso me ausentar por diferentes períodos de tempo. E eles já têm idade suficiente para me acompanhar no trabalho. É uma nova estação em nossas vidas. Estou muito animada por eles estarem se tornando cada vez mais independentes a cada dia.

O que o atraiu no livro Without Blood?

Adoro escritores que entendem as complexidades dos seres humanos e não tentam explicá-las ou embrulhá-las em um belo laço, o que pode ser o que algumas pessoas terão dificuldade em entender nesse filme, porque ele não responde totalmente a tudo. Mas parte do que o conflito faz com as pessoas e como ele é prejudicial, especialmente para as crianças, é que ele se espalha por todos os aspectos de sua vida. E você vê como isso afetou essas duas pessoas.

A maioria dos meus filmes são considerados filmes de guerra ou filmes sobre conflitos e guerras e, muitas vezes, sobre história. O primeiro filme que fiz [como diretor, In the Land of Blood and Honey, de 2011], escrevi tentando entender a guerra na Iugoslávia. Muitas pessoas naquele conflito específico eram amigas, amantes e vizinhas, e depois se enfrentaram, tornaram-se inimigas e se dividiram. Por isso, escrevi uma história sobre o que aconteceria se, no início, essas pessoas tivessem todas as chances de serem felizes, de se amarem, de terem uma família e tudo mais. E, no final, um mata o outro. Como isso acontece? De certa forma, [Without Blood] é um capítulo final. Eu passei pelas guerras. Vi Louis Zamperini em um campo de prisioneiros [em Unbroken, de 2014]. Já passei por uma criança em guerra quando não se trata de um inimigo externo, mas de um inimigo em seu próprio país [First They Killed My Father, de 2017].

Por que o conflito é um assunto ao qual você retorna?

Passei muito tempo em zonas de conflito e acho que foi onde vi o melhor da humanidade e o pior. Nunca tive a intenção de fazer filmes sobre guerra, mas passei muitos anos com pessoas deslocadas da guerra e continuo trabalhando com elas, e tenho minha casa no Camboja. Meus vizinhos e muitos de meus amigos mais próximos passaram pela guerra. Suponho que seja apenas uma grande parte do que é ser humano, entender por que fazemos isso uns com os outros e como superamos isso. Nunca tive que passar por uma guerra ou perder alguém em um conflito armado. Mas tenho pessoas com quem me preocupo profundamente que passaram por isso. Já vi pessoas que não tinham nada, darem tudo de si. E já vi pessoas que tinham tudo, e não fazerem nada.

Nem sempre se trata do motivo pelo qual essas coisas horríveis acontecem. O que realmente importa é como as pessoas passam por elas. E o tipo de pessoa que mais amo e admiro no mundo são as pessoas que mantêm sua graça depois de todo o mal que lhes foi causado. Acho que essas pessoas são as mais comoventes, e eu as admiro.

Este filme é um lugar não específico, certo? Uma guerra inespecífica?

Isso foi intencional. O roteirista o escreveu para dizer que isso poderia ser em qualquer lugar. OK, agora [a guerra] acabou e aqui estamos nós, sentados, e será que ela resultou em alguma coisa? Ela mudou o mundo? Houve um vencedor? O que ela fez em nossas vidas?

Como você abordou a escrita da adaptação?

Tentei me manter muito próximo do livro. Tanto que o escritor chegou a me dizer: “Você nunca vai conseguir fazer isso. Eles tentarão forçá-lo a mudar o final. Eles tentarão forçá-lo a definir um lugar e um tempo”.

Você tem algum ritual de escrita, um lugar específico em sua casa ou uma hora do dia em que gosta de escrever?

Normalmente, escrevo quando todos estão dormindo para poder me concentrar.

Como você consegue se equilibrar entre ser uma artista e ser alguém que tem uma voz que as pessoas ouvem em determinadas questões políticas?

Não sou uma artista em primeiro lugar, sou uma mãe. E sou alguém que tentou ter uma educação melhor sobre política externa. Acho que a quantidade de vezes que foi resumida, “Você é uma artista, mas também usa sua voz”, você sente que isso é apenas ser uma pessoa. Estou tentando entender o que está acontecendo em nosso mundo, por que tantas coisas são como são. Estou tentando entender a melhor maneira de ser um guia para meus filhos, para garantir que eles sejam boas pessoas. Nem sempre sinto que estou fazendo o suficiente. Portanto, quando você diz: “Você usa sua voz”, sinto que há muitas coisas que não sei como fazer ou dizer neste momento.

Quando seus filhos crescerem, você vai ficar em Los Angeles?

Eu cresci nesta cidade. Estou aqui porque preciso estar aqui por causa de um divórcio, mas assim que eles fizerem 18 anos, poderei ir embora. Quando se tem uma família grande, você quer que eles tenham privacidade, paz e segurança. Agora tenho uma casa para criar meus filhos, mas às vezes este lugar pode ser... a humanidade que encontrei no mundo inteiro não é a mesma que encontrei aqui. [Depois de Los Angeles,] passarei muito tempo no Camboja. Visitarei meus familiares onde quer que eles estejam no mundo.

Para o público, sentimos que conhecemos você. Talvez tenhamos passado por algo que você tenha passado e falado publicamente - câncer de mama, a perda de sua mãe. Como é ter pessoas que expressam essas conexões com você?

Essa é uma das coisas mais agradáveis - talvez a única coisa agradável - de ser uma pessoa pública, sua conexão com outras pessoas. Percebi quando entrei nesse ramo, fazendo coisas como Gia ou Girl, Interrupted, e expressei muito da minha loucura e da minha dor. Quando as pessoas se conectavam com isso, eu me sentia menos sozinha. Então, se alguém falasse comigo sobre um câncer de mama ou sobre a perda de um dos pais, eu me sentiria mais profundamente conectada com outro ser humano. Entrar em uma sala cheia de pessoas que você não conhece e rapidamente ter muito em comum porque, de alguma forma, você esteve na casa delas na televisão ou fez seus filhos rirem ou elas sabem de algo pessoal, é muito bom.

Posso saber qual é a situação do seu divórcio?

Não.

O que você faz quando está relaxando? Na minha casa, peço comida tailandesa e assisto à TV ruim, e gostaria de saber qual é a sua versão disso.

Se alguém quiser assistir à TV ruim e pedir comida tailandesa, serei o primeiro a colocar as meias felpudas e sentar ao lado dessa pessoa. Gosto de estar com pessoas que amo. Não sou alguém que está implorando para ficar sozinho. Não sou aquela pessoa que pensa: “Ah, eu gostaria de ficar sozinho para poder ter meus prazeres culpados”. Porque, geralmente, meu prazer culpado é estar com alguém. Adoro fazer algo que os deixe felizes. Isso realmente me faz feliz.

Quem você acha que são seus amigos íntimos? Quem é a pessoa para quem você liga às três da manhã?

Eu realmente não tenho esse tipo de relacionamento. Talvez seja o fato de perder seus pais ainda jovem. Talvez seja o fato de trabalhar. Talvez seja o fato de ser alguém que foi muito traído. Não tenho muitos desses relacionamentos calorosos e próximos nos quais me apoio. Mas tenho alguns, e alguns são suficientes. Loung Ung [a ativista dos direitos humanos cambojano-americano que é o tema de First They Killed My Father] é uma das minhas amigos mais próxima. Minha mãe era muito próxima de mim. Eu a perdi. Ao longo dos anos, alguns amigos não estiveram ao lado de minha família em seus momentos de necessidade. Tenho algumas pessoas em quem confio. Com o que Maria Callas morreu? Duas pessoas de confiança.

O que você ainda quer fazer profissionalmente?

Há alguns projetos maiores de direção que levariam mais tempo e que eu ainda não consegui realizar. O que está em minha mesa agora, um grande épico que está em minha mente, é a maravilhosa história de [fotojornalista britânico] Don McCullin. De muitas maneiras, é sobre a ascensão e a queda do jornalismo. Don é um homem extraordinário. Ele ainda está por aqui, tornou-se um amigo e é incrível pelo que viu. Eu adoraria passar um tempo e seguir seus passos e talvez aprender mais. Sou uma péssima aluna. Se eu tiver que apenas ler algo, não entenderei nada. Mas se eu vivenciar ou conhecer alguém e isso for pessoal, então eu entendo. Eu também ainda quero interpretar uma vilã.

E quanto à Malévola? Ela é uma vilã.

Ela é uma boa pessoa. Meus vilões acabam se tornando mocinhos. Acho que todo vilão geralmente é apenas alguém que está sofrendo. Para ser sincera, seria bom fazer algo um pouco mais leve. Assim, meus filhos poderiam me ouvir rir um pouco mais. Como artista, há uma parte de mim que acha que gostaria de encontrar uma maneira de fazer algo que fizesse as pessoas sorrirem.


Fonte: THR

Comentários