Angelina Jolie em entrevista para a Vogue Espanha

Por: C. LANCHARES

Rebelde com causa

Angelina Jolie é o exemplo vivo de como você pode defender um discurso poderoso e um forte compromisso sem perder sua identidade. Ela ajuda aos refugiados, luta pelos direitos das mulheres e por suas liberdades, essas são algumas das causas que movem a atriz e a musa da Guerlain.

Conversar com Angelina Jolie tem um efeito surpreendentemente relaxante como uma sessão de ioga. Sua voz exala o efeito calmante de um mantra e a quente loquacidade de suas mãos tem a beleza de uma coreografia de asana. Só assim é compreendido o poder quase hipnótico que essa mulher exerce sobre seu interlocutor, porque seu grande apelo, por incrível que pareça, reside no menos óbvio.

Prestes a vê-la novamente no papel da vilã Malévola (que estréia dia 18 de outubro) e dando vida novamente, em um segundo comercial, ao espírito do perfume Mon Guerlain, agora em sua versão Intensa, a atriz está gradualmente se abrindo. Ela confessa que vive um momento de resiliência: "Sinto que estou me recuperando de alguns anos difíceis. E me sinto mais flexível e lutadora". Mesmo assim, ela admite que pode se tornar muito dura consigo mesma. "Sempre acho que não sei o suficiente, por isso tento constantemente melhorar e aumentar meu conhecimento em diferentes aspectos. Billy Bob Thornton (ex-marido) costumava dizer que tenho um espírito acelerado. Não sei muito bem o que significava, mas acho que há alguma verdade: não me sinto bem, nunca relaxo, estou sempre em movimento e consciente do que está por vir..."

De adolescente rebelde, da qual ninguém achava que poderia ter uma carreira, a atriz, diretora, roteirista de renome, mãe dedicada de seis filhos e uma mulher com um grande compromisso humanitário. "Trabalho com refugiados há 18 anos. Quando comecei, os dados estavam em cerca de 20 milhões de pessoas deslocadas, hoje eles somam 70 milhões e metade são crianças. O número cresce mais de três mil por dia. As pessoas deslocadas são as mais vulneráveis ​​porque é uma comunidade que tem todos os problemas de uma população normal e os seus próprios como refugiados. Há pessoas doentes, crianças que precisam de educação, mulheres agredidas... e tudo isso próximo a uma fronteira ou presas sem saber quanto tempo. É uma crise que permanece após 40 anos, entre guerras e falta de diplomacia. Isso tem que parar, para que as pessoas possam retornar para suas casas". Nesses assuntos, Angelina é absolutamente beligerante. Assim como também nas causas femininas. "Penso que temos de nos concentrar na mudança das leis para proteger as mulheres. Elas podem ser encorajadas a falar sobre direitos, sexualidade ou religião, mas em muitos lugares é difícil fazê-lo, porque podem acabar na prisão, serem vítimas de abuso ou ignoradas. E não há lugar onde elas estejam totalmente protegidos, mesmo em áreas da América, onde você acha que existem certos direitos e está protegida. Mas isso não é verdade. Ainda há um longo caminho a se percorrer. É necessário justiça para crimes contra as mulheres. Isso fará a diferença e nos levará a uma mudança real".

A liberdade é outro dos valores que movem sua vida. "Eu tenho uma tatuagem nas costas que diz 'conheça seus direitos' para o meu filho Pax. Eu acho que o mais importante para todos é ter liberdade e poder viver com todo o nosso potencial. Precisamos nos libertar do que nos aprisiona e nos machuca. Portanto, é preciso fazer mais para mudar as coisas e há um custo para crimes contra mulheres e crianças. Temos que ficar mais fortes".

Sua generosidade é outro atributo que destaca quem a conhece. Algo que leva não apenas às causas mais desfavorecidas, mas ao que ela acredita. Mesmo para os negócios. De fato, Laurent Boillot, presidente e CEO da Guerlain se refere a ela, como a pessoa que mais esteve envolvida e contribuiu como embaixador da marca. "Na primeira campanha de Mon Guerlain, abrimos as portas de sua casa na Provença francesa e, para esta novo campanha, ela nos propôs fazê-lo em sua casa no Camboja. Foi muito generoso. Isso nos permitiu entrar em sua privacidade e conhecer um país que para ela, é muito querido e onde está a origem de sua maternidade. Como você pode ver, este comercial também está realmente impregnado de honestidade".

O Camboja foi um ponto importante na vida de Angelina. "Isso mudou a minha vida e a maneira de ver as coisas. Meu primeiro filho é de lá, então também somos uma família cambojana. Shiloh escolheu estudar cambojano como segunda língua. Esse é o nosso lar. Eu tenho uma fundação há muito tempo e amo meus vizinhos. São pessoas incríveis, a comunidade é ótima e, por exemplo, todos trabalhamos juntos no passado para melhorar as condições nessa área que sofreu tanto. Quando compramos a casa para instalar a sede da Maddox Foundation (dedicada à conservação ambiental), encontramos na propriedade, muitas marcas do Khmer Rouge. É por isso que gosto da ideia de poder transformar algo muito sombrio, em algo com um final e um futuro mais positivos. Agora é uma casa".

As filmagens desta nova campanha da Guerlain no Camboja também deve ter sido uma espécie de surpresa para a equipe. "Não é muito comum que você esteja trabalhando em um projeto em que vá além do que está acostumado. Quero dizer a equipe. Eles vieram à minha casa, conheceram os agricultores locais e explicaram seus projetos. A verdade é que estávamos trabalhando em um perfume, mas na realidade estávamos todos pensando na vida e agradecendo. Isso é importante".

Hoje, as prioridades de Angelina Jolie se concentram em sua família. Portanto, embora ela prefira dirigir a atuar, ela está mais dedicada a isso neste no momento. "Minha família precisa de mim e tenho que me concentrar neles um pouco mais. Dirigir é um trabalho muito exigente, que pode levar até dois anos. Portanto, neste momento, eu prefiro a atuação, que não leva mais do que alguns meses". Sim, e seu papel mais esperado, é a continuação do clássico da Disney Malévola. "Adorei trabalhar com Elle Fanning e Michelle Pfeiffer. Nos divertimos muito com nossos personagens, dando vida a três mulheres muito diferentes e explorando os diferentes lados do que é ser mulher hoje. Estamos muito distantes, dos dias em que as mulheres se apresentavam apenas como uma coisa, quando sempre fomos muito mais". Ela nos diz que se identifica com a mensagem subjacente do filme: "O filme diz para as jovens de hoje que elas devem ser resistentes e fortes e que às vezes é preciso lutar. Mas a ternura é igualmente empoderadora, sendo abertas e se apoiando. Todos nós temos ambas as facetas, a selvagem e a rebelde, assim como a afável e educada. Essa dualidade também faz parte de nossa força. Uma mulher que é fiel a si mesma é uma mulher que toma suas próprias decisões".

Assinar como musa da Guerlain provavelmente significou um alivio para aqueles momentos complicados que ela estava vivendo. No entanto, ela diz que nunca apoiaria um projeto em que não acreditasse. "Gosto desta empresa. Eles nunca tentam me forçar a ser quem eu não sou e também estão muito comprometidos com a biodiversidade. Nós nos divertimos trabalhando juntos. Agora somos como uma família!"

Comentários