Artista Nova Iorquino pinta retrato de Angelina Jolie e de sua filha Zahara

O artista nova iorquino renomado Chaz Guest, é responsável por retratar em pintura, uma das filhas de Angelina Jolie, na obra intitulada: "The Evolution of SHE".

Em entrevista exclusiva para a National Portrait Gallery, Guest que encontrou com Zahara cerca de cinco vezes, incluindo a ocasião em que jogaram uma partida de Scrabble, conta como foi retratar e imortalizar Zahara, em um impressionante trabalho de pintura.

Como surgiu esse retrato?

O retrato surgiu através da mãe de Zahara, Angelina Jolie. Angie foi apresentada ao meu trabalho por um amigo em comum e nos demos bem. Ela até visitou minha galeria na época e adquiriu uma das minhas pinturas. Nessa época, eu apareci em um popular programa de TV chamado LA Stories com Giselle Fernandez. Pelo que Angelina compartilhou comigo, Zahara assistiu minha entrevista e disse: "Ele parece legal". Logo depois, Angie perguntou se eu estaria interessado em pintar Zahara. Fiquei lisonjeado e honrado. Pouco antes de conhecer Zahara, me dei um tempo e respirei fundo. Eu queria realmente dar aquela primeira olhada, aquele primeiro sentimento de quando finalmente nos conheceríamos. Essa primeira impressão influenciou fortemente como eu a capturei na tela.

Quais são os desafios particulares de pintar uma pessoa nesta fase de transição à medida que ela se aproxima da fase mulher?

Zahara tem uma natureza tímida. Ela é incrivelmente gentil, inteligente e envolvida. Sua presença é sentida em cada sala em que ela entra, embora seja quieta e poderosa. Ela é do outro mundo, uma velha alma que pode discutir qualquer coisa, desde política até os mistérios do espaço sideral. Quando nos conhecemos, vi uma jovem de 14 anos prestes a se tornar mulher e destinada à grandeza. Meu desafio durante a preparação, era imaginar o futuro de Zahara. Tive de usar de muita previsão, para retratar a jovem de 15 anos que ela é agora.

Zahara nasceu na Etiópia, então investiguei a história e a cultura de seu país de origem. Durante este processo, encontrei uma escultura em madeira de um artesão etíope que me ajudou na criação da obra. Foi um ótimo achado. Isso me ajudou a descobrir como Zahara apareceria no retrato e inspirou os tons, paletas e formas. Também adornei seu cabelo com moedas de ouro personalizadas que desenhei. As moedas de ouro estão inscritas com o nome de Zahara e a data de nascimento em amárico em homenagem à terra onde ela nasceu. Eu queria que Zahara emergisse do retrato, possuindo seu espaço pessoal e poder.

Qual foi a reação dela ao ver retrato?

A reação dela foi uma que eu nunca esquecerei. A entrega do quadro aconteceu em sua casa, com a presença da mãe e dos irmãos. No início, a sala estava silenciosa e imóvel. Então houve sussurros dizendo como eles achavam que ela era bonita. Angie me disse: “Obrigada por me ajudar a mostrar a ela, quão bonita ela é”. Fiquei muito feliz porque Zahara e sua família ficaram satisfeitas com o trabalho.

Zahara não foi a unica que Chaz retratou, ele também fez um retrato de Angelina, além de um desenho de Jolie ao lado do ator David Oyelowo, nos bastidores das gravações do filme Come Away em 2018.

O filme será lançado em alguns cinemas e no serviço de Streaming Amazon Prime em 13 de novembro nos EUA e em 11 de fevereiro aqui no Brasil.


Fonte: National Portrait Gallery 

Instagram: Chaz Guest

Comentários