Entertainment Weekly entrevista diretor de fotografia do filme de Angelina Jolie

De hoje até sair as indicações para o Oscar 2018 no dia 24 de janeiro, a revista Entertainment Weekly falará com inúmeros competidores que buscam uma indicação ao prêmio. Esta semana, o diretor de fotografia vencedor do Oscar, Anthony Dod Mantle, discute sua abordagem genial para enquadrar as cenas da adaptação magistral de Angelina Jolie das memórias de Loung Ung  First They Killed My Father,  que descreve sua jornada na infância através do regime opressivo e genocida do Khmer Vermelho no Camboja nos anos 1970. O toque delicado de Mantle acrescenta uma sensação distintamente humana ao filme, indiscutivelmente o trabalho mais bem sucedido de Jolie como cineasta. A percepção visual é o coração do filme, mas a intuição e a proeza técnica de Mantle alimentam a alma dele, à medida que a perspectiva da câmera abaixa com o espírito inocente de uma criança que dança à beira da escuridão.

Entertainment Weekly: Você criou esse filme em tempo recorde, certo? Você chegou atrasado na produção?

Anthony Dod Mantle: É uma história engraçada ... Eu estava anexado para trabalhar em um filme muito engraçado com Michael Winterbottom e Will Ferrell, mas ele encontrou dificuldades. No mesmo mês, que isso aconteceu, minha mãe faleceu aos 95 anos. Três dias depois que eu deixei o filme com Will Ferrell, o telefone tocou, era uma ligação do Camboja. Eu recebi um aviso muito breve e conheci Angelina no dia 14 de novembro; começamos a gravar na quinta-feira seguinte, com um elenco de apoio de 600 pessoas.

Tivemos quatro dias, Angelina e eu, durante o qual ela me passou suas idéias, que eram muito claras. Ela tinha uma visão clara do que ela queria fazer: filme do ponto de vista da criança, tanto quanto possível, o que acabou por ser um desafio técnico bastante difícil... trabalhamos em como conseguir obter essa câmera fluida e livre, enquanto trabalhávamos em uma situação difícil em relação a altura um pouco abaixo de um metro, no ponto de vista da criança, usando uma câmera pesada com um calor incrível. Tivemos que desenvolver uma ideia adicional, para construir câmeras ligeiramente diferentes para alcançar esse aspecto. Além da equipe que estava esperando por mim, chamei alguns engenheiros... nós soldamos e derrubamos um equipamento que eu poderia usar com a câmera mais leve, que era realmente uma câmera de vigilância convertida em um centro de 4K, e eu construí esta pequena plataforma de mão.

Você teve quatro dias para fazer tudo isso?

Sim! Desembarquei no Camboja no dia 14 de novembro e acho que o primeiro dia de gravações foi no dia 19. Foi horrível... a única intenção era fazer Angelina ficar feliz... Antes que você pudesse contar até 10, eu estava no filme, com Angie ao meu lado, com centenas de crianças correndo. Foi surpreendentemente rápido, mas talvez fosse o melhor.

Então, você não dormiu bem neste trabalho, é o que você está dizendo. 

[ Risos ] Angelina era incrivelmente simpática e empática, e, acima de tudo, ela era incrivelmente doce comigo. Eu tinha acabado de perder minha mãe, e ela sabe muito sobre perder esse relacionamento particular com sua mãe [ Marcheline faleceu em 2007]. Considerando que fui jogado fora do avião, foi muito fácil desembarcar.

Eu queria estar no meu hotel lendo os scripts e preparando o que normalmente levaria seis a dez semanas para fazer. Desde o primeiro dia de filmagem, trabalhei durante todo o dia, às vezes das 5h às 20h, e então eu me sentaria no meu quarto até as duas da manhã entretido com o roteiro, tentando entender como eu poderia fazer isso ou aquilo. Era uma situação muito complexa... mas nós apenas fomos com nada além das melhores intenções. Há sempre a vontade de fazer o melhor possível, especialmente em situações psicológicas delicadas como é o caso do trauma potencial [causado pelo regime do Khmer Vermelho] ligado a algumas pessoas [do Camboja].

Você tem tanta experiência, então, o que chamou sua atenção, estilisticamente, sobre trabalhar neste filme?

Eu ainda sou um adolescente na minha cabeça, mas vendo as palavras "veterano diretor de fotografia", escrito sobre mim nas notícias, é algo que realmente me preocupa! Sinto que estou indo em direção ao cateter e câmara de oxigênio. [ Risos ] Eu posso ter experiência, mas você não pode preparar um filme em quatro dias! O que você pode fazer é estar no espaço certo, junto com Angelina e uma equipe... Angelina estava no set de gravações, com tudo pronto para começar, muito preparada, entusiasmada e forte ... trabalhamos no sofrimento no Camboja. Não é fácil trabalhar lá ... as pessoas estavam desmaiando no set. Eu pensei que trabalhar com Danny Boyle no longa Slumdog Millionaire na Índia foi difícil, mas isso se tornou uma caminhada no parque - uma corrida no parque.

Como você abordou a perspectiva de uma criança? Qual foi o desafio?

Angelina não é uma tola. Ela sabe o que ela quer e não vai parar até ela ter. Ela é bastante perfeccionista, e também há limitações com o Steadicam, no que se refere ao movimento emocional. [Mas eu estava] pensando sobre como seria uma criança. Você está no meio de uma cena e as palavras são faladas [pelos atores adultos], mas uma criança moveria sua cabeça para outra coisa; uma borboleta poderia distraí-la, ou outra coisa poderia chamar sua atenção, e a câmera tem que simular isso, às vezes de maneiras bastante ilógicas... Então, nós adicionamos a configuração Steadicam. Construímos câmeras menores que eu operava em situações pequenas, onde achamos que precisávamos de uma personalidade mais forte na maneira de ver o que estava acontecendo na frente da personagem. É uma mistura de Steadicam e que... você condiciona sua mente como operador; você codifica sua mente para não apenas pensar em composição, luzes e enquadramento, mas você tem que pensar, eu sou o personagem, e estou vendo esta situação pela primeira vez, e estou atento a outra coisa no quadro que normalmente não chamaria a atenção. É uma abordagem psicológica.

Então, a câmera é um ator, aqui.

Está atuando, absolutamente! Era uma lembrança da minha experiência com Festa de Família de Thomas Vinterberg, desde os meus primeiros dias com os anarquistas e os filme Dogma... nesse filme, eu me tornei um dos protagonistas. Movi minha câmera emocionalmente... A câmera é um dos protagonista. Em First They Killed My Father [eu era] leal à história que tínhamos para contar, mas fiel às emoções da nossa protagonista também.

Como a câmera facilita o desenvolvimento do personagem, aqui, como uma garota envelhece, quando um regime opressivo se ergue ao redor dela?

Trabalhei com o horror óbvio que ela iria ser submetida. Angelina e eu concordamos em evitar a violência visível, porque o livro é bastante violento. Sabendo que estávamos indo para um lugar escuro, onde essa criança teve que sobreviver a uma experiência terrível e horrenda, tivemos que fazer o público sentir esse desdobrar, essa jornada. por isso começamos bastante coloridos e divertidos nas cenas dela em sua casa de infância. As crianças estão dançando, estão felizes, estão tocando. As cores são amarelas, verdes, cores lustrosas brilhantes e bonitas do Camboja. Quando criança, você vive assim. Você acorda todas as manhãs, abra os olhos e vê o que vê e sente o que sente e responde emocionalmente. Começamos o filme cheios de cores, vida, vibração, carinho e gentileza. Depois, vem a evacuação da cidade, que ainda é muito colorido, porque se trata do novo regime que tirou a cor, o individualismo, a riqueza e o materialismo da vida dessas pessoas. Então, lentamente temos uma descoloração e uma remoção das coisas... Os flashbacks ocorrem enquanto avançamos pela escuridão e incoloridade da área, e quando ela tem esse flashback e imagina sua casa cheia de comida e aparece todas aquelas cores, isso lembra do lugar de onde ela veio. [Daí] a execução [parece] quase como o carvão, como uma antiga impressão em preto e branco. Não há praticamente nenhuma cor, tudo está na escuridão.

Os cenas aéreas são bastante impressionantes também!

As imagens aéreas onde as coisas estão seca, áridas e deprimente, foram inspiradas por algumas fotografias do DNA das lágrimas que mostrei a Angelina. Um cientista fotografou o DNA das lágrimas, e Angelina estava aberta para ouvir isso. Há algo nas cenas aéreas que foram ligeiramente inspiradas por isso, porque o mundo estava chorando.

Esta personagem se sente perdida, abandonada e traumatizada, mas o publico sente sua dor e confusão mais do que qualquer outra coisa, mas você também sente sua bravura, sua coragem e sua determinação de sobreviver a qualquer coisa, algo que é universal em todas as culturas. É muito mais do que uma história cambojana, e algo que lhes devemos, mas também penso que é um aviso para qualquer coisa e tudo o que fazemos e não fazemos para os nossos filhos no futuro... Essa é uma grande conquista, para se fazer - assim como para o produtor Rithy Panh e para o povo cambojano.

Todos os meses, me é oferecido um filme como Thor de Chris Hemsworth e essas coisas de super-herói, mas eu acho que essas crianças incorporam as características reais de super-heróis, pela valentia, e pela vontade de sobreviver dos guerreiros, isso é extraordinário.

Fonte: Entertainment Weekly

Comentários