The Wrap Magazine entrevista Angelina Jolie, Loung Ung e Rithy Panh

Angelina Jolie não é a única diretora na categoria de Melhor filme em língua estrangeira do Oscar, que não nasceu no país em que o filme está sendo representado, mas ela certamente é a mais famosa.

Uma americana que foi concedida a cidadania cambojana há mais de uma década por seu trabalho humanitário no país, Jolie retornou ao país, para fazer First They Killed My Father, um filme brutal, mas lindo, que conta a história de Loung Ung quando ela tinha cinco anos e viu sua família ser expulsa da capital cambojana Phnom Penh em 1975. Realojada em um campo de trabalho durante o regime Khmer Vermelho de Pol Pot, Ung sofreu quatro anos horrível de dor e sofrimento e observou como seus pais e amigos se tornaram vítimas de um genocídio ostensivamente destinado a criar uma sociedade sem influência ocidental.

Ung sobreviveu e escreveu suas memórias, que é subtitulada como "Uma lembrança da filha do Camboja, publicano no ano 2000. Jolie recrutou Ung para co-escrever o roteiro, e então trouxe Rithy Panh, famoso diretor cambojano do extraordinário filme indicado ao Oscar "The Missing Imagem", para produzir o longa. Gravado no Camboja e com elenco totalmente cambojano, o filme foi exibido nos festivais de cinema de Telluride e Toronto, antes de estrear no Netflix.

Jolie, Ung e Panh falaram com o TheWrap em Toronto sobre o filme e sua ressonância no mundo de hoje.

Angelina, o que te levou a contar essa história?

JOLIE: O Camboja é um país que mudou minha vida quando viajei para lá, pela primeira vez há 16 anos. Percebi o quão pouco eu sabia sobre o mundo. Isso me envergonhou e me deixou mais comprometida. Encontrei uma cópia de bolso das memórias de Loung e adorei que ela escrevesse pelas perspectivas de uma criança. Essa era uma maneira de se conectar com o público, então foi assim que fizemos o filme. E agora eu tenho um filho com 16 anos, e ele é cambojano, e eu queria fazer esse filme com ele e para ele. Mas, acima de tudo, para o Camboja, porque sinto que é hora de realmente falar sobre isso. Eu não queria contar uma historia sobre o país, mas junto dele.

Loung, isso é basicamente sua experiência de infância e a experiência da sua família. Foi doloroso revisitar essas experiências?

UNG: Sim, foi. No entanto, senti que não era apenas a minha história que eu queria contar, era a história de meus irmãos e meus pais e muitos outros cambojanos que passaram por experiências semelhantes de 1975 a 1979. No período de quatro anos ou três anos, oito meses e 20 dias - do genocídio do Khmer, de 1,7 a 2 milhões de cambojanos morreram. Eu queria honrar suas vidas, seus espíritos, resiliência e humanidade. E também, eu queria que os descendentes de meus pais, seus netos e bisnetos, que nunca tiveram a chance de conhecê-los, tivessem a oportunidade de saber quão guerreiros, batalhadores e pais amorosos eles eram. Isso era importante para mim.

Você um dia imaginou que sua história se tornaria um filme?

UNG: Foi um sonho. Eu sempre pensei que, se isso fosse acontecer algum dia, teria que ser com a equipe certa, as pessoas certas, pessoas com grande integridade, decência e gentileza. E esta é absolutamente a minha equipe dos sonhos. Angie, Rithy e suas famílias, estamos todos muito perto. Isso está além de tudo o que eu imaginei. Mas você sabe, quando você sonha, sonha grande e às vezes acontece.

Rithy, você fez um filme muito pessoal sobre o genocídio cambojano alguns anos atrás, The Missing Picture. O que fez você acreditar que uma cineasta que não viveu essa experiência, poderia fazer justiça a essa história?

PANH: Angelina veio me visitar quando estava no Camboja, e eu a conheço de seus filmes, você sabe? Mas o que é mais importante, ela fez o filme conosco. Nós não queremos ser vistos apenas como sobreviventes. Precisávamos de uma pessoa com imaginação para fazer o filme. Precisamos sermos transportados de volta para a nossa imaginação. O genocídio não é apenas morte, também destrói sua identidade, sua imaginação. E você tem que aprender de novo, até que você seja capaz de imaginar novamente, é poesia.

Alguém escreveu há algum tempo que depois de Auschwitz, fazer poesia já não era possível. Eu acho que depois de Auschwitz, precisamos de mais poesias, precisamos de mais cinema, precisamos de mais livros para explicar às pessoas, o que é isso? O que aconteceu conosco que pode acontecer com você? A história se repete o tempo todo, e precisamos deste tipo de filme para o futuro da próxima geração, qual é o valor do ser humano?

Este é um filme bonito, mas o que está acontecendo na tela é horrível. Angelina, foi complicado descobrir o quanto o publico pode suportar, e o quanto deve ser mostrado?

JOLIE: Sim, mas eu nunca pensei no publico. Eu pensei em ser fiel à história, fiel à experiência. Já que o filme é filmado do ponto de vista de Ung, o interessante é que você cortar o máximo que pode. Então, quando ela é mais nova, ela olha para longe, muitas vezes, de coisas que ela não está pronta para lidar. E de certa forma, seu ponto de vista amadurece e cresce. Penso que, no final, a platéia amadurece junto com ela e está pronta, para realmente olhar para ela e encará-la. Então isso foi útil.

Eu não gosto de palavões, violência e sangue. E por não gostar disso, eu só uso quando é necessário. Eu acho que pode ser mais eficaz se você tiver cuidado com isso e usar de uma maneira que é real, então só mesmo quando for preciso. E isso certamente foi necessário quando o usamos.

Loung, como foi assistir esse filme e ver suas próprias experiências na tela?

UNG: Foi uma bela experiência. Como em muitas outros casos, existe a angustia. Para mim, pessoalmente, houve momentos tristes, momentos felizes e momentos de redenção e cura. O importante em assistir isso foi ter a experiência de não estar sozinha. Passando pela guerra quando eu era jovem, mesmo quando vivíamos com meus pais, e depois quando eles foram levados e quando vivíamos em aldeias comunais com outras pessoas, você sempre estava sozinha. Era perigoso estar com outras pessoas. Era perigoso ser emocional, estar apaixonada, ser reservada, ser vista, ser ouvida. E então você se encontra fechada por dentro e tentando desaparecer. Para sobreviver, tive que me tornar surda, burra, muda, cega, invisível. Mas aqui, eu estava fazendo um filme com meus amigos e minha família. Eu fui vista, ouvida e fomos capazes de estar juntos. Então, para mim, essa foi a experiência mais emocionante, porque não estava sozinha e nunca mais tive que ficar sozinha novamente.

Rithy, você mencionou que a história se repete. Por que é importante contar uma história como essa no mundo de hoje?

PANH: Quando você vê o que aconteceu em Charlottesville, você se pergunta: fizemos tudo o que poderíamos ter feito? O que é possível hoje? Como um artista, você também é cidadão, e você tem o dever de trabalhar para abrir a mente das pessoas. Você não pode dar uma resposta verdadeira, mas talvez eu possa ajudá-lo a escolher. "Você tem a opção de viver juntos ou viver sozinho. O fracasso da democracia pode prejudicar muitas pessoas no mundo.

JOLIE: Eu concordo com ele. A influência da democracia - ou democracia fraca, quando as democracias fortes não lideram e não têm uma voz forte - que enfraquece outras democracias ou democracias potenciais em todo o mundo. Eu cresci pensando, se soubéssemos sobre a Bósnia, teríamos feito algo. Se soubéssemos sobre Auschwitz, se soubéssemos sobre o Camboja... Nós sabemos muito hoje. Nós vemos o que está acontecendo, vemos as imagens. Como Rithy disse, vemos tanto ódio e tantas pessoas usando linguagem de ódio que constrói essa horrível ideologia que acaba dividindo pessoas. Sabemos onde termina. Isso é muito sério. Este é o equilíbrio do nosso mundo - é para o que as pessoas vivem, é a natureza humana, é como respeitamos os direitos humanos uns dos outros. É por isso que pressionamos a democracia e a tolerância, porque é a diferença entre pessoas vivas e mortas. De pessoas assassinadas. De massas de pessoas desaparecendo. E vemos isso hoje. Nós o vemos em todo o mundo. Temos mais pessoas deslocadas do que nunca, temos guerras em andamento, temos mais injustiça. E nós realmente temos que nos defender muito e prestar atenção.

Comentários

Anônimo disse…
Foi uma bicha trocou a cor do batom das moças?
Tayná disse…
É verdade que Angelina desprezou atriz Margot Robbie em uma cerimônia que ocorreu mês passado.
Anônimo disse…
Li algo dizendo que Maddox e Pax não se dão bem, isso é verdade? ELes parecem tão amigos, espero que seja fofoca. Maddox é tão sereno, não acreditei.
Não, Angelina não desprezou ninguém, isso é fofoca dos tabloides e já foi desmentido.
É mentira, Maddox e Pax são irmãos e amigos, até saem junto, já foram fotografados em algumas ocasiões, mas eles também fazem coisas separadas, assim como todo mundo.

Quando eles eram crianças Mad implicava com Pax, tem até um vídeo deles no aeroporto, Angelina chama a atenção do Maddox que estava importunando o Pax, mas é coisa de irmão.
Anônimo disse…
Não sabia que já tinha fofocas que a angie tinha desprezado a margot Robbie, gente acordem eles sempre tão tentando colocar a angie contra uma atriz etc isso é joguinhos da midia mentirosa, não há motivos algum para isso, angie é veterana e está focada em seu filme, e a margot é uma jovem atriz dessa geração assim como Jennifer Lawrence e Deise ridley e outras atrizes e atores dessa geração 2010, estão em faces diferentes, angie é madura e inteligência e entendi isso, não tem raiva de novos atores.
bap disse…
Sunday, November 19, 2017



I think she is refering to the Catherine the Great book that was optioned two years ago. No word of any progress since.
Sunday, November 19, 2017


Fussy Eye


Viv Groskop

@VivGroskop

Third massive Romanov project for 2018. 1. Mad Men production team. 2. Angelina Jolie. 3. Netflix doc
https://
twitter.com/Pushkin_House/
status

4:18 PM - Nov 19, 2017