Angelina Jolie em entrevista a Ann Curry


Trabalhar com os refugiados ao redor do mundo deu à Angelina Jolie uma nova forma de apreciar sua vida nos Estados Unidos. "Você vê pessoas que sofreram coisas que você, nunca, nunca imaginou," a vencedora do Oscar contou a apresentadora da NBC, Ann Curry, no programa 'Today Show'. "E você vê o quão sortuda você é."
Ela também acredita que sua infância teria sido muito diferente se tivesse crescido já sabendo das coisas que ela aprendeu como Embaixadora da Boa Vontade da ONU. "Eu acho que eu teria passado pela minha juventude de forma mais fácil," disse Jolie. "Eu teria sido menos auto-destrutiva".
Jolie disse que espera que seus filhos com Brad Pitt se beneficiem com suas viagens pelo mundo enquanto ela trabalha com a ONU, visitando campos de refugiados no Afeganistão e no Paquistão. Seu filho Maddox já visitou um campo. "Eu quero que eles vejam o campo como um lugar onde possam ir brincar, jogar futebol com as crianças, conhecê-las, e conforme forem crescendo, se tornarem amigos que podem passar um tempo juntos", disse Jolie.
"Eu espero que se eu criá-los com uma visão mais acurada do mundo da que eu tinha, eles irão ser naturalmente pessoas melhores. E eu tenho certeza que meus filhos continuarão visitando e aprendendo com os refugiados no futuro."
UM DIA ESPECIAL
A Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 20 de junho como o Dia Mundial do Refugiado, para reconhecer as contribuições feitas aos refugiados em todo o mundo. Jolie já participou de vários outros eventos, para divulgar o especial evento, incluindo uma conferência que aconteceu nesta quinta-feira, dia 18 de junho, homenageando os refugiados na sede da 'National Geographic Society', em Washington. Curry serviu como anfitriã de Jolie no último minuto, depois do avião de Anderson Cooper se atrasar. A experiência ensinou a Curry várias coisas, e escreveu no blog do 'Today Show':
"As pessoas quando unidas por um propósito em comum podem conseguir até mesmo o que é aparentemente impossível, mesmo no meio do caos."
"A chuva e a humidade pegajosa não fizeram com que Angelina Jolie tivesse um mal dia com seu cabelo".
"Os refugiados, muitas vezes pela profundidade de seus sofrimentos, têm muito amor e gratidão, fazendo você chorar."
"E Anderson Cooper deveria ter tomado um trem".
PESSOAS INTELIGENTES
Em sua entrevista para o 'Today Show', Jolie disse que espera que os refugiados tenham um papel mais importante na construção do futuro de seus países.
"Nós, desesperadamente, precisamos que eles contribuam", disse a atriz. "Nós devemos acreditar mais e mais neles. Eles são pessoas inteligentes. E eles são o futuro de seus países."
A atriz disse que gosta de seu trabalho, particularmente quando se encontra com mulheres refugiadas. "Eu conversei com essas mulheres e elas são como qualquer outra amiga que eu já conversei", ela disse. "Elas são doces e engraçadas e grandes mamães. Isso me ensinou muito sobre a força que eu encontrei em muitos, muitos refugiados que eu conheci e que continuo a conhecer."
Jolie disse que ela se simpatiza com a causa porque "na realidade, todas essas famílias estão lutando contra... o extremismo. E a razão pela qual eles correm e fodem é porque eles não são extremistas."
Jolie disse que já compartilhou experiências de partir o coração com o seu trabalho com a ONU. Lembrando de uma viagem feita ao Paquistão em 2001, onde "foi uma situação muito desesperadora", ela conversou com famíliar que não tinham comida suficiente. "E eu pensei em meus filhos. E, eu penso, Deus, em uma base diária, passar dias e dias e não ter nada para dar aos seus filhos, deve ser a coisa mais dificil como mãe."
Ainda assim, Jolie disse, "Eu imploro e ninguém escuta... não tenha pena dessas pessoas." Ela acrescenta, "Elas entendem algo que nós simplesmente não entendemos sobre a vida. Nós, desesperadamente, precisamos deles para contribuir.
Curry perguntou a Jolie como ela se sente em ser comparada com Audrey Hepburn, atriz que também serviu à ONU como Embaixadora da Boa Vontade.
"Eu tenho sorte por estar nisso", disse Jolie. "E eu tenho que Audrey Hepburn sentia o mesmo. Que ela era afortunada em poder conhecer essas crianças ao redor do mundo. Você sabe, nós estamos em uma situação muito afortunada por sermos capazes de dar voz a essas pessoas extraordinárias."
A atriz também disse que pretende continuar o seu trabalho com os refugiados por um longo tempo. "Você se vê como uma senhora idosa fazendo isso? Curry perguntou a ela.
Jolie respondeu: "Eu espero que sim."

Comentários