Angelina Jolie renova seu contrato com o UNHCR

A Enviada Especial da ONU Angelina Jolie reafirmou hoje o seu compromisso com os refugiados em todo o mundo, dizendo ao pessoal do UNHCR, a Agência das Nações Unidas para os Refugiados: "Estarei com vocês por toda a vida".

Jolie visitou a sede do UNHCR durante uma viagem de um dia a Genebra, falando com centenas de membros da equipe reunidos no átrio.

"É como voltar para casa. Eu estive primeiro aqui há 16 anos e não tinha nenhuma ideia do que eu era antes disso. Tenho certeza de que muitos de vocês às vezes sentem o mesmo.

Nos anos em que trabalhou com a agencia, Jolie observou que o número de pessoas expulsas de suas casas por guerras e perseguições aumentou de 22 para 65 milhões, apresentando um desafio para o mundo e, em particular, para a Agência das Nações Unidas para os Refugiados.

"Você tem mais pessoas sob seu cuidado, você tem mais a se preocupar, você tem mais a fazer, e você tem menos apoio, e eu não posso imaginar o quão difícil deve ser para você às vezes chegando ao trabalho todos os dias", - disse Jolie.

O aumento do deslocamento ocorre num momento em que soluções duradouras para os conflitos e outras situações que levam ao deslocamento continuam a ser difíceis de encontrar.

"E, eu sei, muitas vezes você sente, como quando você lê as notícias, faz seu trabalho, ou entra em  campo, 'nós estamos fazendo o bastante? Será que vamos ser capazes de fazer o suficiente? Será que vamos ser capazes de chegar ao topo desta situação? '"

"Provavelmente, como a maioria dos oficiais de campo, eu sei que você pensa mais sobre aqueles que você não poderia ajudar, do que todos aqueles que você ajudou. Mas saiba que há uma razão pela qual estou tão orgulhoso de estar com o UNHCR, porque o trabalho que você faz, o que faz no campo, as vidas que você ajuda a salvar e as pessoas que ajuda a superarem as dificuldades ao longo dos dias ... faz toda a diferença."

Falando dos muitos desafios enfrentados pelo UNHCR e pela comunidade humanitária em geral, Jolie incentivou os funcionários a "realmente dar um passo adiante e dizer quem somos e para quem lutamos e trabalhamos. Então eu estou com você, não apenas para conta do meu contrato, eu estou com você para a vida toda. Você não pode ir embora depois de se juntar ao UNHCR.

A Enviada Especial contou uma piada sobre visitas ao campo, conversando com funcionários da agencia sobre bebidas ou jantares, quando a conversa inevitavelmente se transforma em políticas ou refugiados. "Você não pode se abalar. É quem você se torna. Então estamos aqui como família e eu estou com vocês. "

Ela concluiu, dizendo simplesmente: "Espero que eu represente o melhor que posso em todo o meu trabalho, e vou continuar."

Fonte: UNHCR

Comentários

Anônimo disse…
Curiosidade,ela assinou um contrato ela recebe algum dinheiro não né?,e você sabe quantos países ela já visitou nesses 16 anos?
Não, seu trabalho com a ONU é voluntario, ela não recebe nada por ele. A ultima vez que foi divulgado, falavam em mais de 40 países como Embaixadora, agora nesse novo cargo dela, não sei, porque faz tempo que não divulgam o numero total de países que ela visitou.