Angelina Jolie concede entrevista para a revista de moda CR Fashion Book

Por: CR Staff

Esta é uma nova temporada para Angelina Jolie. Recém-aplaudida de pé por oito minutos no Festival de Cinema de Veneza por seu papel como Maria Callas no filme Maria, de Pablo Larraín, e em plena construção de um coletivo criativo em seu estúdio e marca de moda em Nova York, o Atelier Jolie, a atriz, filantropa e criativa está encontrando novas maneiras de “quebrar a caixa”.

Carine Roitfeld: O que a inspirou a criar o Atelier Jolie e por que agora?

Angelina Jolie: Minha intenção era construir um espaço - uma casa, na verdade - para as pessoas criarem e se inspirarem. A casa é composta por artistas e designers de todo o mundo e, no centro disso, há um convite para as pessoas voltarem e se envolver com o design e assim criar uma comunidade.

CR: Como você imaginou que o Atelier Jolie poderia confundir as linhas entre uma marca de moda e um coletivo criativo?

AJ: Não me parece que seja algo tão confuso quanto honrar a individualidade e celebrar o espírito de expressão pessoal. Sempre adorei criar e desenhar ao lado de alfaiates, figurinistas e modelistas brilhantes que tive o privilégio de conhecer ao longo da minha carreira.

Eu queria criar um coletivo com artistas e designers que me inspiram e estão criando de uma forma que desafia o consumo excessivo. Simon Ungless é um belo exemplo disso; ele se juntou a nós no ateliê para compartilhar sua arte e seus designs com nossos convidados e até mesmo imprimiu algumas das peças que desenhei enquanto ele dava aulas.

Zolay Sherzad, fundadora e diretora de criação da marca afegã Zarif, desenhou e bordou a jaqueta [vista na capa da CR], com sua rede de artesãos afegãos. Ela faz parte de uma coleção cápsula que mostra sua bela técnica, design e cultura. É emocionante ver o que acontece quando os artistas colaboram. Há apenas uma regra para nossos convidados em residência: eles não podem criar apenas para si mesmos. Eles precisam contribuir para a comunidade, para comercializar, ensinar ou entreter.

CR: Como você quer que o Atelier Jolie seja visto?

AJ: Espero que ele não seja percebido, mas sim vivenciado como um lar para artistas e que, quando nossas portas estiverem abertas, seja entendido que convidamos todos a criar.

CR: O que torna a sustentabilidade não apenas uma tendência, mas uma declaração rebelde no setor da moda?

AJ: Ao longo dos anos, tenho visto a moda ser ditada por tendências e juizes do bom gosto. Mas olhar para dentro de si e vestir-se para si mesmo - expressar-se verdadeiramente com criatividade e desenvoltura - é uma rebelião útil nesta era moderna.

O terno modular do Atelier Jolie visto nesta edição, que é feito de [tecido] de estoque morto, é um item básico da coleção e inclui golas intercambiáveis. Ele foi feito para ser personalizado; para um novo visual, podem ser adicionadas ou ajustadas novas peças, em vez de comprar um novo terno ou vestido.

CR: Os esforços humanitários definiram seu impacto no mundo. O que a inspirou a se envolver com esse trabalho?

AJ: Minha mãe era uma pessoa muito globalizada e atenciosa, que sempre me falava sobre injustiça. Quando eu tinha vinte e poucos anos, comecei a viajar e percebi o quanto eu não havia aprendido na escola ou não tinha conhecimento. Foi então que comecei minha educação, ou melhor, reeducação. Comecei a viajar para áreas de conflito e pós-conflito. Ouvindo. Aprendendo. Minha visão de mundo é muito moldada pelas famílias de refugiados, e tenho muito respeito por elas. Detesto quando vejo a mídia e os políticos usando essas famílias para seu próprio benefício. Ninguém escolheria essa vida. Temos a honra de ter o Eat Off Beat como residentes no Atelier. Eles são um coletivo de chefs refugiados e é maravilhoso trabalhar com eles.

CR: Como você se mantém informada e envolvida com as comunidades com as quais trabalha?

AJ: Fazer parte de um [coletivo] criativo global é um sonho meu, e tenho a sorte de conhecer pessoalmente muitos desses artistas.

CR: Em termos de sua carreira de atriz, quais foram alguns dos papéis que você interpretou que, na sua opinião, marcaram sua carreira como atriz?

AJ: Não sei. Acho que o primeiro roteiro que escrevi foi o que mais significou para mim como artista. Há também minha experiência na direção de Unbroken, antes da morte de Louie Zamperini, ou First They Killed my Father, que fiz para minha querida amiga sobre sua infância. Para mim, é difícil avaliar a atuação, pois quando estou fazendo um papel, estou dentro dele e é mais difícil pensar nisso.

CR: Há alguma atuação em particular que você agora vê de forma diferente, talvez com mais sabedoria ou um entendimento mais profundo?

AJ: Não penso com frequência no passado e não assisti a alguns de meus filmes. Às vezes, gosto mais do processo do que do resultado. Os filmes em que retratei pessoas reais sempre têm um significado maior porque há uma responsabilidade maior. Às vezes, quando vejo um clipe de um filme antigo, é como ver um filme caseiro e lembrar de lugares e amigos.

CR: De que forma seu trabalho atrás da câmera influenciou suas escolhas e atuações na frente dela?

AJ: Depois de dirigir, passei a entender melhor cada membro da equipe e suas necessidades. Espero ser capaz de contribuir mais para o processo geral no set depois de entender mais profundamente as muitas partes em movimento.

CR: Qual é o mantra pelo qual você vive?

AJ: Não tenho um lema, mas a liberdade sempre foi importante para mim. Para mim e para os outros. 

CR: Em sua opinião, o que significa ser um verdadeiro criativo?

AJ: Acho que todo mundo tem dentro de si o desejo de criar. Criar é viver. Mas criar algo novo que vem de dentro é algo especial. É também a capacidade de “quebrar a caixa” e encontrar algo que mexa com a emoção dos outros ou que os faça pensar.

CR: Você ainda se sente punk? Você se considera um rebelde agora?

AJ: Se punk significa não seguir, mas questionar, então acho que sim. A resistência ao fato de que nos digam como pensar, vestir ou sentir é importante para mim.

CR: Sei que nós duas somos muito ligados à família. Qual é a lição que seus filhos lhe ensinaram?

AJ: São muitas para contar ou citar apenas uma. Mas no momento em que você se torna pai ou mãe, você deixa de ser sozinha. Sua vida é para os outros. É um sentimento lindo.

CR: Qual é a paixão que você tem e que ninguém conhece?

AJ: Política externa. Acho que é por isso que dirijo os filmes que faço. Mas também gosto de ser bobo e adoro uma boa comédia standup.

CR: Acabei de começar minha jornada com tatuagens. Pode me contar sobre sua tatuagem mais recente e o significado dela?

AJ: Fiz a tatuagem “Stay Gold” com minha filha Viv durante nosso tempo trabalhando em The Outsiders. Ela significa muito para nós, separadamente e juntos. Há também um pássaro que compartilho com alguns dos meus filhos e que é pessoal para nós.

CR: De que forma você se preparou para interpretar Maria Callas?

AJ: Pablo esperava que eu realmente trabalhasse muito, muito duro. E ele esperava que eu cantasse. Ele esperava que eu aprendesse, que cantasse de verdade, que tivesse aulas de italiano, que entendesse e estudasse ópera, que mergulhasse completamente e fizesse o trabalho, o que, obviamente, para Maria, não havia outra maneira. Mas era muito mais do que isso, era entender Maria Callas e ser capaz de interpretar a personagem. A música era sua vida, sua relação com a voz e o corpo, sua capacidade de cantar, sua presença no palco e sua comunicação com o público, era sua vida. Era a chave para ela também.

CR: Como você se conectou com ela em um nível emocional mais profundo?

AJ: Fiquei sentado no escuro por horas, muitas vezes ouvindo a música dela. Ela é a música dela e, por meio dela, você pode começar a conhecê-la e senti-la, se permitir. Pessoalmente, eu me conectava com sua vulnerabilidade.

CR: Como você nunca havia cantado antes, como foi passar por sete meses de treinamento em ópera?

AJ: De certa forma, foi a terapia que eu não sabia que precisava. Eu não tinha ideia do quanto eu estava retendo e não deixando sair. Portanto, o desafio não foi técnico, foi uma experiência emocional para encontrar minha voz, estar em meu corpo e me expressar. Você tem que dar cada parte de si mesmo. Quando os cantores de ópera expressam dor, não é um pouquinho, é a maior profundidade. Tudo o que você tem. Isso exige todo o seu corpo e exige que você esteja emocionalmente plena, tão aberta e tão alta, com uma voz tão grande quanto possível. Ao fazer isso, você percebe o quanto pode se prejudicar por não sentir e não expressar plenamente o que carrega em seu corpo.

Photographers: Luigi & Iango @Luigiandiango @2bmanagement

Fashion & Editor-in-Chief: Carine Roitfeld @carineroitfeld 

On set Stylist: Natasha Devereux @Natasha_R_Devereux

Hair: Renato Campora @Renatocampora

Nails: @sreyninpeng

Makeup: Raoul Alejandre @Raoulalejandre using Tom Ford Beauty

CEO: Vladimir Restoin Roitfeld @vladimirrestoinroitfeld ⁠

Creative Director: Emmanuelle Levesque @e.mman⁠

Editorial Director: Natalie Shukur @natalieshukur⁠

Digital Director and Print Editor: Vienna Vernose @viennavernose ⁠

Executive Producer: Alexey Galetskiy @alexeyg @agpnyc

Casting: Jill Demling @jilldemling

Art Direction: Guillaume Lauruol @guillaumelauruol⁠

Fashion Assistant to Carine Roitfeld: Andrea Ottaviani @andreaetlou

Executive Assistant to Carine Roitfeld: Louise Naudinat @louisenaudinat⁠

Digital Assistant: Carly Witteman @carlymaewitteman

Studio Manager: Francisco Betancourt @betancisco

Photo Team: Tutu Lee, Andrew Dorward, Kwesi Mark

Digi Tech: Amanda Yanez

Set Designer: Isaac Aaron @Itsisaacaaron

Set Tea: Matt Banister, Bannet Barbosa, Caryn Mueller

Dancer: Alex Tho @alextttho

Fashion Team: Rocky Tate, Madeline Issa

Tailor @Osumenko⁠

Makeup Assistant @alisa_yasuda⁠

Assistant: Glenda Thompson⁠

Casting Assistant: @maddiekellyx⁠

Production Team: @ryancfahey, @Shentalinskiy.Feklenko, @Grace.Thiti

Fonte: CR Fashion Book

Comentários